sexta-feira, 21 de junho de 2013

Estudo revela que 6% das classes D e E tem acesso à internet


Com 80,9 milhões de usuários de internet no país, os brasileiros de baixa renda ainda estão longe do acesso a essa ferramenta de comunicação. Uma pesquisa do Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) aponta que 68 milhões de pessoas pertencentes as classes D e E nunca usaram internet, o que equivale a 80% desse grupo.
No levantamento, divulgado na quinta-feira (20), o elevado custo é apontado, na média geral, como a principal causa para a falta de internet no domicílio.
De acordo com a pesquisa, enquanto o percentual de acesso à internet nas residências de pessoas da classe A chega a 97%, nas classes D e E é apenas de 6%. A dificuldade também é encontrada pelos moradores da zona rural, com apenas 10% dos domicílios conectados. Já na zona urbana, o percentual chega a 44% das residências.
Em geral, a própria residência continua sendo o principal local de acesso. Exceto para os usuários das classes D e E, pois a lan houseé o meio de conexão mais usado por esse grupo.
Na análise geral, segundo o estudo, houve um aumento de 15 pontos percentuais na proporção de pessoas que utilizam a internet no Brasil. Em 2008, 34% dos brasileiros estavam conectados; em 2012 passou para 49%.
fonte: Radioagência NP, Daniele Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário