quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade Sessão destaca desafio do saneamento básico no Brasil
















Em uma sessão especial, na noite de terça-feira (23), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina deu destaque ao tema da Campanha da Fraternidade 2016, “Casa Comum, nossa responsabilidade”, cujo enfoque é o saneamento básico. Organizada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha é quarta realizada de forma ecumênica.


Conforme o deputado Padre Pedro Baldissera, que propôs a sessão, a ideia é dar publicidade ao tema da Campanha, como forma de auxiliar na mobilização da comunidade para que assuma o debate do saneamento básico. “A questão envolve o poder público, no entanto, é preciso que as comunidades se organizem e passem a participar ativamente das discussões. A gestão precisa ter esta participação, porque a falta de saneamento não é só um problema ambiental, mas um problema social”, destacou Padre Pedro. 


Para o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, o caráter ecumênico da Campanha da Fraternidade de 2016 demonstra o espírito coletivo que envolve o tema do saneamento. “A justiça, igualdade, o amor ao próximo, isto é colocado dentro deste debate. Esperamos que nossas comunidades consigam mobilizar as famílias para aprofundar todas as questões que envolvem um problema que é atual e grave”, afirmou Jönck.


O professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutor em gestão social da água, Daniel da Silva, apresentou um quadro do problema do saneamento básico no Brasil. “Temos menos de 20% de esgoto tratado em Santa Catarina e estamos perdendo a ideia de uma cultura do cuidado com o que hoje nos garante a vida”, afirmou Silva, que também destacou a importância da encíclica Laudatto Si, divulgada pelo Papa Francisco em agosto e que aborda a questão ambiental a partir de uma ótica social. “É um documento que a própria academia tem dedicado análise”, observou.


Durante a Sessão, a Assembleia Legislativa entregou placas em homenagem às Igrejas Presbiteriana Independente, Católica Apostólica Ortodoxa, Evangélica de Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana no Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, entre outras entidades.


assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário