Os 23 homens que carregarão o sonho de 200 milhões de torcedores na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foram conhecidos nesta quarta-feira. Em evento concorrido no Rio de Janeiro, Luiz Felipe Scolari reservou poucas surpresas em sua lista final e confirmou o que já era esperado: a base que conquistou o título da Copa das Confederações da FIFA será mantida para a disputa do Mundial.
A calmaria atual fez Felipão inclusive comparar com a situação vivida em 2002, quando enfrentou uma pressão muito maior às vésperas do anúncio. “A situação é mais tranquila do que naquela oportunidade. Um ou outro nome não vai ser de agrado de todos, mas com menos clamor do que naquela vez”, lembrou. “E foi tranquilo, por aquilo que já vínhamos trabalhando nesse ano e pouco, na montagem dessa equipe.”
Dos nomes que corriam por fora, o goleiro Victor, do Atlético Mineiro, e o zagueiro Henrique, do Napoli, que esteve em três convocações desde 2013, ganharam a confiança do treinador na reta final, juntando-se a um grupo que estava praticamente fechado havia meses. E mesmo outros jogadores que não participaram da campanha vencedora do ano passado, como Maicon, Maxwell, Willian, Ramires e Fernandinho, já haviam marcado pontos suficientes com o treinador para serem dados como praticamente certos.
“Na vésper,a demos uma última olhada apenas na questão dos zagueiros. Tivemos as discussões e optamos pelo Henrique, porque gosto do futebol dele e é um jogador em que confio”, revelou.
Satisfeito com o desenvolvimento do time, Felipão nunca escondeu que tinha poucas dúvidas para o anúncio, tendo até mesmo “antecipado” o chamado de Júlio César, Thiago Silva, David Luiz, Ramires, Oscar, Willian, Paulinho, Fred e Neymar há algumas semanas. Destes, os zagueiros, o goleiro e o atacante do Fluminense foram apontados pelo próprio treinador como “capitães” pela influência que possuem no grupo.
E, para Fred e Júlio César, especificamente, o chamado antes da hora foi também um voto de confiança em meio à fase complicada que ambos atravessaram recentemente – o primeiro com uma série de lesões e o segundo por estar atuando em uma liga menos competitiva (Major League Soccer). "Fiz questão de falar para eles antes, na Europa ou aqui no Brasil, por causa do momento. Disse que iria com eles até o fim", explicou.
De olho na Copa
Felipão terá agora cerca de um mês para acertar os detalhes da preparação para a Copa, que inclui treinamentos a partir do dia 26 de maio na renovada Granja Comary, em Teresópolis. Nesta fase, um detalhe importante, segundo ele, será um primeiro contato do grupo com os departamentos físico e médico.
"A questão técnica não me preocupa, porque isso ninguém perde. No início, vamos focar nas questões médicas: ver os resultados de exames e trabalhar por áreas e grupos”, destacou, falando em seguida exclusivamente da situação de dois jogadores: Oscar, que sofre com uma lesão, e Marcelo, que tem a final da UEFA Champions League com o Real Madrid no dia 24 de maio.
“O Oscar é um dos melhores jogadores do mundo. Ele pode ter alguma dificuldade física no momento, mas, vamos trabalhar para que ele chegue em boas condições no Mundial”, apostou. “No caso do Marcelo, vamos ver com ele por causa da final. Se ele for campeão, não sei se devemos privá-lo das comemorações.”
Na sequência do processo, o Brasil disputará dois amistosos, contra o Panamá, no Serra Dourada, em 3 de junho, e contra a Sérvia, em 6 de junho, no Morumbi. Tudo de olho na melhor preparação para a estreia do dia 12, contra a Croácia, em São Paulo.
“Os adversários agora estão muito mais fortes do que na Copa das Confederações. Por isso, vamos ter que trabalhar essa parte psicológica, para que os jogadores entendam como se joga uma Copa", salientou. "São 17 que nunca estiveram em um Mundial. Então nós, da comissão, que já vivemos isso, teremos que mostrar o caminho. E vamos convidar também outros campeões mundiais e pessoas com bagagem para nos ajudar neste ambiente, dando algo a mais para esses jogadores." Sem surpresas, mas com muito planejamento, Felipão mostra que a Copa já começou para ele e seus 23 homens.
Confira a lista completa de convocados:
Goleiros: Júlio César (Toronto FC), Jefferson (Botafogo), Victor (Atlético Mineiro)
Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Henrique (Napoli)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Maicon (Roma), Maxwell (Paris Saint-Germain)
Meias: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Tottenham), Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea), Ramires (Chelsea), Hernanes (Internazionale)
Atacantes: Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit St Petersburgo), Jô (Atlético Mineiro), Bernard (Shakhtar Donetsk)
Fonte: Fifa
Nenhum comentário:
Postar um comentário