segunda-feira, 25 de setembro de 2017

MEIO OESTE: Epagri/Ciram alerta para risco de temporal e granizo na região



A semana começou com variação de nuvens em Santa Catarina e chuva fraca, especialmente pela manhã e à noite nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Oeste e Sul, ocorrem aberturas de sol. Para o decorrer da tarde, a previsão da Epagri/Ciram indica chuva com risco de temporal e granizo e ventos acima de 60 km/h no Oeste e Meio-Oeste. As temperaturas estarão em elevação no estado e passa dos 30ºC no Oeste.

A chuva mal distribuída, segundo o setor de Hidrologia da Epagri/Ciram, ainda não foi suficiente para amenizar a situação dos rios em Santa Catarina, sendo que 22 continuam com problemas. A situação mais crítica está na região do Meio-Oeste. A orientação é para o consumo racional de água.

Na agricultura, a falta de chuva, principalmente no Meio-Oeste, já começa a prejudicar a cultura do trigo e está atrasando o plantio de outros grãos, como o feijão. Segundo a Epagri, também haverá perdas nas plantações de fumo e banana, entre outras culturas. “A perspectiva é que a partir da primeira semana de outubro, o sistema de chuvas no estado comece a se regularizar”, observa o meteorologista Guilherme Miranda.

Para esta terça-feira, 26, permanece a condição de variações de nuvens com chuva fraca na madrugada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No decorrer da tarde, devem ocorrer pancadas de chuva, com risco de temporal e granizo localizado no Oeste e Meio-Oeste. As temperaturas estarão elevadas em todas as regiões à tarde. Na quarta e quinta-feira, 27 e 28, a previsão é de sol entre nuvens em todas as regiões no decorrer do dia.

Na sexta-feira, 29, o tempo estará mais instável, com condição de chuva no Oeste e Sul do estado, atingindo as demais regiões no período da tarde e noite. Haverá risco de temporal isolado, especialmente nas áreas mais próximas ao RS. As temperaturas estarão amenas em todas as regiões.

Tendência de 30 de setembro a 10 de outubro

Segundo a previsão da Epagri/Ciram, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro há indicativo de chuva para todo o estado, mais significativa no Oeste. Nos primeiros dez dias de outubro, os indicativos são de chuva frequente em Santa Catarina, com valores que devem amenizar a situação da estiagem, sobretudo no Oeste. A previsão é de temperatura mais amena no período em relação às últimas semanas, que foram marcadas pelo calor.

Epagri/Ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário