sexta-feira, 28 de junho de 2013

Maioria na fase de alfabetização não interpreta textos nem efetua cálculos


Entre os alunos do 3º ano do ensino fundamental, 55,4% não conseguem ler ou interpretar um texto. Essa etapa escolar é considerada limite para a alfabetização. Os dados constam na 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, divulgada pelo movimento Todos pela Educação na terça-feira (25).
O resultado da avaliação mostra que 44,5% dos estudantes atingiram pontuação acima do nível 175. Esse referencial indica proficiência adequada em leitura.
Outro dado negativo apontado pela Prova ABC é a falta de domínio de conceitos matemáticos básicos. Apenas um terço dos alunos avaliados conseguiram efetuar somas e subtrações e resolver problemas com notas e moedas.
A avaliação foi aplicada no final de 2012 a 54 mil alunos. Participaram 1,2 mil escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios brasileiros. Metade dos estudantes estava matriculada no 2º ano do ensino fundamental e os demais no 3º ano.
A luta por mais recursos para a Educação é uma das principais reivindicações presentes nas revoltas populares das últimas semanas. A principal proposta defendida pelos movimentos sociais é a reserva de 10% do PIB para o setor, além dos royalties do petróleo.
fonte: Radioagência NP, Jorge Américo.

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