quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Corrida Rústica dos 70 anos de Tangará - SC



Durante as festividades dos 70 anos de Tangará acontecerá corrida rústica no dia 18. A partir das 9 horas, a concentração e chegada será no ginásio municipal, o trajeto principal terá 4 km e a premiação será de: 1º a 7º lugar em dinheiro e medalhas. 

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, Clique aqui - no valor de R$ 20,00, e os tangaraenses que comprovarem residência serão isentos desta taxa. 
Atenção: moradores de Tangará também poderão fazer inscrições na hora.

Serviço público de SC terá nove feriados e quatro pontos facultativos em 2018


Calendário vale para servidores da administração direta, autarquias e poder executivo estadual.



Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis.
(Foto: James Tavares/Secom )

O Governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial de terça-feira (30) a relação de feriados oficiais e pontos facultativos para os servidores estaduais deste ano.


Ao todo, são nove feriados e quatro pontos facultativos durante o ano. De acordo com o governo, os serviços públicos essenciais serão mantidos nessas datas, quando devem ser feitas escalas de plantão.


O governo ainda afirma que os pontos facultativos do municípios e do Governo Federal não se aplicam aos órgãos estaduais.


São contemplados com os feriados os servidores da administração direta, autarquias e fundacional do poder executivo estadual.


Confira os feriados e pontos facultativos de 2018

12 de fevereiro, segunda-feira: Carnaval (ponto facultativo)
13 de fevereiro, terça-feira: Carnaval (ponto facultativo)
14 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas: ponto facultativo até as 13 horas
30 de março, sexta-feira: Paixão de Cristo (feriado nacional)
21 de abril, sábado: Tiradentes (feriado nacional)
1º de maio, terça-feira: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
31 de maio, quinta-feira: Corpus Christi (ponto facultativo)
11 de agosto, sábado - será transferido para o domingo subsequente: Data Magna do Estado de Santa Catarina (feriado estadual)
7 de setembro, sexta-feira: Independência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubro, sexta-feira: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
2 de novembro, sexta-feira: Finados (feriado nacional)
15 de novembro, quinta-feira: Proclamação da República (feriado nacional)
25 de dezembro, terça-feira: Natal (feriado nacional)

Por G1 SC

TANGARÁ: 5ª Fecauva contará com mais de 50 expositores



Em fevereiro acontece a 5ª Fecauva, uma feira multisetorial que integra as comemoração dos 70 anos de Tangará. O presidente da Comissão Central Organizadora, Alan Santos, detalha que a feira tem entrada franca, estará aberta nos dias 16, 17 e 18, na sexta-feira no horário das 19 às 22 horas, no sábado das 10 às 24 horas e no domingo das 10 às 18 horas. Além de empresas e comércios contará com a participação da agricultura famíliar. Serão mais de 50 expositores de Tangará e região.

Nas mesmas datas estão programadas atrações musicais, nos dias 16 e 18 serão shows gratuitos, apresentações de Acústicos e Valvulados, Mayck e Rey e Hugo e Tiago.

No Sábado (17) além do show gratuito de Adson e Alana, a grande atração da festividade serão os shows de João Neto e Frederico e de Naiara Azevedo. Para esta noite haverá a cobrança de ingressos, os quais inclusive já estão disponíveis para a venda online, no site TicketMais, e em vários pontos de venda na região.
(Rádio Tangará)

TANGARÁ: Audiência Pública sobre Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana

Na próxima quarta-feira, 07 de fevereiro, será realizada uma audiência pública para apresentar a metodologia de trabalho para a revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Tangará. O encontro, promovido pela prefeitura, acontecerá no centro de Múltiplo Uso, a partir das 19 horas.
O Plano Diretor é um instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano.

Clique aqui e preencha o formuário sobre a revisão do Plano Diretor
Clique aqui  para responder o formulário sobre mobilidade urbana

(com informações do jornalismo Tangará AM)

PINHEIRO PRETO: Prefeitura lança edital para bolsas de estudos


Créditos: Prefeitura de Pinheiro Preto
A Prefeitura de Pinheiro Preto, através da Secretaria da Educação Cultura e Esportes, abriu às inscrições aos novos estudantes, referente ao primeiro semestre de 2018, para o Programa de Concessão de Bolsas de Estudos à residentes no município, na forma que dispõe a Lei Municipal nº 1.200, de 22 de março de 2006 e Decreto 4.756 de 23 de janeiro de 2018. O edital completo você encontra clicando no endereço abaixo:

Taxa de desemprego no país fecha 2017 em 12,7%



A taxa de desemprego média de 2017 ficou em 12,7%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD Contínua), divulgados hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, a taxa havia ficado em 11,5%.

Analisando-se apenas o último trimestre do ano, a taxa ficou em 11,8%. A taxa do terceiro trimestre de 2017 havia ficado em 12,4%. Já a taxa do último trimestre de 2016 havia sido de 12%. (Agência Brasil)

NA POLÍTICA: De olho na Presidência, Collor ainda terá a 'velha astúcia'?

Além de ser réu em processos de corrupção, eventual campanha do senador terá de enfrentar a fúria dos que tiveram suas economias surrupiadas pelo plano econômico que levou seu nome

por Helena Sthephanowitz

ANTÔNIO CRUZ/EBC/FOTOSPÚBLICAS



Após 25 anos depois de seu impeachment, o ex-presidente Collor anunciou sua candidatura à Presidência: nova peça do xadrez político do país
São Paulo – Quem conhece Fernando Collor (PTC-AL), desde que se candidatou a presidente, em 1989, faz tempo que não se impressiona com sua atuação e seus discursos .Mas quem não o conhece ou era jovem demais pra se recordar com clareza, talvez até se impressione com sua "performance", que pode até render alguns votos, já que vivemos um momento na política em que as pessoas estão contaminadas pelo rancor e pelo revanchismo e querem "ver sangue", insufladas pela mídia tradicional e por representantes dos partidos, sobretudo os que apoiaram o golpe que levou Michel Temer ao poder (DEM, PSDB, MDB, PP, PTB e vários nanicos).
Como político, Collor sempre foi excelente ator. Capaz de demonstrar fúria, cerrar punhos e dentes e bufar ofegante, ainda hoje adota uma oratória agressiva e carregada, nos seus discursos na tribuna do senado, sem a menor dificuldade. Nem vergonha.
O senador segue agora tentando comprovar é sua astúcia política.
Até recentemente tudo indicava em seus discursos que seu plano era candidatar-se ao governo de Alagoas, já que não tinha nada a perder, pois está em seu segundo mandato como senador, que termina apenas em 2023. Mas na semana passada, para supresa de muitos, Collor mostrou que projeta voos mais altos e que está à procura de reabilitar-se em nível nacional.
Aos que não sabem: o senador alagoano renunciou à Presidência da República para fugir de um processo de impeachment, em 1992, depois de ver seu governo no centro de uma série devastadora de denúncias de corrupção. Pouco adiantou: o Congresso prosseguiu com o processo contra ele, que foi condenado e teve seus direitos políticos suspensos pelos oito anos seguintes. A sentença foi confirmada pelo STF. Em julgamento posterior, em 2014, o ex-presidente foi inocentado pelo mesmo STF dos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e peculato. Os ministros do tribunal concluíram que não havia provas suficientes para comprovar seu envolvimento nos crimes em que foi acusado.
Vislumbrando agora, 25 anos depois, uma oportunidade de voltar ao Palácio do Planalto, Fernando Collor de Mello anunciou sua candidatura à Presidência. Aparentemente, mesmo que seja para perder. Nos bastidores do Senado tem quem diga que a candidatura é parte de uma estratégia para ajudar seu partido, minúsculo e atingido pelas regras que restringem o acesso ao Fundo Partidário e à propaganda gratuita no rádio e na TV. De quebra – e aí pode estar a carta que vai na manga – postular ao cargo máximo deve servir para "limpar seu nome na praça", ficando o ex-presidente competitivo para 2022. Por enquanto, seus primeiros discursos como candidato a candidato se prendem ao que seria, para o próprio, uma vantagem em relação aos outros concorrentes, à exceção de Lula: “já presidi o país”.
Mas, caso esteja mesmo sonhando em voltar ao Palácio do Planalto, Collor dependerá de muito cálculo político, de uma vasta gama de alianças e, obviamente, de quais serão os demais candidatos. Entre uma candidatura nacional como figurante pífio, e uma eleição com alguma margem de certeza ao governo de Alagoas, poderia ter preferido a segunda.
É possível, porém, que o senador esteja pensando em ser uma "terceira via", uma candidatura presidencial apresentando-se como alternativa, à direita e “propositiva”, principalmente caso venha a se confirmar que nomes como o de Luciano Huck forem lançados para a corrida eleitoral. Tudo isso, claro, com  discurso de ferrenha oposição ao PT, bem ao gosto de paneleiros e de segmentos conservadores, como a nossa classe média, por exemplo.
Pesam contra si, além de já ter perdido o cargo de presidente da forma como perdeu,  o “recall” de casos como o escândalo do “esquema PC Farias”,  revelado pelo irmão de Fernando, Pedro Collo de Melo, que envolveu cifras públicas na casa do US$ 1 bilhão  e teria como beneficiários integrantes do alto escalão do governo federal.
E há de se contar também, com a antipatia de uma boa parcela da população que ainda se lembra dos primeiros dias de seu governo, iniciado em janeiro de 1990, quando lançou um mirabolante plano econômico, que simplesmente confiscou parte das contas correntes e poupanças que excedessem 50 mil cruzeiros (a moeda corrente da época, que antecedeu o real). Na memória de muita gente ainda estão claras as dificuldades criadas pela medida, para empresas pagarem os salários de seus funcionários, por exemplo. A medida, ao contrário de sanar os problemas da economia, por pouco não levou o país ao colapso.
Voltando aos dias de hoje, o ex-governador de Alagoas, que se elegeu com o slogan “caçador de marajás”, atualmente é réu em um processo, além de ter seu nome em outros seis, em andamento no STF, por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Collor é acusado de receber mais de R$ 30 milhões por "negócio" da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.
Enfim, Collor sabe que, sendo candidato, os adversários e a imprensa irão rememorar todos os escândalos de seu governo. É aguardar para ver se, com tanta coisa em seu passado para ser "lembrada", o senador vai conseguir emocionar os brasileiros com seus discursos inflamados. Ainda que conte com a consagrada memória histórica dos brasileiros, sempre curta e seletiva, será "muita zebra" se Collor ganhar a eleição.

Apoiadores convocam para churrasco no tríplex de Guarujá: 'Se é do Lula, é do povo'

REPRODUÇÃO/LULA.COM.BR - IVO BRAGA/FACEBOOK
De forma crítica e irônica à condenação sem provas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), semana passada, movimentos estudantis organizam o evento "Churras no Tríplex do Lula", previsto para ocorrer no próximo sábado (3), no Edifício Solaris, em Guarujá, litoral de São Paulo.
Com a convocação "Se o tríplex é do Lula, então é do povo", até as 10h30 de ontem (30) o evento tinha cerca de 68 mil confirmações de presença e 172 mil interessados. "Traga sua cervejinha gelada, uma cachacinha e venha protestar com os compas no churras de inauguração do apartamento novo do Lula! Afinal, os novos vizinhos do presidente precisam conhecer os amigos dele!”, acrescenta o texto.
Lula foi condenado na última quarta-feira (24), em segunda instância. O TRF-4, com sede em Porto Alegre, confirmou sentença anterior do juiz Sérgio Moro. A decisão do tribunal é contestada por juristas, criminalistas e intelectuais do Brasil e do exterior
Durante discurso realizado na Praça da República, em São Paulo, logo após a confirmação da sentença, por unanimidade, Lula brincou com o integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos. "Já falei para o Boulos mandar o pessoal dele ocupar o apartamento. Já que é meu, então ocupem”, disse.
RBA

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

PINHEIRO PRETO: Administração municipal convida a população pra audiência pública no dia 16 de fevereiro


ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO                   DE PINHEIRO PRETO
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS
Quarto Quadrimestre do exercício de 2017
Lei Complementar n°101/2000, Art. 9º, § 4º

CONVITE
A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece no § 4º do artigo 9º que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no § 1o do art. 166 da Constituição ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais.
Em Cumprimento a tal disposição legal, a Administração Municipal de Pinheiro Preto, Estado de Santa Catarina através do presente convida Vossa Senhoria e a população em geral do Município para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA, onde será demonstrado e avaliado o cumprimento das metas fiscais relativo ao quarto quadrimestre do exercício de 2017, a qual será realizada no próximo dia 16 de fevereiro de 2018, às 10:00 horastendo como local o Auditório do Centro Educacional Pe. Trudo Plessers.
Um dos pilares de sustentação da Lei de Responsabilidade Fiscal é a transparência da gestão fiscal mediante a participação popular. Assim, sua presença na audiência pública acima mencionada é de extrema importância pela oportunidade do efetivo exercício da cidadania e colaboração com o Poder Público.

Pinheiro Preto(SC), 29 de janeiro de 2018

PEDRO RABUSKE
Prefeito

Prorrogado prazo para implantar carteira de motorista eletrônica


Divulgação/Detran-DF

Prazo para implantar habilitação eletrônica em todo o país vai até 1º de julho 

O governo federal prorrogou para 1º de julho deste ano o prazo de implantação da carteira nacional de habilitação eletrônica (CNH-e) em todo o país. A obrigatoriedade de emissão estava prevista para 1º de fevereiro. Até a nova data, os departamentos de Trânsito de todos os estados e do Distrito Federal (Detrans) deverão disponibilizar o documento virtual.

Segundo o ministro das cidades, a alteração do prazo ocorreu porque as agências reguladoras de Aviação Civil (Anac) e de Transportes Terrestres (ANTT) enfrentaram dificuldades de implementar, junto às companhias de aviação, e de ônibus o reconhecimento da habilitação eletrônica.
com informações da Agência Brasil

SC: Sol com poucas nuvens na maior parte da semana

Ilustrativa/reprodução internet
Quarta-feira (31/01):
Tempo: mais nuvens e chuvisco no início do dia no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Litoral Sul. No decorrer do dia predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões.
Temperatura: amena ao amanhecer e alta no decorrer do dia, principalmente no Oeste.
Vento: sudeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar seco no Sul do Brasil. Circulação marítima (vento de sudeste/leste) no Litoral de SC.

Quinta (01/02):
Tempo: mais nuvens e chuva fraca no início e fim do dia no Litoral Norte e Grande Florianópolis, devido aos ventos úmidos que chegam do mar (circulação marítima). Sol e calor, com algumas nuvens no decorrer do dia, em todas as regiões de SC.
Temperatura: amena na madrugada, com rápida elevação no decorrer do dia.
Vento: sudeste, com variação de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

Sexta-feira e Sábado (02 e 03/02):
Tempo: predomínio de sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: alta em todas as regiões, sobretudo na sexta-feira.
Vento: nordeste, com variações de leste no sábado, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 04 a 13 de fevereiro de 2018

Predomínio de sol na maior parte do período, com chance de chuva fraca na Grande Florianópolis e Litoral Norte nos dias 04, 05 e no dia 08/02, devido aos ventos marítimos. A chuva do Litoral não é volumosa. Temperatura alta à tarde, de acordo à época do ano (verão).

 (Epagri/Ciram)

Candidatos aprovados pelo Sisu devem se matricular na Udesc entre 5 e 7 de fevereiro



O Ministério da Educação (MEC) divulgou a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta segunda-feira, 29. Os candidatos aprovados para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deverão fazer sua matrícula entre 5 e 7 de fevereiro, nas secretarias acadêmicas. 

Para o primeiro semestre letivo de 2018, que começará em 19 de fevereiro, a universidade reservou 25% das vagas para o preenchimento via Sisu, chegando a quase 400 vagas em 43 cursos de graduação. Os outros 75% das vagas serão preenchidos pelo Vestibular de Verão.

Lista de espera

Até 7 de fevereiro, ficará aberto o prazo no site do MEC para participar da lista de espera dos cursos da Udesc. A convocação para as vagas que não forem preenchidas está prevista para começar em 21 de fevereiro, com matrícula em 26 de fevereiro.

O calendário de matrícula e o calendário de matrículas de chamadas subsequentes da Udesc estão disponíveis na internet. As datas de matrícula são exclusivas da universidade, dentro do prazo do MEC.

Mais informações podem ser obtidas com as secretarias de Ensino de Graduação. Confira os contatos. Acompanhe também as novidades pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

Assessoria de Comunicação da Udesc

REGIÃO: Grupo cai em golpe na web ao alugar casa em Itapema

ilustrativa/reprodução


Um grupo de amigos que se preparava para viajar a Itapema nesta semana acabou tendo uma surpresa desagradável. Depois de negociar, pela internet, a locação de um imóvel para passar alguns dias na praia, eles descobriram que foram enganados. Após fazer um depósito adiantado para reservar o apartamento, a pessoa que se dizia responsável, sumiu.

De acordo com um dos integrantes do grupo, que prefere não se identificar, toda a negociação foi feita via whatsapp. “Encontrei o aparamento em um site de anúncios, fiz contato e iniciamos as conversas. O homem mandou fotos, localização e todos os dados necessários, inclusive um contrato e documentos pessoais”, conta ele. “Depois que fiz o depósito ele sumiu, não respondeu mais e não atende o telefone”, lamenta.

Ao perceber que se tratava de golpe, o rapaz de Piratuba que fazia a negociação, consultou a documentação enviada pelo estelionatário e o edifício onde estaria localizado o apartamento. “Tudo falso. Descobrimos que a identidade que ele nos passou tem registro na Delegacia, como perdida em 2008. O edifício que ele citava existe, conversei com o pessoal, as fotos de fachada até conferem, mas as internas não”, conta o piratubense. “Infelizmente a gente não conferiu antes, acabamos caindo no golpe. A dica é ter cuidado e não depositar sem certeza de que está tratando com alguma empresa ou pessoa séria”, recomenda.

Outro caso

Em dezembro uma família de Arabutã também caiu em um golpe como este. Depois de negociar pela internet, o aluguel de um apartamento em Balneário Camboriú e depositar R$ 700,00, descobriram que se tratava de estelionato. A pessoa que estava “alugando” não respondeu mais as mensagens e não atendeu o celular.

Diário Rio do Peixe

Faltam pouco mais de 15 dias para a 5ª Fecauva em Tangará

5ª Fecauva  - Tangará 70 anos



A quinta edição da Fecauva será realizada em fevereiro juntamente com a festa de aniversário dos 70 anos de emancipação politico-administrativa de Tangará. A programação inicia na sexta-feira dia 16/02 abrindo as festividades com Ivonir Machado e Acústicos e Valvulados, a entrada será gratuita. No Sábado dia 17/02, apresentação de Adson e Alana,e os shows de João Neto e Frederico e logo após Naiara Azevedo, para estes dois shows de sábado será cobrado ingresso. Para o domingo foi preparado um dia especial para a família, com mateada, corrida rústica, brinquedos para as crianças e os shows de Mayck e Rey e Hugo e Tiago, também com entrada gratuita.
A estrutura para a realização do evento será montada no Estádio Municipal Júlio Fuganti, com ampla praça de alimentação e área coberta para o público que prestigiar os shows, e para a Fecauva, também será utilizada a estrutura do Ginásio Municipal Atílio Colombo. Os ingressos para os shows de João Neto e Frederico e Naiara Azevedo podem ser adquiridos no site Ticketmais ou nos pontos de venda em toda a região.
Informações importantes para o acesso à 5ª Fecauva Tangará 70 anos:
- Menores de 5 anos não pagam entrada
- Até 16 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis
- De 16 a 18 somente com autorização dos pais ou responsáveis, assinada e reconhecida em cartório. (Modelo disponível em anexo para download)
- Meia entrada somente com apresentação da Carteira Nacional de Estudante ou da entidade de ensino.
- Expressamente proibida à entrada com bebidas no estádio e ginásio municipal.
- Para acesso aos camarotes é imprescindível o uso das pulseiras nos três dias
- Para o sábado dia 17, na entrada e saída da arena de shows, é indispensável o uso das pulseiras.
Lembrando que na sexta e no domingo o acesso é totalmente gratuito.
Para mais informações favor entrar em contato 3532-1522
SHOW COM IVONIR MACHADO: Em virtude do problema de saúde ocorrido a cerca de duas semanas com o cantor Ivonir Machado, o escritório cumprirá com o contrato colocando a disposição o show com a banda do cantor e com a banda “Os Novos Garotos” que tem entre seus integrantes os filhos do cantor Ivonir Machado, desta forma não sendo alterada a programação do dia 16 de fevereiro.
 Assessoria

E cadê o povo nas RUAS: Preço da gasolina nas bombas volta a subir nesta semana

Gasolina sobe pela 13ª semana consecutiva em todo o Brasil




O preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 13ª semana seguida, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


O valor médio por litro passou de R$ 4,183 para R$ 4,198, uma elevação de 0,35%. Na mesma semana, a Petrobras baixou o preço do combustível nas refinarias em 0,52%, seguindo sua política de preços de reajustes quase diários com o objetivo de acompanhar as cotações internacionais. O repasse ou não para o consumidor final depende dos postos.


Essa política foi adotada pela Petrobras em julho de 2017, mesmo mês em que o governo elevou os impostos sobre os combustíveis. Desde então, o preço médio da gasolina para o consumidor final calculado pela ANP já acumula alta de 19,6%.

O diesel também terminou a semana em alta, subindo de R$ 3,368 para R$ 3,381, ainda segundo a ANP. O valor representa aumento de 0,38% na semana. Na mesma semana, a Petrobras aumentou o preço nas refinarias em 0,26%.

Com informações do Globo

TANGARÁ - 18° Festa do Boi no Rolete




Aconteceu neste último domingo (28) o 18° almoço com boi no Rolete em Tangará. O evento é tradicional na Pousada Moinho Velho e reúne pessoas de vários municipios da região, para  prestigiar o evento e comer a carne  do boi  no rolete preparado pelo senhor Ney Galafassi, proprietário da Pousada.
 As atividades do evento começaram as nove horas da manhã com diversão para a criançada, para os que chegaram cedo no evento pode-se  petiscar a vontade carne de Javali, ovelha e linguicinha. Ao meio dia foi servido o almoço,  com cardápio variado  de saladas, farofa,  pão, galeto e carne do boi assado inteiro no rolete.

  A tarde foi bastante animada com  boa música gaúcha da banda Cambicho.
O Rancho Moinho velho é conhecido por seu amplo espaço adequado para festas de casamento entre outras, conta ainda com pousada e área para camping. 

Fotos do evento acesse o facebook do Jornal Vitória
ou clique aqui

Catarinenses podem ter CNH digital a partir desta quinta-feira


A adesão é opcional, porém a carteira eletrônica só pode ser gerada por aqueles que têm a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code na parte interna

Foto: Douglas Mafra / Detran-RS


A partir desta quinta-feira os condutores catarinenses poderão acessar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e). O serviço funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pela Google Play Store e pela Apple Store. A CNH-e, que fica disponível no smartphone do usuário, tem o mesmo valor jurídico que o documento impresso.

A adesão é opcional, porém a carteira eletrônica só pode ser gerada por aqueles que têm a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code na parte interna. O código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de 02 de maio de 2017.

Antes de baixar o aplicativo, o condutor deve ter um número de celular e um endereço de e-mail cadastrados na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para isso, as opções são as seguintes: dirigir-se à Ciretran ou Centro de Formação de Condutores (CFC) de seu município para atualizar o número de celular e o endereço de e-mail, e depois realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran; ou, ainda, para quem possui certificação digital, comunicar todos os dados diretamente no Portal do Denatran.

A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e. Nesse caso, deverá ficar atento ao funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o condutor não portava CNH. O condutor será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento. A CNH-e é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

fonte: NSC

SC: Após 1,6°C na madrugada, temperatura deve chegar a 28°C na Serra Catarinense


Previsão para esta terça-feira (30) é de sol e calor em todas as regiões de Santa Catarina.



Dia deve ser de calor na Serra catarinense nesta terça-feira após amanhecer frio
 (Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online)

A última terça-feira de janeiro deve ser de sol e calor em Santa Catarina após um amanhecer ameno. A Serra catarinense chegou a registrar 1,6°C em Urupema às 5h. A previsão é que ao longo desta segunda (30) a temperatura chegue a 28ºC.


A maior temperatura será no Oeste onde deve fazer 31°C. Já no Sul, Norte do estado, Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis a temperatura deve chegar a 30°C.


O dia deve ser de sol em todas as regiões com variação de nuvens. O sul catarinense deve ter mais chuva e há possibilidade de chuva fraca isolada. Já no Oeste, há chance de pancadas de chuva de tarde.

Por G1 SC

REGIÃO: Homem morre após batida frontal entre carro e caminhão



O Up era conduzido por Nilvo Folmann, 54 anos, que morreu na hora. O condutor do caminhão saiu ileso



Um homem morreu em um acidente de trânsito na tarde desta segunda-feira, 29, na SC-355, entre Fraiburgo e Videira, na entrada da Linha Papuã, próximo a empresa Aterplan. Um caminhão que transporta ração com placas de Videira e um VW/Up placas de Fraiburgo colidiram frontalmente.


Nilvo Folmann de 54 anos morreu na hora

Segundo informações, o Up invadiu a pista contrária e bateu de frente contra o caminhão que seguia sentido Videira.

O motorista do graneleiro informou que tentou desviar para a esquerda, mas não conseguiu evitar a colisão arrastando o veículo sobre a pista. O Up era conduzido por Nilvo Folmann, 54 anos, que morreu na hora. O condutor do caminhão saiu ileso.

Os Bombeiros de Fraiburgo atenderam a ocorrência. A Policia Militar prestou apoio no local, acionando em seguida a Policia Civil e o IGP para os procedimentos periciais.


Diário Rio do Peixe

Santa Catarina tem exportação recorde de soja em 2017

Foto: Divulgação

O último ano foi marcado pela maior safra de soja da história de Santa Catarina e boa parte da colheita tem destino certo: a exportação. O produto respondeu por 9,7% de tudo o que o estado exportou em 2017 e, de janeiro a novembro do último ano, foram embarcadas 1,8 milhão de toneladas do grão – 17,9% a mais do que em 2016.

Em cinco anos, as exportações catarinenses do complexo soja aumentaram 116%. Passando de 874,3 mil toneladas em 2012 para 1,8 milhão de toneladas no último ano e faturando US$ 745,7 milhões. O crescimento maior foi observado nas vendas do grão, já produtos como óleo de soja e farelo de soja tiveram uma retração nesse período. Os principais destinos das exportações são China, Rússia, Coreia do Sul e Tailândia.

Produção catarinense

A produção de soja vem ganhando espaço em Santa Catarina e ocupando as áreas antes destinadas ao plantio de milho, pastagens e fruticultura. A área plantada no estado já é 7,3% maior nesta safra, chegando a 705,9 mil hectares. E a produção deve girar em torno de 2,5 milhão de toneladas.

Três regiões concentram 56% da área plantada em Santa Catarina: Canoinhas, Curitibanos (que inclui Campos Novos, maior produtor do estado) e Xanxerê.

Panorama Regional:

Região Oeste: As lavouras nesta região estão no início da fase de floração e enchimento de grãos, em especial nas áreas da Região de Chapecó, Xanxerê e Concórdia. Como a região Oeste possui variações no calendário de plantio, nos municípios do Vale do Uruguai, Palmitos e Itapiranga a colheita já começou, enquanto em torno de Chapecó e Xanxerê a colheita começará no final de janeiro.

Campos Novos, Curitibanos e Caçador: A produtividade deve ser normal, porém, não deverá repetir as produtividades da safra 16/17 devido ao período de estiagem em início de dezembro. Mesmo assim, a maior parte das lavouras tem um bom desenvolvimento.

Campos de Lages: O início do plantio aconteceu no final de novembro e se estendeu até meados de dezembro em função da falta de umidade do solo. Deste modo, até 15 de janeiro grande parte das lavouras desta região está na fase de desenvolvimento vegetativo.

Região Norte (Canoinhas, Mafra): Nesta região o calendário preferencial de plantio acontece entre 15 de outubro e 15 de novembro. A maior parte das lavouras se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo e início de floração.

As informações sobre a produção e exportação de soja em Santa Catarina estão disponíveis no Boletim Agropecuário, publicado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).


Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

MEC deve divulgar hoje lista dos candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu


Página do Sisu na internet - Agência Brasil

O Ministério da Educação deve divulgar hoje (29) a lista dos candidatos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. A divulgação será feita na página do programa na internet.

No total, são oferecidas 239.716 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. O período de matrícula dos aprovados começa amanhã (30) e vai até 7 de fevereiro.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), utilizado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O MEC também deve divulgar hoje o balanço do número de candidatos inscritos este ano. As inscrições começaram no dia 23 de janeiro e foram encerradas à meia-noite de sexta-feira (26).
Da Agência Brasil

Todos os estados vão receber alertas da Defesa Civil a partir de abril




Divulgação/Defesa Civil
Até abril, o sistema gratuito de alerta de desastres naturais da Defesa Civil vai funcionar em todos os estados do Brasil. A iniciativa é coordenada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério da Integração (Defesa Civil) e conta com o apoio de operadoras de telefonia móvel.

Já têm acesso ao serviço os moradores dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em fevereiro, cidadãos do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins vão poder se cadastrar. No ano passado, mais de 1,9 milhão de pessoas assinaram o serviço, e foram emitidos mais de 1,7 mil alertas.

Com as mensagens, as pessoas são avisadas de possíveis inundações, temporais ou deslizamentos de terra, entre outros eventos críticos, e orientadas sobre o que fazer nesses casos.

Os moradores dos estados em fase de adesão vão receber no celular uma mensagem SMS explicando os procedimentos de cadastro. Aqueles que possuem interesse devem responder para o número 40199 informando o CEP da localidade, e depois o cadastro será confirmado. Posteriormente, o serviço pode ser cancelado, caso o cidadão deseje.

Fonte: com informações do Ministério da Integração Nacional e do

FRAIBURGO: Falcão marca, e Brasil goleia Paraguai antes de começar o Grand Prix



Foto: Ricardo Artifon/CBFS
O Brasil voltou a golear o Paraguai na noite deste sábado, em Fraiburgo. Utilizando os amistosos contra os vizinhos sul-americanos como preparação para o Grand Prix, que acontece entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, em Brusque, o time verde e amarelo teve dificuldades no primeiro tempo, mas se superou na etapa complementar para garantir a goleada por 8 a 3.

Ao contrário do confronto da última quinta-feira, neste sábado o Paraguai dificultou mais a vida dos brasileiros. Logo aos 13 minutos a equipe alvirrubra abriu o placar. Em cobrança de escanteio, a bola desviou em Falcão, que se posicionou em frente à bola para tentar bloquear o cruzamento, e acabou parando no fundo do gol, surpreendendo o goleiro. Porém, pouco depois, o craque do time verde e amarelo se redimiu com uma bomba para igualar o marcador.

Embora os torcedores tenham pensado que a Seleção Brasileira iria deslanchar após o tento de Falcão, foi o Paraguai quem balançou as redes novamente, aos sete minutos, com Hugo Martínez, que arrancou em contra-ataque e bateu cruzado. Coube ao Brasil se reerguer e assegurar a virada com Ferrão, que fez um golaço conduzindo a bola de costas, fazendo o giro e batendo firme, e Leandro Lino, que invadiu a área já dominando e batendo forte para colocar os donos da casa na frente pela primeira vez na partida.

Já no segundo tempo a história foi completamente outra. A conversa do técnico Marquinhos Xavier com seus comandados surtiu efeito em quadra, e os jogadores atropelaram o Paraguai no trecho final do confronto. Com dois minutos de jogo Daniel Japonês fez grande jogada individual, deixando um marcador no chão e batendo forte para ampliar o placar. Em seguida, os paraguaios descontaram em mais um gol contra do Brasil, desta vez marcado por Pito. No entanto, assim como Falcão, o jogador se redimiu e balançou as redes, mas antes foi a vez de Jackson balançar as redes. Na sequência, Rodrigo e Daniel Japonês, novamente, fecharam a conta para a Seleção.

Diário Rio do Peixe