terça-feira, 27 de agosto de 2019

REGIÃO: Nível do Rio do Peixe está em situação de alerta devido a estiagem


Falta de chuva está agravando a situação do principal rio da região.


Rio do Peixe com nível de água baixo em foto registrada na
 tarde desta terça, 27 (Imagens: Levi Garcia)

Quem passa pelas pontes que cortam o Rio do Peixe na região vê uma cena preocupante. O nível das águas está baixo e um cenário diferente se forma, com as margens e pedras do leito a mostra.

Em Joaçaba e Herval d´Oeste, assim como nos demais municípios cortados pelo rio, que tem nele sua principal fonte de abastecimento de água, a situação é de alerta. Esta condição é atribuída pela Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima em Santa Catarina.

O último Boletim divulgado pelo órgão, nesta terça-feira, 27, indica que o Rio do Peixe encontra-se em regime hídrico extremo, para a situação hidrológica de Alerta.



A situação é causada pela estiagem que vem sendo registrada nos últimos meses. O Meio-Oeste é a região catarinense mais atingida pela seca. A região acumula um déficit de quase 300 milímetros de chuva de junho até agosto, com base em dados da média histórica.

Mesmo diante do quadro não está sendo feito racionamento de água nos municípios da Bacia do Rio do Peixe, porém a recomendação é para que se use a água com racionalidade, que se evite lavar carros e regar jardins.

Para os próximos dias, final de agosto, não existe indicativo de chuvas com volumes altos. Em setembro o volume de chuva aumenta em relação agosto, variando 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste, e a esperança é que os níveis dos rios voltem a normalidade, assim como, haja chuva suficiente para a agricultura e pecuária, que já sofrem com a estiagem.

Imagens: Levi Garcia
FONTE: Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário