sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

OUÇA AQUI: MENSAGEM DE DOM SEVERINO CLASEN, para o dia 29 de janeiro





OUÇA AQUI: MENSAGEM DE DOM SEVERINO CLASEN, para o dia 29 de janeiro

CLIQUE NO LINK

Semana termina com tempo instável e temperatura em elevação no Estado


As nuvens devem predominar no Litoral, com chuva no decorrer de todo o dia no Litoral Norte e também no Planalto Norte. Nas demais regiões do Litoral e no Vale do Itajaí a chuva vem pela manhã e à noite. Temperatura com maior elevação, especialmente no Oeste. Vento:Nordeste, com rajadas mais fortes no Litoral Sul.

Sábado 

No Litoral, muitas nuvens com chuva a qualquer hora. Nas demais regiões do Estado, a chuva inicia no período da tarde na forma de pancadas. O volume pode ser alto no Oeste. Temperatura em elevação em todas as regiões.Vento:nordeste e norte, fraco a moderado com rajada.

Coluna Sociedade e Politica nº 025 – publicada na Agência Comunidade, Jornal Vitória, Blog da PJR – PJMP e Blog Esportes em Debates, edição de 29-01-2016.





Recesso Sabático...

No ultimo mês os leitores e leitoras da Agência Comunidade, Jornal Vitória, Blog da PJR – PJMP e do Blog Esportes em Debates, não tiveram contato com essa coluna, pois este colunista fez um recesso sabático, o qual foi motivado por este ano ser eleitoral, o que exigirá muito de todos/as nós. 



Campanha da Fraternidade I

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 é organizada e promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Este órgão é composto pelas seguintes igrejas: A Igreja Católica Apostólica Romana; A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; A Igreja Presbiteriana Unida do Brasil; e A Igreja Sirian Ortodoxo de Antioquia. Além dessas Igrejas três organizações participaram na Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), a Visão Mundial e a Aliança de Batistas do Brasil.



Campanha da Fraternidade II

O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 é: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24). 



Campanha da Fraternidade III

São oito objetivos específicos da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, os quais demonstram a preocupação com o saneamento básico no Brasil:

a) Unir Igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico;

b) Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico;

c) Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água;

d) Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico;

e) Acompanhar a elaboração e a execução dos Planos Municipais de Saneamento Básico;

f) Desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço conjunto;

g) Denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado;

h) Desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas.



Campanha da Fraternidade IV

O vídeo da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 pode ser acessando pelo link: www.youtube.com/watch?v=whXbJC3ogqs



Sugestões e críticas

As críticas e sugestões de temas a serem comentados na Coluna Sociedade e Politica devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

REGIÃO: Prefeitura de Catanduvas abre concurso público com 25 vagas



Foto:Prefeitura de Catanduvas


O Município de Catanduvas abriu inscrições para o Concurso Público. São 25 cargos incluindo os de cadastro reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$15.000,00.

O Concurso será realizado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC. Para concorrer a uma das vagas é necessário efetuar inscrição até o dia 25 de fevereiro de 2016 via endereço eletrônicohttp://www.catanduvas.sc.gov.br/concursos/index/detalhes/codMapaItem/17554/codConcurso/6848 e pagar a taxa de inscrição de acordo com o cargo escolhido.

O concurso será composto por prova objetiva de múltipla escolha para todos os cargos, avaliação de títulos (para os cargos de Professor de Artes, Professor de Inglês, Professor de Educação Física, Profissional de Educação Física, Educador Social, Técnico Esportivo - Judô e Cuidador Infantil), prova prática (para os cargos de Motorista de Ônibus, Motorista de Caminhão Basculante, Operador de Máquinas Pesadas Retroescavadeira, Operador de Máquinas Pesadas Motoniveladora e Operador de Máquinas Pesadas Trator de Esteira) e comprovação de requisitos e exames médicos (a ser realizada pela Administração Municipal após a homologação do Concurso).

O acompanhamento do local e data das provas fica a cargo do candidato, que deverá tomar ciência do edital e acompanhar o seu cronograma, bem como as suas alterações.

O edital na íntegra e para inscrições pode ser acessado através do endereço eletrônico:http://www.catanduvas.sc.gov.br/concursos/index/detalhes/codMapaItem/17554/codConcurso/6848

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento da Funoesc, pelo e-mail concursopublico.jba@unoesc.edu.br



Fonte: Assessoria de Imprensa


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Secretaria de Educação de Videira prepara a volta às aulas



Cerca de três mil alunos retornam às escolas no dia 11 de fevereiro, já professores e gestores iniciam as atividades no começo do mês

A Prefeitura de Videira, por meio da secretaria de Educação, já prepara a volta às aulas de aproximadamente três mil alunos, de oito escolas da rede municipal de ensino, são elas: Criança do Futuro – CAIC (Bairro Campo Experimental), Fidélis Antônio Fantin (Cibrazém), Joaquim Amarante (Bairro Amarante), Paulo Fioravante Penso (Vila Martelli), Prefeito Waldemar Kleinubing (Bairro Floresta), Vilson Pedro Kleinubing (Cidade Alta), Escola Pólo Profª Sueli Maria Gheller (Linha Sede Etelvina) e Escola Pólo São Pedro (Linha São Pedro). Depois de quase dois meses de férias, eles voltam para a sala de aula no dia 11 de fevereiro. “Estamos trabalhando com muito afinco e carinho, para receber os estudantes da melhor forma possível”, enfatiza a secretaria da pasta – Roberta Martinez. 

Para que a estrutura esteja pronta e organizada para o início das atividades, toda a parte administrativa das escolas volta ao trabalho no dia 1º de fevereiro, isto é, diretores, orientadores, secretários, auxiliares de limpeza e alimentação. Já no dia 3 de fevereiro é a vez dos professores retornarem, tanto os efetivos, quanto os Admitidos em Caráter Temporário (ACTs). Segundo Roberta, durante os dias 3, 4, 5 e 10 de fevereiro, os educadores realizarão o planejamento interno das escolas. 

Capacitação Continuada
Em fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação também inicia o projeto anual de capacitação continuada, que em 2016 terá como tema Os Desafios da Educação na Atualidade. “Ao todo, o projeto terá 404 horas, que serão distribuídas ao longo do ano letivo e será oferecido a todos os servidores ligados à Secretaria de Educação. A principal finalidade da Capacitação Continuada é melhorar a prática pedagógica dos profissionais, bem como criar novas alternativas de superar os desafios enfrentados em sala de aula atualmente, facilitando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos”, explica a secretária. 

As duas primeiras palestras serão voltadas para os professores e ocorrerão nos dias 4 e 5 de fevereiro, com renomados educadores nacionais. A primeira será sobre O Desafio do Educador do Século 21 – Como se Motivar Para Ensinar, ministrada pela Professora Doutora Zita Lagos. Já a segunda, abordará a Organização Curricular da Educação Básica, Base Nacional Comum, Base Comum e Base Diversificada, com o Professor Doutor Isaac Ferreira. 

“Para construirmos uma educação melhor e de qualidade é preciso também investir em capacitação. Por isso, estamos trazendo professores renomados para conversar com os educadores videirenses. Além de motivar, os assuntos abordados contribuirão com o crescimento profissional dos educadores”, ressalta Roberta. A Prefeitura de Videira já anunciou que os alunos ganharão novamente material escolar e uniforme. 



Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel



ORTRAVI implanta mudanças em vários pontos de Videira



A Prefeitura de Videira, por meio do Órgão Executivo de Trânsito de Videira – ORTRAVI, está implantando uma série de modificações em diversos pontos do trânsito de Videira. Segundo o presidente do órgão – Gilberto Boschetti, o objetivo é dar, ao mesmo tempo, maior mobilidade e segurança para o trânsito videirense. “Todas as modificações foram aprovadas durante as assembleias mensais, que são realizadas com todas as entidades que compõe a estrutura do ORTRAVI”, frisou Boschetti.

Adequação na entrada da Saul Brandalise 
A ilha situada no início da Rua Saul Brandalise e que abriga o relógio da Sicoob será diminuída. Será retirado cerca de um metro das extremidades, alargando a via, consequentemente. A ação facilitará a entrada dos ônibus na rua e dará condições de dois veículos passarem pelo local ao mesmo tempo. O asfalto será demarcado com tachões que delimitarão as vias. “Neste ponto, não haverá mais mão preferencial para os carros que sobem da Rua Dom Pedro II, como acontece hoje. Serão duas mãos livres que darão maior dinamicidade para o trânsito”, destaca o presidente do ORTRAVI. 

Trevo do Sesi
O trevo localizado no entroncamento do Bairro Quartel, com a Avenida Antônio Nico Fávero (Beira Rio) e Rua Ricardo Brandalise está sendo retirado. No local, o ORTRAVI irá implantar uma rótula. Até o momento já foram retirados o trevo e dois postes que existiam no local. O próximo passo será preencher o ponto com massa asfáltica para, em seguida, sinalizar a rótula com tachões. A mudança atende a demanda do bairro Quartel, que cresceu significativamente e exige maior segurança.

O Departamento de Serviços Urbanos (DSU) estará atuando e auxiliando o ORTRAVI, na implantação das alterações, realizando os trabalhos de cortes, preenchimento asfáltico e colocação da sinalização. 

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel

Previsão do Tempo - 3 meses - Fevereiro, Março e Abril de 2016


Chuva acima da média e noites mais quentes em SC
El Niño enfraquece entre o fim do verão e inicio do outono






Fim do verão e início do outono: 20/03 à 01h30min




Para o mês de fevereiro a previsão de chuva acima da média para a região Oeste e próxima a média para o restante do Estado. O mês deve seguir o padrão característico de verão, com pancadas de chuva, mais concentradas no período da tarde e noite, associadas ao aquecimento da tarde. Nos meses de março e abril a previsão é de chuva acima da média para todas as regiões, sobretudo no Oeste.

Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):
Em fevereiro, as frentes frias passam rapidamente pelo litoral catarinense e continuam frequentes as chuvas de verão, localizadas e de curta duração, commédia mensal de 150mm a 190mm do Oeste ao Planalto. No Litoral e Vale do Itajaí, os valores mensais de chuva esperados ficam próximos dos 200 mm.Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. Em março e abril, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 110 mm a 170 mm, no Estado.

Em relação à temperatura a previsão é de temperatura próxima a acima média climatológica, no trimestre. Especialmente as temperaturas mínimas, que ocorrem no período noturno e início da manhã, estarão mais elevadas em relação ao que seria esperado para o período. Em fevereiro e primeira quinzena de março com o regime de verão estabelecido, o calor deve predominar em períodos mais prolongados e não se descarta a possibilidade de uma ou outra onda de calor. No fim de março e em abril começam a chegar as primeiras massas de ar frio, porém neste inicio de outono não há previsão de frio intenso, devido a influência do El Niño.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

O monitoramento das condições oceânicas indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, com valores pontuais acima de 4,0ºC como mostram as Figuras 1 e 2, indicando a persistência do El Niño com forte intensidade. O consenso dos modelos de previsão climática indica a continuação do fenômeno no trimestre, mas com enfraquecimento entre o fim do verão e inicio de outono.



Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa (2015) e no outono do ano seguinte (2016), se houver continuidade do fenômeno. 



Epagri/ciram

Quinta-feira será de tempo instável com temperatura em elevação



Predomínio de sol pela manhã. A partir da tarde, pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões. Temperatura em elevação, especialmente no Oeste. Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajada.

Sexta-feira

Predomínio de sol pela manhã. A partir da tarde, pancadas de chuva com trovoadas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões somente aumento de nuvens. Temperatura em elevação em todas as regiões. Vento: nordeste, fraco a moderado com rajada.

Hoje (28/01) acontece primeira reunião da coordenação da Apafec




Nesta quinta-feira (28/01), às 20h15min na sala de reuniões do Centro de Educação, Cultura e Arte Popular (CECAP), acontece o primeiro encontro de 2016 da coordenação da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), estão convidados para o encontro os coordenadores, coordenadoras e os integrantes dos projetos e ações desenvolvidas pela entidade no ano anterior.

O encontro marca o inicio das atividades abertas ao publico, tendo em vista que desde 10 de janeiro o setor administrativo da instituição vem funcionando, no encontro também serão realizadas as tratativas para o início das oficinas de violão oferecidas pelo Projeto de Cultura Itinerante Mário Lago, do Projeto Artesanato Cidadão, Projeto Esporte Bemlegal e Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes.


América Latina e seus dilemas - por Elaine Tavares



 por Elaine Tavares


Já vai longe o tempo em que as notícias chegadas dos países irmãos da América Latina enchiam a vida de esperanças. Cooperação, soberania, equidade, mudanças, os ventos cambiantes soprando desde a Venezuela e se espalhando pelo continente. Nada muito revolucionário, mas pequenas e significativas transformações que começavam a cimentar um caminho diferente para uma população sempre subjugada dentro de um capitalismo dependente, no qual só sobrevivem os que mais roubam e exploram. 

Com Chávez à frente foram criados novos espaços de integração latino-americana como a Unasul, a Celac, o Caricom, bem como um Banco do Sul e uma emissora de televisão que buscava igualmente integrar o continente pela cultura: a Telesul. Durante mais de uma década, esse lugar geográfico denominado América Latina finalmente conseguiu olhar-se e descobrir-se parte de uma mesma proposta, a mesma com a qual um dia sonharam Petión, Bolívar e Artigas, uma América unida, grande e soberana.

Mas, apesar desses avanços, os Estados Unidos, que acreditam ter como destino manifesto a posse sobre a riqueza e a vida de todos os que vivem abaixo do rio Bravo nunca desistiram de barrar esse sonho. Por isso, em 2002, o governo de Washington jogou pesado no apoio ao golpe contra Chávez. Só que a bravata do empresariado local aliada aos EUA acabou debelada pelo povo nas ruas e pelo exército bolivariano. Foi uma derrota fragorosa que obrigou o governo estadunidense a pensar formas alternativas de destruição do chavismo e da ideia de integração. E, de qualquer forma, mostrava claramente que o tempo dos "golpes" não se acabara. Eles sempre poderiam voltar, se fosse do desejo do governo imperial.

Assim, dois anos depois, em 2004, os Estados Unidos desestabilizavam a região do Caribe com a deposição do presidente eleito do Haiti, Jean-Bertrand Aristide. A partir desse golpe, o país foi invadido pelas tropas da ONU, incluindo aí soldados de países como o Brasil e a Bolívia, que, em tese, deveriam estar alinhados com a Pátria Grande e não com o Império. Já foi mais uma jogada de mestre dos Estados Unidos, pois além de tirar o Haiti da rota da esquerda, criaram desconforto e desconfiança entre os governos latino-americanos. 

Depois, também no combate contra o avanço das ideias bolivarianas no Caribe, os Estados Unidos fomentaram o golpe em Honduras, no qual os militares locais sequestraram o presidente Manuel Zelaya, deportando-o para Costa Rica. Foi o retorno explícito de uma prática que a América Latina pensava já ter sido vencida. E, apesar de toda a gritaria da comunidade internacional Zelaya não voltou ao cargo e a constituição do país foi rasgada. Os militares golpistas realizaram eleições que foram consideradas ilegais, mas o presidente eleito no pleito imoral acabou sendo reconhecido e a vida seguiu. 

É que apesar dos percalços e das perdas a corrente bolivariana seguia arrastando dirigentes governamentais, movimentos e sindicatos. Transformações na saúde, na educação, nas matrizes energéticas, tudo tomava novo ritmo. Países como a Venezuela, Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai, Argentina, Nicarágua, com governos considerados progressistas, iam - cada um no seu ritmo e com suas especificidades - mudando leis, nacionalizando riquezas, distribuindo renda. 

É claro que tudo isso não se deu sem contradições. A Venezuela não conseguia sair da matriz petrolífera, o Brasil se rendia ao agronegócio, o Equador excluía os indígenas e se aproximava das multinacionais do petróleo e da mineração, o Uruguai cedia aos transgênicos, a Argentina não atendia os trabalhadores. A batalha se dava também internamente em cada país. 

Então, em 2012, a fábrica de golpes apresenta um novo formato. E ele aparece no Paraguai, onde o presidente Fernando Lugo tentava - ainda que timidamente - dar combate ao latifúndio. Por conta de um conflito entre policiais e camponeses na região de Curuguaty, o qual terminou com 22 mortes, o legislativo nacional apresenta um pedido de impedimento de Lugo, acusando-o de omisso, e num processo relâmpago, eivado de ilegalidades, no dia 22 de junho, o presidente constitucional é deposto pelo Senado paraguaio, numa votação que contou 39 votos a favor e 04 contra. De novo, a gritaria geral dos países latino-americanos e de outras partes do mundo não mudou a realidade. O golpe foi respaldado. Caia mais um governo articulado na ala dos progressistas.

No ano seguinte, em março de 2013, a onda bolivariana que embalara mais de uma década de transformações na América Latina, sofre mais um golpe. Morre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que era o principal condutor desse processo. Com ele, desaparece muito da força carismática que carregava multidões e encantava governos. E, a partir daí, abre-se um flanco para que - tal e qual nas guerras de independência - os governos até então alinhados aos sonhos de integração passem a atuar de forma mais individualizada. Chávez, o que puxava as orelhas, o que chamava para a boa direção, já não estava, e cada um tratou de cuidar de si. Mais um ponto para a águia, os EUA, que seguia não apenas à espreita, pronta para o bote, como ajudando no processo - inclusive financeiramente - de revitalização das entidades e organizações conservadoras nos países latino-americanos.

Em 2014, os ataques se concentraram na Venezuela, onde tentaram de todas as formas derrubar o governo de Nicolás Maduro. Ajudada pelos erros do novo presidente, a elite local - aliada dos EUA - produziu uma poderosa guerra econômica na qual os venezuelanos se viram sem produtos para consumir, com uma inflação galopante e com o dinheiro desvalorizado. O contexto de caos e carestias levou ao crescimento das forças conservadoras que acabaram vencendo as eleições legislativas em 2015, tirando a maioria do governo. 

Em 2015 também o Brasil foi sacudido por forte crise política que já se manifestava desde 2013, e que foi crescendo ao ponto de se tornar uma espécie de cruzada contra o PT. Apesar de o governo de Dilma Roussef jamais ter sido um obstáculo para os conservadores e para a elite local, essas forças atuaram fortemente no sentido de derrubá-la do poder. E, como numa ópera bufa, as tentativas de golpe legislativo - a exemplo do Paraguai - contaram com a participação desastrada do próprio vice de Dilma, Michel Temer. Até agora ainda caminha no Congresso Nacional o processo de impedimento da presidenta. E tudo isso num quadro que nunca se aproximou de qualquer mudança estrutural significativa. Um pouco de distribuição de renda, com o Bolsa Família, mais acesso à educação superior pelos pobres e um forte apelo ao consumo, com facilitação de crédito. Ou seja, nenhum risco para o capital.

Também em 2015 a Argentina deu o passo mais significativo, já que foi com a decisão popular: uma guinada para a direita, a partir da escolha de Maurício Macri para a presidência da nação. O jovem milionário, representante do atraso, entrou chutando todos os baldes, com uma sede de mais de uma década. No primeiro dia depois da eleição, levantou as forças mais bizarras, que, num editorial de jornal, saudavam os velhos militares do tempo da ditadura. E, depois da posse, o próprio Macri tratou de mostrar sua inspiração, uma vez que nos primeiros dias nomeou ministros da justiça por decreto - o que é contra a lei - demitiu trabalhadores públicos, fechou veículos de comunicação, suspendeu programas nas TV públicas, fechou a TV Senado e tentou acabar com a Lei de Meios, que regula a comunicação. Dias depois, numa reunião do Mercosul, interpelou a representante venezuelana exigindo a liberdade de Leopoldo López, que ele chama de "preso político" e que a Venezuela entende ser um assassino. Na ocasião levou um cala-boca por parte da chanceler Delcy Rodriguez, que repudiou a ingerência, mostrou fotos da violência provocada por López e acrescentou: "Não nos surpreende que isso venha de uma pessoa cujo primeiro ato como presidente foi liberar torturadores". 

Agora, nos albores do ano de 2016, Macri assoma como o queridinho da direita latino-americana e terá como companhia os deputados venezuelanos da oposição, que também assumiram seus cargos provocando o governo, retirando quadros de Bolívar e de Chávez, mandando-os para o lixo. Sem contar o gesto absurdo do presidente da Assembleia Nacional, Henry Allup, que, durante o discurso de posse, se referiu ao governo passando a mão pelo pescoço, no gesto de degola. Cenas explícitas de violência e terror que são saudadas por todos os que querem de volta a explícita bota estadunidense. 

Esse é o cenário no qual se desenrola a velha luta de classe, a queda de braço entre um pequeno grupo que detém a riqueza e os meios de produção, e a maioria despossuída. Nesse embate, surpreendentemente, temos muita gente que faz parte do grupo dos despossuídos apoiando e saudando os representantes da nova direita. Marx diria que é porque eles não sabem, estão com os olhos velados pela alienação, pela falta de conhecimento. Eu, modestamente, arriscaria dizer que hoje dificilmente seria possível não saber. Creio que estão mais para a servidão voluntária, como descreveu o então jovem Etienne de La Boétie, por volta do ano 1550, aqueles que, podendo ser livres, escolhem servir a um tirano apenas por algumas migalhas.

Grandes desafios se configuram no horizonte. Grandes desafios. Os adversários e os inimigos continuam os mesmos, mas os novos tempos exigem dos latino-americanos aquilo que exortava o grande mestre Simón Rodríguez: ou inventamos, ou erramos!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

SC: Divulgado datas de pagamento dos salários dos trabalhadores do funcionalismo estadual em 2016


ilustrativa/reprodução internet


Foi divulgado nesta terça-feira, 26, o cronograma de pagamentos dos salários do funcionalismo público estadual/SC para 2016.


Os servidores incluídos na folha são os ativos e inativos das Secretarias de Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Autarquias e Fundações; além dos da Udesc, Defensoria Pública, Epagri, Cidasc, Santur, Cohab, pensionistas do Iprev e pensões especiais.

As datas estão disponíveis para consulta no Portal do Servidor. O endereço é www.portaldoservidor.sc.gov.br

Confira as datas de pagamento dos salários:

Janeiro: dia 29

Fevereiro: dia 29

Março: dia 31

Abril: dia 29

Maio: dia 31

Junho: dia 30

Julho: dia 29

Agosto: dia 31

Setembro: dia 30

Outubro: dia 31

Novembro: dia 30

Dezembro: dia 28

(A data de pagamento do décimo terceiro salário ainda não foi definida)
As informações são do portal SC.Gov.

Mau tempo prejudica fornecimento de energia em Santa Catarina

O mau tempo no Estado, com registros de chuvas, granizo, ventos fortes e descargas elétricas, provocou o desligamento de energia em diversos municípios catarinenses. Essas condições afetam o fornecimento, principalmente em razão do lançamento de objetos na rede, como árvores e placas metálicas. Às 18h10,de ontem (dia 26) eram cerca de 80 mil unidades sem energia, 2,5% das 3 milhões de unidades consumidoras atendidas pela empresa.
São mais de 300 eletricistas em campo empenhados para o pronto restabelecimento do sistema elétrico. Confira como está a situação nas principais regiões de Santa Catarina:
- Na região de Joinville, uma das mais atingidas, dos 90 alimentadores, seis foram afetados, interrompendo o fornecimento de energia para 27 mil unidades consumidoras. As equipes estão em campo atendendo às ocorrências;
- Na Grande Florianópolis, mais de dez equipes estão em campo. Ventos fortes atingiram uma árvore de grande porte na SC 406, no Sul da Ilha. Alfredo Wagner, Biguaçu, Antônio Carlos e Palhoça estão entre as regiões mais afetadas pelo temporal neste momento;
- Na região de Concórdia, 12 equipes trabalham para recuperar os estragos provocados por um vendaval, que durou cerca de 30 minutos;
- Na região de Joaçaba, o número de equipes foi ampliado para 12. Os estragos nessa região não são de grande porte, porém há diversos registros pontuais, com previsão total de restabelecimento para a madrugada;
- Nos municípios atendidos pela Regional de Lages, os estragos estão concentrados em Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo, Capão Alto, São Jose do Cerrito e em Ponte Alta do Norte. Equipes trabalham no local;
- Na região de Rio do Sul, o chefe da Agência, Manoel Arisoli Pereira, relata que "foi uma tempestade rápida, com estragos de alta intensidade". A tempestade chegou à região às 15h30 e durou meia hora, o suficiente para provocar danos na rede, devido ao lançamento de objetos na fiação. São treze equipes em campo, com previsão de restabelecimento total para as 21h.
A Celesc ressalta que está concentrando esforços para que o fornecimento de energia elétrica seja reestabelecido para os consumidores o quanto antes, dentro das condições de segurança.
Para informar falta de luz, use o SMS: mande mensagem de texto para 48196, com o texto SEM LUZ e o número de sua unidade consumidora ou CPF do titular da fatura.

Assessoria de Imprensa Celesc

TEMPO EM SC: Quarta-feira de sol entre nuvens e temperatura agradável em SC


Chuviscos pela manhã na maior parte de Santa Catarina. Durante o dia o tempo melhora gradativamente com presença de sol entre muitas nuvens. Temperatura amena em relação ao s dias anteriores. Vento:Sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas, mais forte no litoral.

Quinta-feira

Predomínio de sol pela manhã. A partir da tarde, pancadas de chuva com trovoadas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, somente aumento de nuvens.Temperaturaem elevação, especialmente no Oeste.Vento:leste a nordeste, fraco a moderado com rajada.

PF deflagra mais uma fase da Operação Lava Jato


A Polícia Federal deflagra hoje (27) a 22ª fase da Operação Lava Jato, cumprindo seis mandados de prisão temporária e dois de condução coercitiva na capital paulista, em Santo André, São Bernardo do Campo (na grande São Paulo) e Joaçaba, em Santa Catarina, além de 15 mandados de busca e apreensão. A operação é chamada Triplo X.

Os presos serão levados para a superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça. Entre os crimes investigados estão corrupção, fraude, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

A PF apura a existência de estrutura criminosa na abertura de empresas off-shores e contas no exterior. Essas empresas teriam sido criadas para ocultar crimes de corrupção com recursos de delitos praticados na Petrobras.

A operação investiga a ocultação de patrimônio através de um empreendimento imobiliário. Há suspeitas de que uma das empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato teria se utilizado do negócio para repasse disfarçado de propina a participantes do esquema criminoso da Petrobras. Mais detalhes serão fornecidos em entrevista coletiva à imprensa, às 10h, em Curitiba.


Da Agência Brasil

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

REGIÃO / Carnaval: Joaçaba começa a ser transformada na Cidade do Carnaval


Foto:Praça da Catedral

Iniciou nesta segunda-feira (25) a montagem da estrutura do Carnaval 2016, em Joaçaba. A empresa Eccos Sonorização de Chopinzinho/PR está trabalhando em ritmo acelerado na Praça da Catedral para deixar pronta a Arena do Carnafolia, e assim partir para a montagem da Avenida do Samba.

“Neste ano iniciamos um pouco mais cedo, pois a estrutura é diferente, mas na Avenida as arquibancadas e camarotes já serão desmontados na segunda noite dos desfiles”, garantiu o engenheiro Diovan da Rosa, diretor técnico da (Liesjho) Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste da Liesjho.

“Sabemos que gera transtornos e reclamações, mas é necessário para transformar Joaçaba na cidade do Carnaval”, completou Diovan. De acordo com ele, são 30 homens trabalhando para agilizar o processo.

Na próxima semana deve acontecer a vistoria dos Bombeiros.
fonte: Caco da Rosa

Terça-feira com risco de temporal em Santa Catarina



O forte calor aliado a passagem de uma frente fria pelo oceano na altura do Litoral de Santa Catarina favorece o aumento rápido de nebulosidade no decorrer desta terça-feira no estado. Durante a tarde e a noite, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas, ventania e chuva forte localizada. Segundo a Epagri/Ciram, não se descarta a possibilidade de queda de granizo.

A temperatura se mantém alta na maior parte do dia, com máximas que podem chegar a 37°C no Extremo-Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. O vento sopra de nordeste/noroeste passando a sul a partir da tarde.


Na quarta, há previsão de pancadas de chuva com raios pela madrugada na maior parte de SC. Durante o dia, o tempo melhora gradativamente. 
 
Central de Meteorologia

TANGARÁ: Prefeitura Promove Campeonato Municipal de Campo 2016


Créditos: Anne Arithuza Alves 

A Secretaria de Educação, Cultura, Juventude, Esportes e Lazer de Tangará vai promover o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2016 – Categoria Livre Masculino. Já está aberto o prazo de inscrição das equipes, o valor é de R$ 250,00. A premiação será troféus, medalhas e porcentagem da inscrição do 1º ao 4º lugar. As partidas serão disputadas no Estádio Municipal de Tangará. Conforme o regulamento será permitido a participação somente de atletas residentes no município de Tangará.
            O congresso técnico está agendado para o dia 1º de Fevereiro a partir das 19h30min na sala de Reuniões da Prefeitura Municipal. O início das competições está programado para 20 de fevereiro.
 Atenção para essas informações:
- Serão sorteadas as chaves, leitura do regulamento e outras dúvidas,
- O pagamento da inscrição no dia do congresso será como confirmação da equipe,
- A ficha de inscrição pode ser entregue três dias antes da competição em horário a definir.
As fichas de inscrição podem ser retiradas na Secretaria Municipal de Educação ou site da prefeitura de Tangará. (site prefeitura)

Xadrez Fraiburguense abre temporada em Floripa com excelentes resultados!




A equipe da Associação Clube de Xadrez Fraiburgo (ACXF), iniciou o ano com tudo, 18 enxadristas competiram na 2ª Edição do Floripa Open Chess. Segundo coordenadores da ACFX, Fraiburgo foi à cidade com maior número de representantes! O torneio é considerado um dos maiores do Brasil, com a participação de quase 300 xadrezistas vindos de todos os cantos do Brasil e de 7 países.
A competição foi aberta, por isso, muitos mestres foram atraídos pela premiação de R$ 18.000,00, elevando muito o nível da competição e oferecendo uma ótima experiência e treinamento para os enxadristas fraiburguenses, que em geral disputaram partidas contra adversários mais fortes e experientes, vários adultos, entre brasileiros e estrangeiros.

O campeão geral foi o Grande Mestre Peruano Julio Granda, uma lenda do xadrez sul-americanos, com o GM Paraguaio Neuris Delgado em 2º e o GM Brasileiro Felipe El Debs em 3º lugar. O melhor fraiburguense na competição foi o MF-Mestre FIDE Lucas Aguiar Cunha que alcançou a 33ª colocação.
“Destacamos e parabenizamos a participação e apoio dos pais e mães, que arcaram com todas as despesas de cada atleta, investindo de R$500,00 a R$ 600,00 para que seus filhos ou filhas pudessem participar da competição, por isso, podemos afirmar que temos uma super equipe de atletas, pais e mães”. Comentam Juliano e Tais Zonta coordenadores da modalidade em Fraiburgo.

Os enxadristas de todas as idades jogarem juntos, porém houve premiação separada por categorias. Confira o resultados dos atletas fraiburguenses:
João Vitor Dalanhol: Vice-Campeão Sub 18 de rating – 95º lugar geral (trouxe para casa R$ 300,00 e mais 111 pontos de rating FIDE);
Nathan Straginski Dias: 3º lugar Sub 16 de rating – 156º lugar geral (trouxe para casa R$ 200,00 e mais 43 pontos de rating FIDE);
Ruan Lucas Alves Gonçalves: 3º lugar Sub 18 anos – 56º lugar geral
(trouxe para casa 98 pontos de rating FIDE);
Nathalia Recalcatti Crestani: Vice-Campeã Sub 16 anos fem – 233º lugar geral;
Bruna Francescato Favero: Vice-Campeã Sub 14 anos fem – 194º lugar geral;
Heloísa Borges Lopes: Campeã sub 10 anos fem – 292º lugar geral;
Leonardo Borges Lopes: Vice-Campeão sub 12 anos – 261º lugar geral;
Gustavo Santos Rohling: 3º lugar sub 10 anos – 283º lugar geral.



Com informações e fotos da Fanpage do Xadrez Fraiburguense

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

REGIÃO: Motorista dorme e cai com caminhão da ponte em Catanduvas





Foto:Colaboração Alaércio Alves de Andrade

Um caminhão Iveco, com placas de Águas Frias, saiu da pista e despencou da Ponte sobre o Rio Jacutinga por volta das 7h desta segunda-feira (25) na BR-282, em Catanduvas. Por sorte o motorista não se feriu e negou atendimento dos Bombeiros.

O caminhão, que estava carregado com colchões, fazia sentido Vargem Bonita/Catanduvas. O condutor admitiu que dormiu ao volante, ocasionando o acidente.

A ocorrência mobilizou Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.
fonte:Caco da Rosa

Segunda-feira com sol e calor e pancada isolada de chuva em Santa Catarina

Predomínio de sol na maior parte do dia. No final da tarde e noite mais nebulosidade, com pancada de chuva isolada típica de verão, especialmente do Oeste ao Norte catarinense. Temperaturaalta em todas as regiões, máxima pode chegar entre 35ºC a 37ºC no Extremo Oeste e Litoral Sul. Vento:noroeste e norte, fraco a moderado.

Terça-feira

Sol em boa parte do dia em Santa Catarina. No decorrer da tarde e noite aumento de nuvens e pancadas de chuva e raios em todas as regiões, associadas ao calor e a chegada da Frente Fria. Temperaturaalta, as máximas podem chegar a 33°C a 37°C no Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Vento:noroeste passando a sul a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas.
informações:
Epagri/Ciram

PJMP Nacional discute ações e coloca Comunicação como uma das prioridades





Por Claudia Weinman
 
A realidade de sofrimento, violência, e de retratação sensacionalista pela mídia golpista sobre as realidades das juventudes do Brasil, fez eclodir o avanço no debate com a programação de linhas de ações da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) do Brasil, durante a XVI Assembleia Nacional, que está acontecendo nesta semana em Maceió, Alagoas e segue até domingo, dia 24.

Entre as linhas discutidas, estão a articulação, finanças, organização nacional, formação, espiritualidade e comunicação, pontos que devem conduzir os trabalhos e a articulação da PJMP em todos os estados brasileiros. Em cada ponto destes colocados, os grupos discutiram especificidades que serão avaliadas e direcionadas ao processo de organização da pastoral.

Um dos eixos discutidos remete a necessidade e importância da efetivação de um Plano de Comunicação que atenda as realidades dos jovens do Brasil. Segundo o que foi apontado durante a assembleia, é de consciência que o Brasil atualmente possui um governo que não discutirá com facilidade a lei de Meios ou a própria democratização dos meios de comunicação em benefício a classe trabalhadora explorada. Será necessário criar outras formas de comunicar.
Discussão sobre as linhas de ações da PJMP do Brasil

Conforme o que foi colocado, discutir um avanço na comunicação precisa acontecer pelas bases. E esse processo não vai se resolver em apenas três ou 20 anos. “Precisamos fortalecer as bases fazendo-as entender que a comunicação é nossa ferramenta de essencial necessidade para a transformação. A que se travar essa batalha no campo comunicacional para que as juventudes compreendam o seu papel na sociedade e porque pertencem a identidade da PJMP”.

Tornar a organização conhecida foi outro ponto destacado na assembleia, com o cuidado de como esse processo deve acontecer priorizando a linha ideológica da PJMP. “Precisamos comunicar enfatizando onde está e quem é a PJMP do Brasil. Agir na contramão do sistema capitalista que vende a comunicação como um mero produto para sua sustentação”.

Manter a essência do Jornalismo Popular e Comunitário foi outro elemento destacado. “É importante nos adaptarmos as redes mas sem perder a essência do debate e de nossa identidade que está centrada na luta de classes. É preciso educar para a comunicação. Incentivar a juventude a ler. Isso faz parte do processo de construção de uma nova sociedade. Não se basear na mídia comercial que diz que a juventude não lê, é preciso adaptar as linguagens para cada realidade. Quem quer ‘emburrecer’ o povo é a mídia golpista, nós PJMP temos que fazer resistência a isso, incentivando a leitura e a produção de conteúdo sobre nossas vidas e realidades”.

A militante da PJMP, Daniely de Barros Barbosa, explicou que todas as sugestões levantadas pelos grupos para cada linha de ação, serão sistematizadas e posteriormente encaminhadas para servir de orientação aos trabalhos da PJMP do Brasil.

REGIÃO: Mais de 750 pessoas prestigiaram a 16ª edição do Boi no Rolete em Tangará



O Rancho Moinho Velho (localizado na Linha Duas Pontes a cinco minutos de carro do centro de Tangará) foi o cenário neste domingo (24/01) para a 16ª Festa do Boi no Rolete, conforme os organizadores mais de 750 pessoas almoçaram no local proveniente de vários municípios da Região do Contestado e de outras regiões de Santa Catariana, além de visitantes do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, também marcaram presença dois argentinos da província de Mendonça e um colombiano.

Ainda segundo os organizadores foram assados dois bois, totalizando 585 quilos de carne de gado, também foram servidos mais 75 quilos de carne de frango, 35 quilos de carne de javali, 30 quilos de carne de ovelha e outros 30 quilos de linguicinha, além de pão, farofa, salas de repolho, tomate e alface.

À tarde o público disfrutou das apresentações musicais do grupo Balanço da Vaneira e para as crianças foram disponibilizados os já conhecidos e requisitados brinquedos inflados.

Para Nei Galafassi (um dos organizadores do evento e sócio proprietários do Rancho Moinho Velho), a Festa do Boi no Rolete abre oficialmente o calendário de eventos do município de Tangará a 16 anos, e a edição desse ano foi um sucesso devido às parcerias e ao planejamento feito, o que proporcionou a vinda de pessoas de pelo menos 05 estados do Brasil, de 25 municípios e de 03 países.

“Foi o empenho e a determinação de um grande numero de amigos e amigas que garantiram a realização do evento, agradecemos a todos/as e dedicamos a eles/as o sucesso da edição de 2016 da Festa Boi no Rolete”, comenta Galafassi.

No Rancho Moinho Velho, além da gastronomia italiana, é possível saborear a verdadeira comida “campeira” em um restaurante rústico com decoração que lembram os antigos bolichos de campanha. No local o visitante encontra ampla área para camping, trilhas ecológicas, pesca esportiva e área para pouso de praticantes de voo livre. A pousada dispõe de apartamentos aconchegantes com toda a infraestrutura, muita tranquilidade em meio à natureza e o atendimento familiar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ranchomoinhovelho@hotmail.com ou pelo fone: (0**49) 3532 – 1545.



Histórico do boi no rolete

A Festa Nacional do Boi no Rolete foi instituída oficialmente pela Câmara Municipal de Vereadores de Marechal Cândido Rondon – PR, no dia 27 de novembro de 1978. Todo ano na ocasião das festividades do aniversário do município, é realizada a Festa, sendo assado o número de bois conforme a idade do município.

O Boi no Rolete é assado inteiro, é utilizado geralmente um boi de aproximadamente 250 a 350 quilos já limpo, sem a cabeça e partes internas. É injetado o tempero utilizando uma bomba de pressão. É construída uma churrasqueira grande com 4 ou 6 locais para colocar o carvão e sobre essa churrasqueira, é colocado uma cúpula de metal, simulando um forno. O tempo necessário para assar o boi no rolete é aproximadamente 16 horas. A carne é servida com saladas verdes e outros acompanhamentos.

Em Tangará a festa surgiu em 2000, quando um grupo de amigos/as conheceu a experiência da cidade de Rolândia – PR e treze dias após retornar ao município realizou a 1ª edição da Festa do Boi no Rolete no meio oeste catarinense.

para visualizar as fotos clique aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.885519164894684.1073741847.496644193782185&type=3




Por Jilson Carlos Souza

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Sexta-feira com sol na maioria das regiões e condições de chuva da Grande Florianópolis ao Norte


Para esta sexta-feira, 22, o sol aparece na maioria das regiões, acompanhado de mais nuvens na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, onde há condições de chuva fraca, especialmente ao amanhecer e período no noturno. As temperaturas continuam elevadas em todas as regiões. O vento fraco a moderado, de sudeste a leste, passando a nordeste. Um sistema de alta pressão (massa de ar seco) no oceano favorece a entrada de umidade na faixa leste de SC. 

Sábado

Durante a madrugada ainda há chance de chuva entre a Grande Florianópolis e o norte do Estado. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens em todas as regiões. A temperatura permanece elevada e vento fraco de leste a nordeste.

REGIÃO: LIESJHO e Prefeitura assumem termo de compromisso com o Ministério Público para a realização do Carnaval de blocos na Praça da Catedra




O Termo de comprimisso foi assinado por representantes do Ministério Público, Liesjho e Prefeitura de Joaçaba, com objetivo de esclarecer as diretrizes para que as edições do Carnaval de Bolocos, possam ser realizadas de acordo com a lei. No documento, o Ministério Público ressaltou que muitas das exigências já vem sendo cumpridas pela LIESJHO e pelo Município e que as adequações realizadas ano após ano já representam melhorias na organização.

Para tal, uma série de obrigações foram elencadas tanto para a Liga das Escolas de Samba como para o Município de Joaçaba.

Das obrigações

Entre as principais obrigações descritas no acordo a Liesjho terá que:

-Demilitar o espaço a ser realizado o evento, fechando o local com tapumes de metal.

-Apresentar em tempo hábil, o projeto estrutural elétrico e de prevenção de incêndios, cumprindo nos prazos as exigências estabelecidas para a emissão dos alvarás.

– Disponibilizar viatura para atendimento médico, que ficará de prontidão no local, além de oferecer toda a estrutura de banheiros químicos em número suficiente para atender os foliões e que deverão ser retirados no prazo de 24 horas após o término do evento.

– Fornecer informações e documentos para a elaboração do Estudo de Impacto da Vizinhança relativo à edição do carnaval de blocos.

– Limpar diariamente a arena da festa e um raio de 50m de suas adjacências.

– Cumprir o horário definido para o evento que previamente ficou definido como: Na sexta-feira: início as 21:00h e término às 4:00h do dia seguinte. No sábado: início após o desfile das escolas de samba e término às 5:00h do dia seguinte. Domingo: Início depois do desfile das escolas de samba e término às 5:30h do dia seguinte. Segunda-feira ínicio as 21:00h e término às 4:00h do dia seguinte e domingo início também as 21:00h e término ás 4:00h do dia seguinte.

– Fazer o controle na portaria do evento conforme designar a portaria expedida pelo Juízo da Vara da infância e da Juventude, no que diz respeito a entrada ou pemanência de menores de idade no evento.

Obrigações do Município

O município tem por obrigação, segundo o documento:

– Elaborar Estudo de Impacto de Vizinhança e submetê-lo a 1ª Pormotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba.

– Designar que a Vigilância Sanitária do município fiscalize o manuseio, qualidade e acondicionamento de alimentos comercializados no evento.

– Providenciar a limpeza das ruas no raio subsequente aos 50 metros do evento e que competem a LIESJHO.

Penalidades

Em caso de não cumprimento do termo firmado, haverá multa diária no valor de R$ 10 mil reais para cada inexecução.

Com informações Ministério Público Joaçaba/Eder Luiz

Começa hoje a matrícula dos aprovados no Sisu





Estudantes selecionados pelo Sisu podem fazer até 26 de janeiro a matrícula nas instituições públicas de ensino superior
Elza Fiuza/Agência Brasil

Começa hoje (22) o prazo para que os estudantes que conseguiram uma vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) façam a matrícula nas instituições públicas de ensino superior. As matrículas podem ser feitas até o dia 26.


Nesta etapa, cabe ao estudante selecionado verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram. A concorrência geral foi de 23,1 candidatos por vaga.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Nesta primeira edição de 2016 foram ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições.

Lista de espera

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular podem participar da lista de espera até o dia 29 de janeiro. Também pode participar da lista o candidato selecionado para o curso que escolheu como segunda opção. A adesão à lista de espera deve ser feita no portal do Sisu.

Para aderir, o estudante acessa o sistema e, em seu boletim, precisa clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao finalizar, o sistema emite uma mensagem de confirmação.

A convocação para matrícula dos candidatos em lista de espera começa no dia 4 de fevereiro. Na lista de espera, a convocação cabe às próprias instituições de ensino.

Agência Brasil

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

REGIÃO: Aeroporto de Caçador passará a oferecer linhas comerciais


Foto:Os voos em Caçador terão como rotas a capital, Florianópolis (SC), Campinas (S
P) e Lages (SC)/ Divulgação




Caçador contará em breve e novamente com voos comerciais. Na última semana o Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves recebeu a visita técnica do diretor institucional da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que deverá operar no município em seis meses aproximadamente. A morosidade no processo de reestruturação do aeroporto se deu pelo fato de que o local está sendo adequado às novas normas exigidas pela fiscalização dos aeroportos brasileiros.

A visita técnica teve como objetivo avaliar as condições de estrutura do Aeroporto em Caçador, informou o diretor Alan Rocha Liegel. "O diretor da companhia esteve aqui para ver como anda a questão de estrutura do aeroporto, que está passando pelos últimos ajustes de estrutura para operar. No final de março estaremos com o restante das adequações prontas para receber a avaliação dos órgãos competentes que deverão aprovar o funcionamento do aeroporto", revelou.

De acordo com Liegel, os valores das passagens serão viáveis. "Não existe uma tabela a seguir em relação ao valor das passagens, porém, eles serão acessíveis a região", complementou. Os aviões que deverão operar no município são do modelo ATR 72, de capacidade para 69 passageiros.

A procura por voos comerciais está cada vez maior no município, comentou o diretor. "Todos os dias recebemos dezenas de ligações de pessoas na procura de voos comerciais. Atualmente, o aeroporto mais próximo que opera voos comerciais é o de Chapecó", salientou.

Os voos em Caçador terão como rotas a capital, Florianópolis (SC), Campinas (SP) e Lages (SC). Existe a possibilidade de Curitiba (PR) vir a fazer parte desta lista, bem como outros municípios.

Com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras operando em Caçador estimasse que existam de um a dois voos diários no município. Atualmente o aeroporto de Caçador tem operado cerca de 15 a 20 voos diariamente, sendo eles voos particulares e de taxi aéreo com destinos a São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Navegantes.



Fonte: Jornal Extra


Quinta-feira tem aumento de nuvens no Estado e chuva fraca em algumas regiões



A quinta-feira terá sol com aumento de nuvens em boa parte do Estado. No Litoral e Vale do Itajaí há chance de chuva fraca no decorrer do dia. A temperatura permanece elevada em todas as regiões. Vento: sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco.

O sistema de alta pressão (massa de ar seco) em deslocamento para o oceano, favorece a entrada de umidade na faixa leste de SC.

Sexta-feira (22/01):

O sol aparece na maioria das regiões, acompanhado de mais nuvens na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, onde há condições de chuva fraca, especialmente ao amanhecer e período no noturno. 
Temperatura: elevada, em todas as regiões.

Secom/SC

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Semana com Sol e Calor em Santa Catarina


praiajaneiroEm Santa Catarina, a semana será de tempo firme com predomínio de SOL E CALOR, em todas as regiões. Uma excelente semana para quem quer aproveitar as férias no Estado catarinense.
A concentração das chuvas no Centro-Oeste e Sudeste do país, na altura do RJ e ES, favorece o tempo mais seco no Sul do Brasil. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é uma área de chuva onde o fluxo de umidade vindo da Amazônia é canalizado para o Centro-Oeste e Sudeste do país, prolongando-se pelo Oceano Atlântico. 
Laura Rodrigues – Meteorologista

REGIÃO: Fernando e Sorocaba, Bruno e Barreto e Sergio Reis na Expotílias 2016




Foto:Três shows nacionais movimentarão a ExpoTílias 2016

Três shows nacionais são as grandes atrações confirmadas até o momento para a IV Expotílias. O evento acontecerá de 22 à 24 de Abril no Parque de Exposições em Treze Tílias.

Na sexta-feira (22), a dupla sensação de 2015 Bruno e Barreto sobe ao palco trazendo hits conhecidos como é caso de “Farra, Pinga e Foguete”. No sábado (23), a dupla Fernando e Sorocaba, com um repertório consagrado animam a galera. Para fechar com chave de ouro, o renomado cantor Sérgio Reis sobe ao palco no domingo (25). “Sem dúvida, atrações para todos os públicos. Estamos muito felizes e, sem dúvida, será um grande evento”, afirmou o prefeito Mauro Dresch.
fonte:Caco da Rosa

Enxadrista fraiburguense vence Mestre Internacional e Mestre Fide no Floripa Open




                                 Ruan (lado direito da mesa central) duela com Vitor Carneiro

Aconteceu domingo (17/02) o II Floripa Open, Ruan Gonçalves foi o único fraiburguense a obter três vitórias. Venceu o fortíssimo Vitor Carneiro de São Paulo (diversas vezes campeão brasileiro em várias categorias, disputou 2 mundiais em 2015, nas categorias sub 18 na Grécia e sub 20 na Turquia e tem força de Mestre Internacional (MI).
O enxadrista fraiburguense surpreendeu novamente ao venceu o carioca Mestre Fide (MF) Dirceu Viana, Ruan mostrou boa forma obtendo duas vitórias conquistadas sobre dois mestres. Destaque também para o jovem talento João Pedro Baldissera, 12 anos, que venceu a atual campeã catarinense sub 18 Mariani Nazário de Criciúma.



Foto e informações da Fanpage do Xadrez de Fraiburgo

REGIÃO/Leia Aqui: A nova EDIÇÃO DO JORNAL VITÓRIA

A nova EDIÇÃO DO JORNAL VITÓRIA
Leia Aqui:257 - Janeiro de 2016
 

REGIÃO: Copercon e Bayer inovam com o programa de pontos


A valorização do cliente é a chave para a longa vida de um estabelecimento comercial, pois os clientes são, sem dúvida alguma seu maior patrimônio. 
A Copercon ao longo de seus 10 anos de história tem adotado esta filosofia na sua forma de gerir, e procura sempre estar agregando ao produtor e parceiro da empresa benefícios, e assim contribuir não apenas com produtos de qualidade, mas também com assistência técnica capacitada que supra as necessidades diárias na lavoura.
Pensando nisto, durante a safra 2015/2016 esta em vigência mais um benefício disponível ao amigo produtor que é o programa de pontos, parceria entre Bayer e Copercon.
Este programa consiste em premiar o cliente transformando o valor de suas compras em pontos que vão acumulando e podem ser trocados por diversos prêmios. Alguns clientes já começaram a recebe-los e muitos outros ainda serão beneficiados.
Já são 10 anos trabalhando lado a lado com o produtor, levando tecnologia, informação e benefícios, tornando esta parceria cada vez mais produtiva, tanto no campo quando pessoal. (Jornal Vitória)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

REGIÃO/Estrada: Jovens ficaram feridos em capotamento na SC 355



Foto:Veículo VW Saveiro era ocupada por um casal de jovens


Um grave acidente foi registrado na tarde de domingo (17) na SC 355 entre Arroio Trinta e Iomerê. De acordo com as informações, foi uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo uma VW Saveiro ocupada por um casal de jovens.

Segundo a Polícia Militar, o masculino estava dentro da Camionete, porém, respirava normalmente. A jovem que estava com ele, já estava fora do veículo e com poucos ferimentos. O Corpo de Bombeiros e o SAMU estiveram no local, realizaram os procedimentos de primeiros socorros e conduziram as vítimas para receber atendimento médico.

Com informações do Portal Espião Notícias /via Cacoda Rosa


Semana começa com tempo firme e predomínio de sol em Santa Catarina



Nesta segunda-feira, o tempo permanece seco com predomínio de sol em Santa Catarina. Temperatura amena durante a noite, nas áreas serranas. Em rápida elevação durante o dia, em todas as regiões. Vento: Nordeste, fraco. As informações são da Epagri/Ciram

TANGARÁ: Alvará de funcionamento 2016



Créditos: Anne Arithuza Alves
Os alvarás de funcionamento das empresas de Tangará já estão disponíveis no Setor Tributário da Prefeitura ou por meio do site www.tangara.sc.gov.br no link Cidadão Web, a informação foi prestada pela fiscal do Setor Tributário Camila Bruns. Conforme explicou a fiscal, as empresas, empresários individuais, microempreendedores entre outros que exercem uma atividade econômica necessitam ter o alvará de licença e localização para poder funcionar, respeitadas ainda as normas relativas a horário de funcionamento, zoneamento, edificação, higiene sanitária e segurança pública. A data de vencimento das taxas é 29 de fevereiro, portanto, as guias precisam ser emitidas antes do vencimento, para evitar juros e multas. Camila destaca que após o pagamento das guias os empresários necessitam passar no Setor Tributário com a documentação da Vistoria aprovada pelo Corpo de Bombeiros, para então retirar os alvarás de funcionamento e sanitário.

Camila Bruns recorda ainda que os alvarás têm ser fixados na empresa em local visível e de fácil leitura ao público. As empresas que não estão em atividade devem procurar o setor tributário para dar baixa e evitar possíveis transtornos.

O horário de atendimento até o dia 31 de janeiro na Prefeitura de Tangará é das 07h às 13h. O telefone para contato é 3532-1522 Ramal 211, diretamente no setor tributário.

Para facilitar a vida do contribuinte, o departamento tributário do município, informa que, os boletos devem ser emitidos através do link:

https://e-gov.betha.com.br/cidadaoweb3/03014/rel_guiadiversas.faces

Os alvarás de funcionamento das empresas de Tangará já estão disponíveis no Setor Tributário da Prefeitura ou por meio do site www.tangara.sc.gov.br no link Cidadão Web, a informação foi prestada pela fiscal do Setor Tributário Camila Bruns. Conforme explicou a fiscal, as empresas, empresários individuais, microempreendedores entre outros que exercem uma atividade econômica necessitam ter o alvará de licença e localização para poder funcionar, respeitadas ainda as normas relativas a horário de funcionamento, zoneamento, edificação, higiene sanitária e segurança pública.

A data de vencimento das taxas é 29 de fevereiro, portanto, as guias precisam ser emitidas antes do vencimento, para evitar juros e multas. Camila destaca que após o pagamento das guias os empresários necessitam passar no Setor Tributário com a documentação da Vistoria aprovada pelo Corpo de Bombeiros, para então retirar os alvarás de funcionamento e sanitário.

Camila Bruns recorda ainda que os alvarás têm ser fixados na empresa em local visível e de fácil leitura ao público. As empresas que não estão em atividade devem procurar o setor tributário para dar baixa e evitar possíveis transtornos.

O horário de atendimento até o dia 31 de janeiro na Prefeitura de Tangará é das 07h às 13h. O telefone para contato é 3532-1522 Ramal 211, diretamente no setor tributário.



Para facilitar a vida do contribuinte, o departamento tributário do município, informa que, os boletos devem ser emitidos através do link:



https://e-gov.betha.com.br/cidadaoweb3/03014/rel_guiadiversas.faces