sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Coluna Sociedade e Politica nº 025 – publicada na Agência Comunidade, Jornal Vitória, Blog da PJR – PJMP e Blog Esportes em Debates, edição de 29-01-2016.





Recesso Sabático...

No ultimo mês os leitores e leitoras da Agência Comunidade, Jornal Vitória, Blog da PJR – PJMP e do Blog Esportes em Debates, não tiveram contato com essa coluna, pois este colunista fez um recesso sabático, o qual foi motivado por este ano ser eleitoral, o que exigirá muito de todos/as nós. 



Campanha da Fraternidade I

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 é organizada e promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Este órgão é composto pelas seguintes igrejas: A Igreja Católica Apostólica Romana; A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; A Igreja Presbiteriana Unida do Brasil; e A Igreja Sirian Ortodoxo de Antioquia. Além dessas Igrejas três organizações participaram na Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), a Visão Mundial e a Aliança de Batistas do Brasil.



Campanha da Fraternidade II

O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 é: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24). 



Campanha da Fraternidade III

São oito objetivos específicos da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, os quais demonstram a preocupação com o saneamento básico no Brasil:

a) Unir Igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico;

b) Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico;

c) Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água;

d) Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico;

e) Acompanhar a elaboração e a execução dos Planos Municipais de Saneamento Básico;

f) Desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço conjunto;

g) Denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado;

h) Desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas.



Campanha da Fraternidade IV

O vídeo da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 pode ser acessando pelo link: www.youtube.com/watch?v=whXbJC3ogqs



Sugestões e críticas

As críticas e sugestões de temas a serem comentados na Coluna Sociedade e Politica devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário