segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Sebrae e Amarp dão start ao Programa Lider na região


Programa prevê a união de empresários e do poder público para elencar prioridades e trabalhar em conjunto para solucionar demandas regionais.




Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram em Videira, na noite de quinta-feira (14) para a assinatura do contrato do Programa Líder, iniciativa encabeçada pelo Sebrae em parceria com os 15 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp).

A assinatura aconteceu durante o I Seminário do Programa Lider. A segunda edição deve acontecer nas próximas semanas e servirá para levantar as demandas da região. Na Amarp o programa contará com a participação direta de 60 membros e terá duração de aproximadamente um ano e meio.

O programa Lider estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a Estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

“Nasce aqui uma iniciativa que é de toda a região. Nós, enquanto cidadãos, muitas vezes esperamos que as prefeituras resolvam os problemas da região. Nos falta a consciência de que os prefeitos são passageiros, mas os empresários e as lideranças locais não, estarão presentes em todas as gestões. Por isso pedimos o apoio e o comprometimento dessas lideranças e empresários, pois este é um projeto que ultrapassa gestões e é preciso ter alguém que nos ajude a plantar agora, para colher os resultados a longo prazo”, destacou o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga.

O Programa Lider prevê investimentos na ordem de 460 mil, sendo 70% deste valor subsidiado pelo Sebrae e 30% (146 mil) pelos 15 municípios participantes. Videira vai investir 9,7 mil no programa, divido em 10 parcelas.

De acordo com o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae Santa Catarina, Diego Wander Demétrio, o objetivo do Sebrae é apoiar a mudança de comportamento e cooperação, visando ao desenvolvimento das regiões. Por isso, por meio do Programa Lider, oferece um novo modelo de gestão e união.

Compuseram a mesa de autoridades do evento, além do prefeito Borga, a coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, Sueli Bernardi, o presidente da Amarp e prefeito de Matos costa, Raul Ribas Neto, o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Alto Vale do Rio do Peixe, Odelir Neves, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Videira, José Olivo das Neves, a representante da Aciav, Maribel Gaio, o reitor da Uniarp, Adelson Machado, e o gerente administrativo da Unoesc, Gladimir Duarte.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário