quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pinheiro Preto é sede do lançamento do filme “Assalto ao Trem Pagador”



Um episódio histórico ocorrido no município de Pinheiro Preto e que foi retratado para as telas do cinema brasileiro e mundial, será lançado oficialmente no dia 20 de fevereiro no Salão Paroquial de Pinheiro Preto. Além da exibição da produção, que conta com pessoas do município, haverá ainda show nacional com Gabriel Sater e a banda Portal do Sul. Para o prefeito Euzébio Viecelli a produção é importante tanto para resgatar a cultura como para divulgar o município “Um projeto que contou com o apoio da Administração Municipal e que será apresentado à comunidade em grande estilo” afirma o prefeito.
 
A produção que teve início em 2011 com a elaboração do pré-roteiro culmina nesse mês de fevereiro com o lançamento oficial, e posterior divulgação do mesmo nas principais cidades do meio oeste (Pinheiro Preto, Piratura, Joaçaba, Concórdia e a cidade gaucha de Erechim), prosseguindo para as capitais e outras 400 cidades brasileiras.
 
 O filme narra a história ocorrida no dia 24 de outubro de 1909, na Região do Contestado - local onde mais tarde se originaria o município de Pinheiro Preto -  onde José Antônio de Oliveira (Zeca Vacariano), um ex-combatente da Revolução Federalista, então empreiteiro, construtor da Ferrovia do Contestado, entraria para a história como: Executor do 1 º Assalto ao Trem Pagador. A história de um saque recorde: 375:300$000 (trezentos e setenta e cinco contos e trezentos réis), montante que na época representava cerca de 15% da arrecadação anual do tesouro do estado, é considerada a maior quantia já levada em um assalto no mundo. 

 “Nosso objetivo com esse filme é fazer com que essa verdadeira fábula saia do esquecimento para ganhar vida em um filme brasileiro” afirma o cineasta Ernoi Mattiello. A produção recria o cenário do primeiro atentado contra um trem pagador na América Latina. Com artistas locais e regionais, o filme ainda é abrilhantado pela presença do radialista Tchê Mendes, que interpreta Zeca Vacariano, e também do artista nacional Gabriel Sater, que além de fazer uma participação na produção, colabora com a trilha sonora.

Fonte:   www.pinheiropreto.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário