Na próxima quinta-feira (10), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) realizará audiência pública para discutir o processo de revisão tarifária da Celesc Distribuição S.A.
A empresa que atende a cerca de três milhões de unidades consumidoras em 286 municípios catarinenses, propôs um reajuste de 6,56% para os consumidores residenciais. Caso seja aprovado, entrará em vigor a partir do 22 de agosto deste ano.
Para os consumidores residenciais, residenciais baixa renda, rurais, iluminação pública e comércio, atendidos em baixa tensão, que representam 79% do mercado consumidor da Celesc, a proposta é de 7,21% de aumento. No caso dos consumidores das indústrias e unidades comerciais de grande porte (como shopping centers), atendidos em alta tensão, o reajuste médio proposto é de 2,82%. O efeito médio para os consumidores é de 5,63%
Segundo a Aneel, a audiência será a oportunidade da sociedade se manifestar virtualmente sobre os índices propostos. A Celesc informou que os percentuais foram impactados, em especial, pelos custos com encargos setoriais, além de despesas relacionadas às atividades de transporte e aquisição de energia. Esses valores resultam, ainda, da entrada de componentes financeiros do processo tarifário atual e da retirada dos componentes estabelecidos no processo anterior.
O processo de revisão tarifária da Celesc ocorrerá de forma virtual, a partir das 10h pelo canal da Aneel no YouTube. Os interessados em fazer exposição oral durante o evento devem enviar os seus vídeos até 12h desta quarta-feira (09). As orientações para a participação na Audiência Pública 013/2021 estão disponíveis no site da Agência.
No ano passado, o valor do reajuste tarifário foi de 7,71% para os clientes residenciais, com o efeito médio para os consumidores de 8,14%.
Fonte: RBV/Com informações do ND+
Nenhum comentário:
Postar um comentário