segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Santa Catarina é o maior produtor de cebola e de maçã do país



O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (21) os resultados da pesquisa PAM (Produção Agrícola Municipal), indicando que Santa Catarina é o maior produtor de cebolas e de maçãs do país.

Em relação à cebola, Ituporanga ficou em primeiro lugar entre os 20 maiores produtores nacionais. Outros seis municípios catarinenses também compõem a lista: Alfredo Wagner (3º), Aurora (8º), Imbuia (9º), Bom Retiro (11º), Chapadão do Lageado (14º) e Fraiburgo (17º).

Enquanto isso, São Joaquim é o município que mais produz maçãs no Brasil. Outras nove cidades também se destacaram na pesquisa: Fraiburgo (3º), Bom Jardim da Serra (7º), Monte Carlo (8º), Lebon Régis (9º), Urupema (12º), Bom Retiro (13º), Água Doce (14º), Urubici (15º) e Painel (17°).

A pesquisa também indicou que Santa Catarina é o 9º Estado na participação do valor na produção agrícola nacional, mas tem o segundo município maior produtor de frutas, que é São Joaquim. A cidade serrana fica atrás apenas de Petrolina, em Pernambuco.

Santa Catarina ainda se destacou como o segundo maior produtor de arroz, fumo e pera. Fica em terceiro na produção de alho, folha verde de erva-mate e de palmito; e em quarto na produção de banana e trigo.

Conforme o IBGE, Santa Catarina apresentou queda de 0,4% em relação à área colhida de lavoura temporária em 2015. No entanto, houve uma variação do valor da produção em relação ao ano anterior de 29,9%. Foi a terceira maior variação entre as unidades da federação.
fonte:Marco Santiago/ND

Nenhum comentário:

Postar um comentário