segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

REGIÃO: Mais de 750 pessoas prestigiaram a 16ª edição do Boi no Rolete em Tangará



O Rancho Moinho Velho (localizado na Linha Duas Pontes a cinco minutos de carro do centro de Tangará) foi o cenário neste domingo (24/01) para a 16ª Festa do Boi no Rolete, conforme os organizadores mais de 750 pessoas almoçaram no local proveniente de vários municípios da Região do Contestado e de outras regiões de Santa Catariana, além de visitantes do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, também marcaram presença dois argentinos da província de Mendonça e um colombiano.

Ainda segundo os organizadores foram assados dois bois, totalizando 585 quilos de carne de gado, também foram servidos mais 75 quilos de carne de frango, 35 quilos de carne de javali, 30 quilos de carne de ovelha e outros 30 quilos de linguicinha, além de pão, farofa, salas de repolho, tomate e alface.

À tarde o público disfrutou das apresentações musicais do grupo Balanço da Vaneira e para as crianças foram disponibilizados os já conhecidos e requisitados brinquedos inflados.

Para Nei Galafassi (um dos organizadores do evento e sócio proprietários do Rancho Moinho Velho), a Festa do Boi no Rolete abre oficialmente o calendário de eventos do município de Tangará a 16 anos, e a edição desse ano foi um sucesso devido às parcerias e ao planejamento feito, o que proporcionou a vinda de pessoas de pelo menos 05 estados do Brasil, de 25 municípios e de 03 países.

“Foi o empenho e a determinação de um grande numero de amigos e amigas que garantiram a realização do evento, agradecemos a todos/as e dedicamos a eles/as o sucesso da edição de 2016 da Festa Boi no Rolete”, comenta Galafassi.

No Rancho Moinho Velho, além da gastronomia italiana, é possível saborear a verdadeira comida “campeira” em um restaurante rústico com decoração que lembram os antigos bolichos de campanha. No local o visitante encontra ampla área para camping, trilhas ecológicas, pesca esportiva e área para pouso de praticantes de voo livre. A pousada dispõe de apartamentos aconchegantes com toda a infraestrutura, muita tranquilidade em meio à natureza e o atendimento familiar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ranchomoinhovelho@hotmail.com ou pelo fone: (0**49) 3532 – 1545.



Histórico do boi no rolete

A Festa Nacional do Boi no Rolete foi instituída oficialmente pela Câmara Municipal de Vereadores de Marechal Cândido Rondon – PR, no dia 27 de novembro de 1978. Todo ano na ocasião das festividades do aniversário do município, é realizada a Festa, sendo assado o número de bois conforme a idade do município.

O Boi no Rolete é assado inteiro, é utilizado geralmente um boi de aproximadamente 250 a 350 quilos já limpo, sem a cabeça e partes internas. É injetado o tempero utilizando uma bomba de pressão. É construída uma churrasqueira grande com 4 ou 6 locais para colocar o carvão e sobre essa churrasqueira, é colocado uma cúpula de metal, simulando um forno. O tempo necessário para assar o boi no rolete é aproximadamente 16 horas. A carne é servida com saladas verdes e outros acompanhamentos.

Em Tangará a festa surgiu em 2000, quando um grupo de amigos/as conheceu a experiência da cidade de Rolândia – PR e treze dias após retornar ao município realizou a 1ª edição da Festa do Boi no Rolete no meio oeste catarinense.

para visualizar as fotos clique aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.885519164894684.1073741847.496644193782185&type=3




Por Jilson Carlos Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário