quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Iomerê - Dias de muito trabalho


Situação precária do parque de máquinas vai exigir esforço extra do município, que também enfrenta problemas na área da saúde, educação e com estradas em péssimo estado.

            Em seu primeiro dia de trabalho frente à administração de Iomerê, o prefeito Luciano Paganini(PMDB) fez questão de chegar cedo à Prefeitura. Ele já tinha consciência que os dias que seguirão serão de muito trabalho para recolocar a casa em ordem e, a partir daí, realizar as obras e as ações que os iomerenses esperam há tanto tempo. E o que ele encontrou foi uma situação preocupante, com um parque de máquinas sucateado, praticamente inoperante, problemas nos setores da educação e da saúde, além das estradas do interior que há meses não recebem qualquer tipo de manutenção.
            Como a comissão de transição foi privada de conhecer a realidade da estrutura da administração, este contato só foi possível na manhã da última quarta-feira(2), quando os servidores e os novos secretários retornaram ao trabalho, depois do recesso de fim de ano. "A gente sabia que a situação não era boa, mas não imaginava que fosse tão ruim. Esperávamos, ao menos, poder começar já a trabalhar, principalmente na recuperação das estradas, mas isso só vai ser possível após uma ampla reforma nas máquinas da Prefeitura", avaliou, num primeiro momento, Luciano.
            Alie-se a esta realidade, problemas na creche recém-inaugurada do município, que não conta com equipamentos básicos como pias, utensílios de cozinha e outros, além de apresentar problemas graves de infiltração e de projeto. Além disso, também está pendente de regularização junto ao MEC, para seu efetivo funcionamento. "Isso decorre de uma falha no projeto, que vamos consertar, adequar e fazer novamente o trâmite para que ela seja oficializada junto aquele órgão", destacou.
            Na área da saúde, tudo foi surpresa, já que a ex-secretária da pasta negou-se a repassar qualquer informação para a comissão de transição. O secretário e vice-prefeito Milto "Maneco" Borga, disse que todos os esforços foram envidados no sentido de garantir o atendimento médico à população, bem como de medicamentos na farmácia básica. "A situação é um desafio, mas vamos atender a nossa população com qualidade e respeito, mesmo diante das dificuldades", enfatizou.
            No setor de obras, Luciano encontrou a pior das situações. Um dos seus primeiros atos foi reunir-se com os funcionários da pasta e solicitar que cada um fizesse um breve levantamento das máquinas que operam, quais seus problemas e necessidades para que elas voltem a funcionar. "Neste breve levantamento foram apontados inúmeros problemas, que passaremos a resolver a partir de agora. E agora entendemos porque não foi feita manutenção nas estradas, nenhum outro tipo de obra, já que não havia máquinas".
            Toda esta situação, segundo Luciano, comprova a necessidade de se contratar auditorias para avaliar as contas do município, bem como o patrimônio da Prefeitura. E isso será feito nos próximos dias, assim que as situações emergenciais forem contornadas. "Vamos fazer uma auditoria independente e repassar aos munícipes esta realidade, de forma cristalina e com a transparência que será marca do nosso governo". Finalizado, ele pediu aos iomerenses que tenham um pouco de paciência que logo as ações e as obras voltarão ser realidade no município.

COM O PÉ DIREITO
            Faltavam 10 minutos para às 7:00 horas de quarta-feira(2), quando o prefeito de Iomerê, Luciano Paganini, chegou à Prefeitura para o seu primeiro dia de trabalho frente ao cargo. Ele chegou cedo, porque sabia que o trabalho daqui para frente será árduo para arrumar a casa, recuperar equipamentos e estradas, além de normalizar os serviços oferecidos à população. "Sabíamos deste desafio e ele não me assusta. Vamos deixar tudo em ordem e fazer a melhor administração que esta cidade já teve", disse ele, logo depois de entrar no prédio da Prefeitura, com o pé direito.


FUNCIONÁRIOS RECEBERAM BOAS VINDAS
            Todos os funcionários da Prefeitura de Iomerê foram recepcionados pessoalmente pelo prefeito Luciano Paganini, que fez questão de cumprimentá-los e desejar que o ano novo seja repleto de conquistas para todos. Ele enfatizou que os servidores formam uma equipe que trabalhará incansavelmente em prol dos iomerenses. "Fizemos questão de demonstrar, também para eles, que o respeito nesta gestão será uma constante".


REUNIÃO COM SERVIDORES
            Os servidores da Secretaria de Obras participaram de uma reunião informal com o prefeito Luciano Paganini, que reforçou a eles o pedido de empenho e comprometimento com o município. Passo seguinte, ele e o secretário Algemiro Mafioletti solicitaram que cada servidor fizesse um levantamento breve dos equipamentos que operam e apresentassem a real situação dos mesmos. Este documento, mais registros em vídeo e fotos, vão integrar auditoria que será feita nos próximos dias.


EQUIPE REUNIDA
            A equipe de secretários e diretores da Prefeitura de Iomerê esteve reunida na manhã de quarta-feira(2) para alinhar os primeiros trabalhos a serem executados no município. Inicialmente, cada pasta está fazendo um levantamento das suas situações e elencando as prioridades. "Precisamos arrumar a casa, para depois começarmos a executar os trabalhos que nossa cidade tanto precisa. Isso já está sendo feito, com muita seriedade, empenho e transparência", destacou o prefeito. Hoje, ainda, um trabalho de limpeza será iniciado em todo o município.


HORÁRIOS ALTERADOS
            O secretário de Administração e Finanças, Douglas Zardo, confirmou que a Prefeitura de Iomerê vai funcionar em novo horário, a partir de amanhã: setores administrativos e as secretarias de Agricultura e Obras, estarão funcionando das 7:30 às 11:30 horas e das 13:00 às 17:00 horas. A Secretaria de Saúde, vai funcionar das 8:00 às 12:00 horas e das 13:15 às 17:15 horas. Na creche, o funcionamento fica das 7:00 às 17:00 horas.


DESAFIOS DA AGRICULTURA
            O Secretário de Agricultura de Iomerê, Claudemir Agostini, disse que o desafio do setor será fazer com que ele seja efetivamente reconhecido como importante para o município. Neste sentido, ele pretende implementar uma série de mudanças, que contemplarão atendimento pleno ao homem do campo, implantação de novos programas e parcerias com os agricultores. "Precisamos urgentemente implantar estes programas, rever as prioridades do setor e efetivamente oferecer aos agricultores algum tipo de apoio, hoje inexistente".


PREOCUPAÇÃO NO SETOR DE OBRAS
            O semblante preocupado do secretário de Obras de Iomerê, Algemiro Mafioletti se justifica por dois motivos: o precário estado do parque de máquinas da Prefeitura e a situação de abandono das principais estradas do interior do município. Sem poder demandar equipamentos e pessoal neste primeiro momento para atender às emergências, ele iniciou ainda quarta-feira(2), um trabalho de limpeza que atingirá todas as vias públicas do município. "Estamos em uma situação preocupante, mas vamos privilegiar a recuperação das máquinas para que possamos, o mais rápido possível, trabalhar nas estradas do interior", justificou.


ASSESSORIA DE IMPRENSA - PMDB - IOMERÊ

Edelcio Lopes
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário