terça-feira, 27 de janeiro de 2015

REGIÃO: Luzerna já possui levantamento populacional de animais domésticos

reprodução/ilustrativa


Foi realizado no município de Luzerna levantamento populacional de animais domésticos - felinos e caninos. O levantamento foi realizado pelas agentes comunitárias de saúde dos ESFs dos bairros Vila Alemanha e São Francisco, entre os meses de agosto e setembro de 2014.

reprodução/ilustrativa
Segundo a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, o objetivo principal foi formar um banco de dados no município para melhor trabalhar o bem estar animal, elaborando materiais educativos aos proprietários de animais domésticos, para que tenham conhecimento dos direitos dos animais e seus deveres. De acordo com a pesquisa, existem hoje aproximadamente 1.026 gatos e 1.541 cachorros no município.

Com estas informações a secretaria poderá programar ações no controle de zoonoses, incentivar as vacinações anuais, as castrações, vacinação das fêmeas de felinos e caninos para que haja um controle populacional das espécies, evitando maus tratos e soltura de animais em vias públicas, como acontece com frequência. A ação também visa erradicar os riscos de mordeduras de animais em seres humanos e doenças que são transmitidas por falta de cuidados e atendimentos veterinários.

A vigilância sanitária elaborou o programa de proteção Animal "Quero ser seu amigo", que visa auxiliar na realização de ações e projetos que venham a somar e resolver problemas cotidianos referentes ao bem estar animal e controle de zoonoses no município. Também será proposto à comunidade, e pessoas ligadas a ONGs e ao bem estar animal, a criação de uma comissão do Programa, e posteriormente estimular e auxiliar para criação do Conselho de Defesa dos Animais no Município.



Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário