terça-feira, 10 de setembro de 2019

Primavera com temperatura mais elevada em SC



Início da primavera: 23/09 às 04h50min.
imagem ilustrativa/reprodução

Setembro, Outubro e Novembro de 2019

Precipitação:

Trimestre com previsão de chuva abaixo da média climatológica nas regiões Oeste e Meio-Oeste e próxima a média do Planalto ao Litoral. Para o início de setembro há indicativo de chuva melhor distribuída no estado, com valores mais significativos e aumento de temporais.

Destaque na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Setembro e outubro marcam a transição inverno e verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em setembro, o acumulado de chuva varia de 110 a 130 mm no Litoral, de 130 a 170 mm no Planalto (Norte e Sul) e de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste. Em outubro, boa parte dos municípios catarinenses registram a maior precipitação do trimestre, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui no estado, com valores de 130 a 180 mm em média.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados à passagem de frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão e dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão.

Também é época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.

Temperatura:

A previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica em SC, no trimestre. Especialmente na primeira quinzena de setembro ainda podem chegar massas de ar frio, com curta duração, e formação de geada fraca, sobretudo nas áreas altas do Planalto Sul. No decorrer da primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos.

São caraterísticas de inverno/primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

As informações são da Epagri/Ciram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário