quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

REGIÃO OESTE: Concórdia é o maior produtor de leite de SC, segundo o IBGE

imagem ilustrativa/reprodução


Concórdia – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no mês passado os dados da Produção da Pecuária Municipal (PPM-2013).No período de primeiro de janeiro a 31 de dezembro de 2013, Concórdia obteve a maior produção de leite entre todos os municípios catarinenses. Foram 99 milhões e 100 mil litros. Ficou na 13ª colocação em nível nacional.

A maior produção de leite vem da cidade paranaense de Castro com 230 milhões 700 mil litros/ano. Depois aparecem os municípios de Morrinhos (GO), Patos de Minas (MG), Piracanjuba (MG), Jataí (GO), Carambeí (PR), Ibiá (MG), Coromandel (MG), Unaí (MG), Patrocínio (MG), Marechal Cândido Rondon (PR), Catalão (GO).

Segundo a Pesquisa, a produção média brasileira no referido ano foi de 1.492 litros de leite/vaca/ano sendo que a Região Sul apresentou a maior produtividade nacional com 2.674 litros/vaca/ano.

Dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Semadra) aponta que aproximadamente 2 mil propriedades no Município estão envolvidas com a produção de leite. Visando a melhoria na qualidade, a Semadra desenvolve o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho, os produtores de Concórdia têm acesso ao sêmen de touros das raças Jersey e Holandês provados, e com teste de progênese.  As informações Ascom/Prefeitura de Concórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário