terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Professor do IFC Luzerna é aprovado para pós-doutorado em Portugal

Ingresso do professor Diego Simões de Lima em curso na Europa ratifica qualidade dos docentes do Instituto Federal Catarinense


 LUZERNA/SC – Reconhecidos nacionalmente pela alta qualidade de seu corpo docente, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia têm atraído também a atenção de universidades do mundo afora, que desejam ter entre seus alunos de pós-graduação profissionais daqui. No meio-oeste de Santa Catarina não é diferente.

Em Luzerna, a chegada do Instituto Federal Catarinense (IFC) proporcionou à comunidade a formação técnica e superior gratuita, e, para isto, docentes altamente capacitados – que antes atuavam somente nos grandes centros – chegaram à região. A recente aprovação do professor Diego Simões de Lima para um pós-doutorado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal, é mais uma prova de que os alunos do IFC Luzerna sairão formados com especialistas destacados em suas áreas.

O pós-doutorado do professor Diego será em Engenharia Mecânica, na área de forjamento de ligas de magnésio. A pesquisa desenvolvida no curso abordará a importância dessas peças para a indústria, uma vez que elas têm cerca de um quarto do peso do aço. “Na produção de peças, se utilizarmos essas ligas, conseguiremos reduzir o peso dos sistemas mecânicos, gerando máquinas mais eficientes, que consomem menos combustível, geram menos poluentes e têm melhor performance”, explica o professor. “Por outro lado, o processamento destas ligas é complexo e ainda não é totalmente dominado, o que faz necessário mais estudos sobre o tema”, salienta Diego.


Qualidade e oportunidade

De acordo com o diretor do departamento de ensino do IFC Luzerna, Jessé de Pelegrin, a formação contínua dos docentes do instituto é estimulada principalmente pela oportunidade de afastamento remunerado que a rede federal de educação proporciona. “Trata-se de um investimento não só na qualificação do professor, mas principalmente em nossos alunos, que têm uma formação excepcional através dos conhecimentos que são repassados quando o docente volta do afastamento”, comenta Jessé. Ainda sobre a qualidade do corpo docente da instituição, o diretor do departamento de ensino informa que o IFC Luzerna possui 40 professores, sendo que 31 têm mestrado, e, quatro, doutorado.

A oportunidade de entrar em um curso do IFC e garantir uma formação de alta qualidade acontece neste mês de janeiro. O Câmpus Luzerna está com 45 vagas abertas em cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio. As opções são as seguintes: Mecânica, Segurança do Trabalho e Automação Industrial. As inscrições seguem até o dia 16. Para os cursos de graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, a seleção acontece através da nota do Enem 2014. As inscrições podem ser feitas até o dia 22. Tanto os cursos técnicos quanto os superiores são gratuitos. Mais informações no site www.luzerna.ifc.edu.br ou pelo telefone (49) 3523-4300.



F1: Câmpus Luzerna do IFC possui 40 professores, sendo que 31 têm mestrado, e, quatro, doutorado (Foto: Divulgação)


F2: Professor Diego: pós-doutorado em Portugal será em Engenharia Mecânica, na área de forjamento de ligas de magnésio (Foto: Arquivo Pessoal)

fonte: Coordenação Especial de Comunicação - CECOM/Luzerna

Nenhum comentário:

Postar um comentário