terça-feira, 25 de junho de 2013

A Organização das Nações Unidas premia Brasil por reduzir fome e cumprir antecipadamente Objetivo do Milênio

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura  premiou o Brasil e mais 37 países pelo cumprimento antecipado do primeiro Objetivo do Milênio, que visa reduzir pela metade a fome no país, até 2015. A premiação foi entregue na última semana em cerimônia na sede da FAO, em Roma. O reconhecimento formal da meta atingida considerou a diferença do número de famintos entre 1990 e 1992 e entre 2010 e 2012.

Ações do Plano Brasil Sem Miséria – de acesso a serviços, de garantia de renda, inclusão produtiva e de busca ativa - têm contribuído para o atingimento desse objetivo, como aponta o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos. “A fome não é resultado de um único problema, de uma única situação. Um conjunto de iniciativas do governo federal permitiu que o Brasil atingisse a meta de forma rápida”, avalia.

Arnoldo de Campos também ressaltou a colaboração do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra a produção de famílias de agricultores de baixa renda e promove a distribuição dos alimentos a outras famílias em situação de vulnerabilidade por meio de mais de 20 mil instituições. Os produtos também abastecem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que leva refeições a cerca de 40 milhões de alunos das escolas públicas. “Todo o esforço do governo federal de apoiar a agricultura familiar permite uma produção de alimentos de forma diversificada e descentralizada”, afirma.

O secretário de Segurança Alimentar destacou a experiência brasileira conquistada ao longo dos últimos 10 anos e que tem sido exportada para outros países da América Latina, da Ásia e da África.

.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário