terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Em Tangará o projeto da Rádio Comunitária


O projeto da Rádio Comunitária surgiu da necessidade da comunidade ter um canal de comunicação neste sentido um grupo de lideranças da região do contestado realizaram muitos espaçosos de debates, estudos e visitas a regiões para conhecer a experiência de comunidades onde já tinham em funcionamento rádios livres pois na época não tinha legislação. Esta modalidade Radiofônica era conhecida como Rádios livres. Em Tangara as primeiras reunião aconteceram no segundo semestre do ano de 1996 em sendo decidido por fundar uma Associação para coordenar todo este processo. No dia 28 de fevereiro de 1997 foi fundada a Associação Cultural Comunitária Amigos de Tangará, sendo apresentada pelo senhor Roberto Bohnenberger, a proposta da criação de uma rádio Comunitária. Foi marcada uma nova Assembleia para dia 8 de maio com a finalidade de debater o regimento interno da Radio Comunitária e definido o nome Radio Comunitária tangaraense. 
A Associação Cultural Comunitária Amigos de Tangara tem por objetivo a democratização da comunicação por meios próprios e alternativos, a valorização da Cultura, a defesa dos direitos humanos segundo os conceitos da ONU e a promoção do desenvolvimento social sustentável e do espirito comunitário. 
O pedido ao Ministério de estado das Comunicações de solicitação de demonstração de intercede para serviço de radiodifusão comunitária protocolada em 7 de Janeiro de 1999. 
Foram longos anos de reivindicação e articulações e no dia 20 de Março de 2009, portanto uma década depois foi conquistada pela comunidade tangaraense a a outorga para explorar o serviço de Radiodifusão comunitária pelo canal 200 na frequência de 104, 9 FM, no município de Tangara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário