sexta-feira, 22 de setembro de 2017

REGIÃO: Videirenses já podem baixar “Rodavaga”



Aplicativo já está disponível nas lojas dos sistemas Android ou iOS
Créditos: Divulgação
A partir do dia 2 de outubro entra em operação o sistema eletrônico do estacionamento rotativo em Videira. A partir desta data, ao invés de comprar e preencher um talão, motoristas poderão preencher um formulário online, informando o número da vaga utilizada e horário em que estacionou.
O sistema eletrônico entrará em funcionamento, porém, para aqueles que não têm smartphones ou que estacionam esporadicamente na Área Azul, um ticket de estacionamento individual estará disponível. Para comprá-lo, basta procurar as monitoras, que continuarão atendendo nas ruas. As monitoras estarão capacitadas para sanar dúvidas e orientar os usuários sobre a aquisição de créditos ou compra de tickets individuais de estacionamento.
O sistema de estacionamento rotativo tem como premissa permitir uma maior rotatividade no uso das vagas de estacionamento nas áreas de maior circulação de veículos do município auxiliando na mobilidade urbana. O novo sistema eletrônico permitirá mais precisão na cobrança pela utilização do espaço.
“Com o uso do aplicativo, o motorista pagará pela fração de hora utilizada, ou seja, se ficar somente 15 minutos, paga somente os 15 minutos. Hoje, com o talão, só é possível pagar por um período cheio, sem fracionar”, explica o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Habitação, Sandro Caregnato.

RODAVAGA| Para utilizar o sistema eletrônico basta baixar no celular o aplicativo “Rodavaga”, que está disponível na Play Store e AppStore. A utilização do aplicativo começa a vigorar no mês que vem, mas ele deve ser baixado com antecedência para que os motoristas façam o seu cadastro. O usuário também poderá realizar o cadastro e acompanhar seu histórico de uso através do site videira.rodavaga.com.br.

A utilização será bastante simples. Segundo Caregnato, uma vez baixado no smartphone, basta fazer o cadastro fornecendo as informações que o aplicativo solicitar. “Ele vai funcionar quase como um celular pré-pago. O cidadão carrega um determinado valor e vai utilizando aos poucos. Na hora em que estaciona, ele abre o aplicativo, informa o número da vaga, horário e tempo estimado do estacionamento, e poderá seguir com suas atividades ou passeio. Quando o usuário ativar seu ticket, o aplicativo emitirá um alerta 10 minutos antes do tempo expirar e, caso o tempo total indicado no começo não seja utilizado, o valor referente ao tempo não utilizado é devolvido”, explica Caregnato.
A compra do “crédito” para estacionamento poderá ser feita nos mesmos pontos de venda onde hoje estão disponíveis os bloquinhos (os locais estão descritos na parte de trás das placas de Área Azul), e também com as monitoras. Apesar da alteração, o tempo máximo de permanência em uma mesma vaga permanece igual, ou seja, os automóveis e motos só podem ficar estacionados no mesmo local por, no máximo, duas horas.
Ao acessar as lojas dos sistemas Android ou iOS, basta pesquisar pelo nome RodaVaga para localizar o aplicativo e, então, instalá-lo no smartphone.
As informações são da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário