quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Iomerê - Prefeitura forma comissão para Festa Julina









* Objetivo é organizar e resgatar o evento, que ficou esquecido em Iomerê, nos últimos anos.

                A Prefeitura de Iomerê vai formar, nos próximos dias, uma comissão que vai cuidar especialmente da realização da Festa Julina, que neste ano será realizada junto com as comemorações de aniversário do município. Basicamente, ficará sob sua responsabilidade a elaboração da programação, contratação de atrações e outros trabalhos pertinentes à realização da festa - que não foi realizada nos últimos anos.
                Segundo o prefeito Luciano Paganini(PMDB), resgatar a realização deste evento é valorizar a cultura dos iomerenses, além de proporcionar à população local e regional, momentos de descontração, lazer e integração. "Esta festa é uma das características mais importantes do nosso município, tornando-o inclusive conhecido além fronteiras. Realizá-la é respeitar nossos costumes, nossa história e, principalmente, a nossa gente iomerense", frisou.
                Com planejamento, Luciano informa que os recursos que serão destinados para a realização do evento, não irão comprometer o andamento de outros setores. "Alegar isso é assinar atestado de incompetência e homologar a vontade de não realizar a festa. Conosco é diferente, porque a gente tem planejamento e consciência da importância deste evento par a comunidade e vamos realizá-lo com competência", assegura.
                A comissão terá bastante trabalho pela frente, visto que faltam menos de seis meses para o evento e a contratação das atrações já pode estar comprometida. Em princípio, a festa vai acontecer na sexta-feira, sábado e domingo, mas a programação ainda precisa ser fechada mediante as atrações que forem contratadas. Já para o aniversário do município, outra programação específica será elaborada.
                A expectativa inicial é que neste ano passem por Iomerê mais de 20 mil pessoas, durante os três dias de evento. "É um público que tem nossa cidade como referência regional na realização desta festa e queremos aproveitá-lo para promover ainda mais a nossa cidade, mostrando suas potencialidades", destaca o prefeito. Neste ano, o local de realização será o mesmo das últimas edições, ao lado da igreja.

SHOW DE FOGOS
                O show pirotécnico deste ano deve ser uma atração à parte, nas noites de sexta-feira e sábado, durante a realização da Festa Julina. Tradicional em sua concepção, em 2013 deverá ter cerca de 40 minutos de duração em cada uma das apresentações. "Este, com certeza, é um dos pontos altos do nosso evento e vamos preparar um show pirotécnico grandioso, do jeito que os iomerenses gostam", enfatizou Luciano.
                 Uma empresa especializada vai ser contratada para soltar os fogos e a intenção do município é usar tecnologia aliada à atração. O ponto de disparo será mantido defronte ao prédio da Prefeitura Municipal, que fica imediatamente ao alto, de onde a festa é realizada, dando visão privilegiada aos participantes.

A FESTA JULINA
                O evento, que chega à sua 31ª edição terá apresentações artístico-culturais, shows musicais, muita comida típica e a realização de bailes. Acontece ao lado da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e integra as comemorações do 19o aniversário de emancipação político-administrativa da cidade.
                A Festa Junina de Iomerê até 1996, acontecia nos meses de junho, seguindo a tradição. Sua data foi alterada para que ela fosse comemorada juntamente com o aniversário do município. Municipalizada em 1997 ela  hoje se configura como uma das maiores festas da região, superando todas outras em número de visitantes.
                Iniciada por alunos do antigo Colégio Agrícola de Videira(COAVI) na década de 80, tomou corpo em pouco tempo sempre contando com grande envolvimento da comunidade. O público que passa por Iomerê durante a festa é oriundo de toda a região e vem crescendo ano após ano.
 LEGENDA DA FOTO: Festa Julina volta a ser realizada em Iomerê

ARRANCADÃO DE JERICO
                Outro evento que será resgatado pela administração municipal é o Arrancadão de Jerico, que não foi realizado nos últimos quatro anos, depois de enorme sucesso em suas edições realizadas até 2008. Ainda não há data certa para o evento, que deverá ser realizado num dos últimos três meses do ano.
                "O jerico é o meio de transporte que muitas famílias utilizaram e ainda utilizam em suas propriedades e valorizar este veículo também é uma forma de prestigiar a nossa cultura", enfatiza oi prefeito Luciano Paganini. O arrancadão consiste em uma mini-corrida com distância pré-definida, onde os jericos disputam dois a dois, qual é mais rápido. A velocidade média é de 45 km/h.


Fonte: LCOM Comunicação
Legenda da Foto: Arrancadão de jerico também volta ao calendário

Nenhum comentário:

Postar um comentário