quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

TANGARÁ 70 ANOS: ET 2018 - ENCONTRO DE TANGARAENSES 2018


A festa dos 70 Anos de Emancipação do Município de Tangará, de 16 a 18 de fevereiro próximo, vai abrigar em seu calendário o “Encontro de Tangaraenses – ET 2018” no dia 17, sábado. 

 A ideia do evento começou em meados de 2016, numa conversa informal entre dois velhos amigos tangaraenses, Lodovino Pilatti e Sérgio Nardi, o Pingo. O primeiro residente no município, e o segundo morador em Jaraguá do Sul, na atualidade. A princípio, seria um encontro entre pessoas da geração de ambos, que cresceram e fizeram amizade nas décadas de 60 e 70 em Tangará. 

 Lodovino, desde que retornara à cidade (março 2013), começou a postar, nas redes sociais, imagens originais de seus 'recantos e encantos', como hobby. A repercussão, Brasil-a- fora, entre tangaraenses saudosos, foi bastante positiva, e provocou o insight para Sérgio. 

 A partir desse contato, a ideia foi levada à Secretaria de Turismo do município, na pessoa de Roberto Bohnenberger e, daí, ao Prefeito, Nadir Baú da Silva, propondo-se sua inclusão no Calendário de Eventos do Município. Como Tangará vai festejar seus 70 Anos de Emancipação Política em fevereiro de 2018, o Encontro passa a fazer parte das comemorações. 

 Outra boa revelação, fora das expectativas iniciais, foi o entusiasmo de tangaraenses de outras gerações, que também começaram a apoiar a ideia do Encontro. Fotografias e documentação antiga passaram a circular nas redes, especialmente no Facebook, onde uma amiga de Lodovino e de Sérgio, Alda Regina Menoncin Hack, residente em Curitiba-PR, criou o grupo AMIGOS DE TANGARÁ. 

 Sérgio criou, com a mesma finalidade, um grupo de WhatsApp, o “Encontro Tangará”. Desde então, a interação entre os mais de 2 mil “velhos amigos” tornou-se muito envolvente e mesmo emocionante. 

 O evento já ganhou um nome de batismo, o ET 2018 (por ser um Encontro de Tangaraenses), e tem uma camisa T-Shirt como “uniforme”, com o desenho estilizado do antigo Moinho Velho, fundado por Tancredo Galafassi, na localidade de Duas Pontes, hoje sede do Rancho Moinho Velho, pousada acolhedora administrada por Ney e Salete Galafassi. 

 O ponto de encontro dos “velhos” tangaraenses será o Rancho Moinho Velho, no sábado, dia 17 de Fevereiro, com almoço a atividades alusivas. A pousada possui, entre seus atrativos, até uma área de Camping para os aficionados da modalidade de turismo. As reservas estão sendo feitas diretamente com Salete e Ney, pelo telefone 49 9 9916-0673. Para adquirir a “camisa do time”, basta ligar para 49 3522-0938, na VAGUI Confecções, em Joaçaba (neste caso, só até o próximo dia 20/Janeiro). 

 Tangaraenses moradores 'de Tangará' também são esperados em grande número nesta festa. Isso vai render um momento memorável, segundo a maioria dos saudosos tangaraenses dos mais diversos recantos do Brasil.  

Texto by Lodovino Pilatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário