quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

AMANHÃ inicia a Declaração de IR com novas regras




Neste ano a declaração de imposto de renda (IR) começa nesta quinta-feira, 1º, e como de costume vai até 30 de abril. 
Ato todo são esperadas mais de 28,7 milhões de declarações em todo o país, e em Santa Catarina cerca d 1,230 milhão.

Quem enviar a prestação de contas no início do prazo, sem erros ou omissões, deverá receber mais cedo as restituições, caso tenha direito. 


Já idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. As restituições começarão a ser pagas no mês de junho e seguem até o mês de dezembro, isso para quem não cair na malha fina. 


A multa para quem não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de no mínimo, R$ 165,74, e o valor máximo é correspondente a 20% do imposto devido.


A Declaração de IR deste ano terá novas regras, como por exemplo, a exigência do CPF dos dependentes com 8 anos ou mais. A partir de 2019, essa exigência vai se estender a todos os dependentes, de qualquer idade. 

As regras divulgadas pela Receita Federal:


Qualquer dependente ou pessoa que receba pensão alimentícia deve ter o CPF declarado a partir dos 8 anos de idade. De acordo com a Receita Federal, em 2019 essa obrigatoriedade será aplicada a qualquer dependente, de qualquer idade. Portanto, se você tem dependentes, é importante providenciar o documento ainda em 2018.
Mais informações

A Receita Federal vai solicitar, por meio do programa no qual o contribuinte envia a declaração, mais detalhes sobre as informações declaradas. Alguns exemplos são: endereço de imóveis, sua matrícula, IPTU e data de compra. Este ano, essa será apenas uma opção, mas, em 2019, o contribuinte será obrigado a fornecer os dados extra.
Impressão do Darf

A partir deste ano, o cidadão poderá também imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para quitar o pagamento de todas as quotas do Imposto de Renda. Isso inclui as que estão atrasadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário