quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Xadrez de Fraiburgo conta com um Mestre Fide



A participação do Xadrez de Fraiburgo na 2ª edição do Floripa Open Internacional, conquistando ótimos resultados foi motivo de vários elogios por parte de pais, mães e professores de todos os cantos do Brasil, direcionados aos enxadristas da terra que é considerada um dos berços do Contestado. “Nosso xadrez evolui e fica cada dia mais conhecido em Santa Catarina, no País e até Internacionalmente”. Afirmam os coordenadores da modalidade.
Quem entrou nessa caminhada, e vem fortalecendo o xadrez fraiburguense é o MF-Mestre Fide Lucas Aguiar Cunha (foto ao lado), brasiliense que está morando em Fraiburgo e auxiliando no aperfeiçoamento dos xadrezistas do município.
Além do Floripa Open, Lucas ainda disputou mais três eventos em janeiro. Jogou o Torneio Fechado Magistral Cordioli também em Florianópolis, depois foi para Nova Petrópolis/RS disputar os Abertos do Brasil de Xadrez Rápido e Blitz. No total foram 16 dias em competição, representando e levando o nome de Fraiburgo.
No Magistral Cordioli, com apenas 10 enxadristas, valendo norma para MI-Mestre Internacional, Lucas conquistou a 3ª colocação com 6 pontos em 9 rodadas (5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas), ficando atrás de dois Mestres Internacionais, um argentino e um sérvio. Cunha, lutou muito pela sua 1ª norma de Mestre Internacional até a última rodada, porém ainda não foi dessa vez.
Já no Aberto do Brasil de Xadrez Rápido, o Mestre Fide Fraiburguense conquistou o vice-campeonato, empatado com mesmo número de pontos com o campeão, o Mestre Internacional mineiro Roberto Molina, ambos fizeram 8 pontos (7 vitórias e 2 empates), porém Lucas perdeu nos critérios de desempate. Disputou 9 partidas com duração máxima de 40 minutos cada. Na versão Blitz do mesmo torneio, Aguiar foi vice-campeão novamente, disputou 11 partidas com duração máxima de 10 minutos e conquistou 9,5 pontos (9 vitórias, 1 empate e 1 derrota).
O Mestre Fide, já tem um novo compromisso marcado, dias 13 e 14 de fevereiro disputará o XIV Torneio Internacional Festa da Uva em Caxias do Sul/RS, evento que oferecerá R$ 22 mil em premiação e contará com a presença ilustre do 2º melhor jogador do mundo, o Grande Mestre Veselin Topalov.
“Na lista de 1º de fevereiro do ranking da FIDE, Lucas aparece com 2327 pontos. Que essa longa e persistente caminhada do Lucas rumo ao título máximo do xadrez, título de Grande Mestre, inspire os enxadristas Fraiburguenses em busca de títulos de Mestre Nacional, Fide, Internacional e Grande Mestre”. Finaliza a coordenação da ACXF - Associação Clube de Xadrez Fraiburgo.


Curiosidades
Um mestre de xadrez nada mais é que uma graduação do esporte. Ao passo que toda organização tem suas hierarquias, como em um ensino acadêmico, por exemplo, (bacharelado, mestre, doutorado etc.) no xadrez não é diferente. Desde 1970 existe a classificação abaixo:
MN-Mestre Nacional: 2200 pontos ranking Internacional (Fide);
MF-Mestre Fide: 2300 pontos;
MI-Mestre Internacional: 2400 pontos, mais 3 normas;
GM-Grande Mestre: 2500 pontos, mais 3 normas. 


Fotos: Perfil do atleta no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário