quinta-feira, 14 de setembro de 2017

FIESC promove o workshop Conexão Jovem neste sábado


Na região Centro Oeste ocorrerá em Joaçaba, no Teatro Alfredo Sigwalt das 8h às 12h.


Cerca de 3,2 mil jovens são esperados no sábado (16) para participar do workshop Conexão Jovem 2017 promovido pelo Movimento SC pela Educação. O objetivo é promover o diálogo entre os jovens catarinenses sobre o tema, com foco na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e demais melhorias na educação. Os encontros serão organizados pelos jovens embaixadores do Movimento com o apoio de voluntários. As inscrições permanecem abertas até o dia do evento.

O principal desafio é atrelar o ensino aos anseios dos estudantes que não enxergam sentido naquilo que estão aprendendo. Estudos mostram que os principais motivos por trás da evasão escolar são as repetências múltiplas, a falta de interesse e o trabalho. Muitos jovens acabam fazendo uma análise comparativa e preferem ir para o mercado de trabalho.

A iniciativa terá realização simultânea em 16 cidades catarinenses, por todas as regiões do Estado para produzir documento com proposições que tornem a educação mais atrativa.

Na região Centro Oeste ocorrerá em Joaçaba, no Teatro Alfredo Sigwalt das 8h às 12h. Com apresentação de Erick SK que é um rapper cristão. O evento também recebe apoio da unidade do Sesi e dos Jovens Embaixadores, que são replicadores do programa Conexão Jovem os estudantes: Luana Caroline de Sá Dapper do Colégio Padre Nobrega e Gabriel Cruz da Silva do Colégio Rotary Fritz Lucht. Ambos estão apresentando o Workshop Conexão Jovem nas escolas.

Em Santa Catarina, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD, de 2015), aponta que 64 mil crianças e adolescentes, com idades de 4 a 17 anos estão fora da escola. Já o Censo Escolar mostra que 32,3% dos catarinenses com 19 anos não concluíram o ensino médio.

Ao final do evento um documento com proposições dos jovens deve ser confeccionado para que a educação catarinense tenha um novo significado. Os apontamentos influenciarão iniciativas nas áreas pública e privada, além das discussões da nova Base Nacional Comum Curricular, que normatiza o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da educação básica. (assessoria de comunicação)


Área de anexos




Nenhum comentário:

Postar um comentário