segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Emoções, aprendizados e experiência de um fraiburguense na Serie A do Campeonato Catarinense de Futebol





O 1º turno do Campeonato Catarinense de futebol 2016, esta chegando ao fim. Um fraiburguense estreou na narração dos jogos da Primeira Divisão do Catarinão, para fazer um balanço dos jogos narrados, emoções e experiências vividas o Blog Esportes em Debate, fez uma entrevista especial e exclusiva com o comunicador Jonatam Cordeiro (foto ao lado).


Blog: Como tem sido para você um comunicador vindo do interior do estado, integrar/coordenar a equipe de esportes da Rádio Clube de São João Batista? Quem faz parte da equipe esportiva?
Parte da equipe esportiva da Radio Clube
Jonatam: Olá aos leitores e leitoras do Blog Esportes em Debate, primeiramente quero dizer que é uma honra estar participando deste canal da internet, ao qual tenho um carinho e respeito muito grande pelo belo trabalho que faz junto à sociedade, divulgando e levando a informação séria daquilo que realmente interessa para a comunidade. Fico feliz em poder contar um pouco deste desafio, mas ao mesmo tempo um sonho que está se realizando em minha vida, no começo confesso que não foi fácil, pois agora é futebol profissional e a dedicação começa já dias antes, pois 

precisamos estudar e buscar informações na história e também atuais sobre as equipes, estádio e arbitragem, depois vem o cuidado com a concentração durante a partida, a adaptação de conviver em espaços reduzidos com grandes nomes de emissoras famosas no começo isso me deixou um pouco acanhado, mas graças a DEUS tenho uma equipe dedicada que me auxilia em tudo. Hoje a equipe de esportes da Rádio Clube é composta pelo experiente repórter esportivo José Hoffmann, com profunda experiência no meio esportivo, nos comentários tenho ao meu lado o ex árbitro da CBF Sérgio Roberto Machado, nossa equipe também conta com o talento do técnico Romualdo Barão, nosso coordenador esportivo é o Jardel Laurenttino e temos a direção de Camilla Klein e Silvio Eccel além é claro de mim nas narrações.


Blog: Que emoções foram vividas nas narrações dos jogos da Serie A do Campeonato Catarinense? Quais os jogos que você narrou neste primeiro turno?
Jonatam: Olha as emoções são muitas mesmo, haja visto que este ano o Catarinense está muito equilibrado, nas suas primeiras rodadas e isso faz com que cada jogo seja disputado como uma verdadeira final, pois as equipes sabem da importância de vencer e com os placares geralmente muito apertados sem dúvida estamos vivendo grandes emoções neste primeiro turno. Nós pela proximidade com a cidade de Brusque temos acompanhado o Brusque Futebol Clube e estamos cobrindo todos os jogos dentro e fora de casa, já passamos por Florianópolis em jogo contra o Figueirense na primeira rodada quando fiz minha estreia na serie A, depois em casa no estádio Augusto Bauer contra o Criciúma e daí viajamos até Jaraguá do Sul, quando o Brusque enfrentou o Metropolitano no jogo da estreia do jogador ex-Flamengo Léo Moura, posteriormente o Brusque voltou a jogar em seus domínios agora contra o Camboriú e agora na ultima partida contra a Chapecoense, claro que é certo falarmos que ainda temos para encerrar o turno o jogo contra o Avaí neste sábado dia 20, dia 24 em casa contra o Guarani de Palhoça, depois no dia 28 o Brusque enfrenta em Lages o Internacional e dia 02 fecha o primeiro turno em casa frente ao Joinville.


Final da 2ª Divisão do Catarinense 2015

Blog: Ano passado você narrou os jogos da segunda divisão do Catarinão, inclusive narrado a final vencida pelo Brusque. Das partidas narradas até o momento na primeira e segunda divisão, qual a mais emocionante? Por quê?
Jonatam: Olha sem sombra de dúvidas, o jogo da decisão da segunda divisão do Catarinense vendo o estádio Augusto Bauer totalmente lotado, com capacidade total, o torcedor gritando é campeão foi algo que será simplesmente inesquecível, mas a estreia no catarinense 2016 quando coloquei a planta dos meus pés na Orlando Scarpelli e vi toda a paisagem do estádio fiquei por alguns minutos em silêncio na cabine apenas observando e vendo a grandiosidade do estádio, que para mim era algo novo visto antes só por fotos, certamente foi e será algo que não esquecerei, me ver no meio da crônica esportiva conversando, trocando ideia com narradores, repórteres de rádios e TV’s que antes só conhecia pela voz ou pela tela de televisores, agora estavam ali juntos ao meu lado, saber que em meio a tantos profissionais de qualidade sou um privilegiado por DEUS para fazer aquilo que mais gosto, e isso certamente faz com que a figuração da série A seja melhor pela divulgação e pelos jogos que envolvem times de série A do Brasileirão e com investimentos muito grandes em jogadores, o que eleva e muito no nível técnico dos jogos, por isso estou gostando da série A, pelo brilho e destaque que existe.


Blog: Quais são as experiências vividas e aprendizados conquistados, narrando os jogos do futebol profissional catarinense?
Jonatam: Sabe, hoje creio que estou num grande momento da minha vida, mas isso se deve a uma grande oportunidade que recebi da Rádio Clube de São João Batista, através dos seus diretores Silvio Eccel e Camila Klein e o nosso coordenador Jardel Laurenttino para acompanhar o campeonato catarinense, aqui o esporte é tratado de uma forma lúdica, nos divertimos um pouco com os acontecimentos, sem perder o lado jornalístico. Acredito que tive um avanço super legal do ponto de vista profissional, nossa convivência no dia a dia ajuda muito, pois hoje fazendo a cobertura profissional temos mais obrigações, mais responsabilidades e é nesses momentos que observamos o quanto podemos evoluir. Posso dizer que está sendo muito gratificante viver essa experiência. Sinto-me muito à vontade nas transmissões, mantendo meu estilo e, obviamente, buscando aliá-lo ao que a emissora propõe. Agora o que fiquei muito feliz foi quando percebi a repercussão positiva desse primeiro trabalho no catarinense e creio que esse se deu ao bom trabalho que fiz no passado em Fraiburgo. E talvez o maior aprendizado, foi saber que tenho bons amigos e isso só motiva a permanecer sempre em busca de evolução e novos desafios.




Blog: Quais os desafios de sua carreira de narrador esportivo para 2016 e para os próximos anos?
Fraiburguense nascido no Faxinal dos Carvalhos
Jonatam: Olha o projeto que a Rádio Clube tem é muito bom, e graças ao empenho de toda a equipe temos conseguido atingir o objetivo da emissora, temos ganhado uma proporção muito grande na região e pelo estado com o catarinense e é claro, sinto-me orgulhoso de estar junto com essa equipe campeã, por isso agora nosso empenho é continuar firmes no campeonato todo, é importante destacar o esporte amador aqui onde fazemos a cobertura total de toda a região que engloba mais de 4 municípios e como sempre falei sou um apaixonado pelo esporte amador, mas a emissora tem um planejamento de darmos continuidade com o projeto das transmissões acompanhando as equipes catarinenses do campeonato brasileiro e isso é claro que empolga e nos deixa feliz, em ser um colaborador de uma empresa que acredita em seus profissionais, e quer mostrar sua marca não só ao estado, mas também a todo o país. Sobre o futuro tenho vários sonhos, mas também gosto muito de reconhecimento e amizade, e hoje estou muito feliz onde estou, acho que isso é o que realmente importa, então faço no presente, sem pensar no futuro e deixo que DEUS cuide dele pra mim.


Jonatam Cordeiro e Sergio Roberto comentarista


Blog: Espaço aberto para suas considerações finais...

Jonatam: Agradeço o espaço dado pelos editores do Blog Esportes em Debate. Parabéns pelo trabalho de divulgar o nosso esporte seja amador ou profissional, e é claro divulgar os mais diversos assuntos que bem informam nossa comunidade. A minha mensagem é a de ter perseverança e nunca desistir de lutar de forma honesta pelos seus sonhos, por mais obstáculos que possam aparecer. Superar cada um deles nos torna maior, como pessoa principalmente. E na vida, sempre foi em momentos difíceis, de incertezas, que apareceram pessoas que me faz acreditar em anjos. Pessoas especiais, evoluídas e com a missão neste plano de sempre ajudar. Hoje, mais do que nunca, tenho orgulho de falar da terra de onde nasci, falar aos meus amigos e contar histórias do meu Faxinal dos Carvalhos, da Macieira, Liberata e do bairro São Luís onde cresci. Se parar por aqui já valeu a pena, mas sei que muito mais vem pela frente, é bom poder dizer que venho de uma terra abençoada que tem vários talentos, que precisa ser mais valorizados, a todas e todos que estão na torcida por mim, deixo o meu: Muito Obrigado e até uma próxima! Ah, e nunca esqueçam: “Esporte é vida, droga é morte, você é quem decide”. Abraço a todos e todas!

Fotos: Arquivo Pessol
envio: esportes em debate

Um comentário: