sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Câmara de Vereadores de Tangará realiza primeira sessão do ano




A Câmara de Vereadores de Tangará realizou na noite desta quarta-feira (10) a primeira sessão ordinária do mês fevereiro, a primeira do ano de 2016.

Cinco Projetos de Lei deram entrada na Casa Legislativa:

Projeto de Lei n.º 001 "FIXA O SUBSÍDIO DO PREFEITO, VICE-PREFEITO E DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARA A LEGISLATURA 2017 A 2020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Projeto de Lei n.º 002 "FIXA SUBSÍDIOS DOS VEREADORES PARA A LEGISLATURA 2017 A 2020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Projeto de Lei n.º 003 "CONCEDE REVISÃO GERAL ANUAL NOS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Projeto de Lei n.º 004 "AUTORIZA A SUPLEMENTAÇÃO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE TANGARÁ QUE ESPECIFICA".

Projeto de Lei n.º 005 "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER REVISÃO GERAL ANUAL AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, AOS DETENTORES DE MANDATO ELETIVO E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS".

Na palavra livre o Vereador Gilvanio Pontel inicialmente deu boas-vindas a todos e solicita que se encaminhe um ofício ao Executivo Municipal pedindo para que seja realizada uma melhoria urgente na estrada da Linha Zortea, localizada na Comunidade da Linha Lurdes, que se encontra em condições precárias e trazendo prejuízos, pois houve o tombamento de um caminhão de suínos. Pontel também comentou que logo se iniciará o período de aulas no Passo da Felicidade e perto de onde houve o acidente citado anteriormente possui um precipício e os moradores dessa localidade, principalmente os pais e mães das crianças, estão pedindo para que seja tomada uma providência sobre essa estrada, sendo assim, o Vereador solicita um ofício para que seja feita uma vistoria no local já que haverá circulação de crianças e podem ocorrer acidentes.

Pontel também solicita que se encaminhe um ofício ao Departamento de Trânsito de Tangará (DETRANTAG) para estudar a possibilidade de realizar um estacionamento apenas de um lado na Rua Irmãos Marins, no bairro Cohab, pois os moradores reclamam que quando há dois carros estacionados um em cada lado da rua não há como passar pelo fato de ser estreita.

O Vereador solicita que se encaminhe um ofício ao Executivo Municipal para averiguar a limpeza do cemitério e a questão do portão de entrada do mesmo que está de difícil acesso. Pontel também gostaria de informações sobre quem é o responsável pelo Programa Nacional de Controle da Dengue no município.

A Vereadora Fernanda Dalmolin também ressaltou a importância da comunidade nas sessões, e solicita o encaminhamento de um ofício para que haja melhoria na estrada da Linha São Paulinho. A Vereadora ressaltou que na Rua Teófilo Kuhn, perto da Casa Lar, agora com o início das aulas a estrada possui maior circulação de crianças e os carros estão trafegando em alta velocidade, sendo viável providenciar uma contenção física para impedir que haja acidente.

A Vereadora Zeila Albiero deseja um ano de muita paz para todos, e solicita a Secretaria de Obras manutenção na estrada entre a Linha Bevilaqua e Leãozinho, pois possui um atolador em frente à residência do senhor Pirolli, sendo que a situação é precária e veículos de carga não conseguem trafegar.

O Vereador Cezar Comachio pediu que fosse encaminhado um ofício ao Executivo solicitando informação sobre a regulamentação do terreno do cemitério. O Vereador também comentou sobre as pessoas da comunidade que vieram à Casa Legislativa, pacificamente reivindicando seus direitos, e espera que durante o ano todo haja participação da população.

O Vereador Pedro Magnagnagno na ocasião comentou sobre os diversos caminhões atolados nas estradas do interior, pois não está havendo manutenção nas estradas. Segundo o Vereador, ele mesmo utilizou do seu maquinário para tapar alguns buracos perto da sua residência em Santa Rosa, pois não tinha condições de trafegar na estrada. Magnagnagno também mencionou os acidentes ocorridos nas comunidades do interior e também o fato de que veículos de cargas não conseguem levar o seu produto até o destinatário, devido ao fato das estradas estarem precárias. "É lamentável para o agricultor que paga seus impostos e não recebe a importância merecida, nem mesmo a manutenção antecipada, trazendo prejuízos financeiros" afirma o Vereador. Magnagnagno na oportunidade solicita um ofício para o Executivo Municipal para que seja feita manutenção na estrada que liga Gramado dos Santos à Marari e Leãozinho.

O Vereador Magnagnagno gostaria de entregar um ofício pessoalmente ao Governador Raimundo Colombo, que estará presente Inauguração da Subestação da Celesc de Tangará, viabilizando a limpeza da rede elétrica e alertar o que ocorre no município, pois em dias de chuva alguns moradores no interior ficam sem energia elétrica causando prejuízos financeiros para os produtores, principalmente os que possuem aviário. O Vereador também pede que haja esclarecimentos sobre o licenciamento de cascalheiras, para poder trabalhar com mais segurança.

A Presidente Girlene deseja um feliz 2016 para todos e convida a comunidade para participarem em todas as sessões. Girlene comentou sobre um terreno que a princípio se fez uma lei referente a uma permuta, e essa permuta não houve entre o município de Tangará e o Senhor Etori Marin. Com o falecimento do Senhor Etori na semana passada, a Presidente gostaria de informações sobre a atual situação da lei municipal, que está aprovada e que não se realizou, já que é um investimento considerável em cima de uma propriedade particular. Girlene pede que seja solicitado por ofício qual será o procedimento do município para legalizar esse recurso.

Nada mais havendo a Presidente Girlene Borsoi encerrou a presente sessão e convocou os vereadores para a próxima, marcada para o dia 15 de fevereiro às 19h30.



Fonte: Assessoria da Câmara

Um comentário:

  1. Eas estradas de São miguel ninguem fala , ha acho que não temm vereador que passa por lá,

    ResponderExcluir