quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Previsão do Tempo - 3 meses - Fevereiro, Março e Abril de 2016


Chuva acima da média e noites mais quentes em SC
El Niño enfraquece entre o fim do verão e inicio do outono






Fim do verão e início do outono: 20/03 à 01h30min




Para o mês de fevereiro a previsão de chuva acima da média para a região Oeste e próxima a média para o restante do Estado. O mês deve seguir o padrão característico de verão, com pancadas de chuva, mais concentradas no período da tarde e noite, associadas ao aquecimento da tarde. Nos meses de março e abril a previsão é de chuva acima da média para todas as regiões, sobretudo no Oeste.

Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):
Em fevereiro, as frentes frias passam rapidamente pelo litoral catarinense e continuam frequentes as chuvas de verão, localizadas e de curta duração, commédia mensal de 150mm a 190mm do Oeste ao Planalto. No Litoral e Vale do Itajaí, os valores mensais de chuva esperados ficam próximos dos 200 mm.Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. Em março e abril, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 110 mm a 170 mm, no Estado.

Em relação à temperatura a previsão é de temperatura próxima a acima média climatológica, no trimestre. Especialmente as temperaturas mínimas, que ocorrem no período noturno e início da manhã, estarão mais elevadas em relação ao que seria esperado para o período. Em fevereiro e primeira quinzena de março com o regime de verão estabelecido, o calor deve predominar em períodos mais prolongados e não se descarta a possibilidade de uma ou outra onda de calor. No fim de março e em abril começam a chegar as primeiras massas de ar frio, porém neste inicio de outono não há previsão de frio intenso, devido a influência do El Niño.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

O monitoramento das condições oceânicas indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, com valores pontuais acima de 4,0ºC como mostram as Figuras 1 e 2, indicando a persistência do El Niño com forte intensidade. O consenso dos modelos de previsão climática indica a continuação do fenômeno no trimestre, mas com enfraquecimento entre o fim do verão e inicio de outono.



Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa (2015) e no outono do ano seguinte (2016), se houver continuidade do fenômeno. 



Epagri/ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário