quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Prefeitura de Tangará passará a oferecer serviço de exames de Brucelose e Tuberculose bovina


A partir de 2019 a Prefeitura Municipal de Tangará, através do corpo técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente, oferecerá o serviço de diagnóstico de tuberculose bovina e a coleta de sangue para diagnóstico da brucelose bovina.
Os exames previstos pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose são, em geral, solicitados por produtores de leite que desejam obter certificado de rebanho livre para melhorar o valor recebido por litro de leite. O exame também costuma servir a produtores que irão comprar ou vender animais que serão incorporados ao rebanho. O exame é fundamental para que o produtor não compre ou venda animais com a saúde comprometida, sendo inclusive, requisito para liberação de financiamentos bancários para aquisição de bovinos.
A habilitação é concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a veterinários que passaram por curso de habilitação, atingiram nota satisfatória em avaliação específica e possuem materiais necessários para a execução dos trabalhos. Agora restam apenas alguns detalhes como a licitação do peptídeo purificado (injetável necessário para o teste da tuberculose) para que possamos dar início aos trabalhos.
Assim que o serviço estiver disponível, precisará ser agendado na Secretaria de Agricultura do município e os custos de realização dos exames ocorrerão da seguinte forma:
O que o produtor pagará?
O que a prefeitura pagará?
Custo do exame laboratorial de cada animal testado para diagnóstico da brucelose (Aprox. R$6,50)
- Honorários veterinários;
- Deslocamento do médico veterinário até a propriedade;
-Equipamentos e Insumos para exame diagnóstico da Tuberculose;
- Insumos para coleta de sangue para diagnóstico da Brucelose;
- Envio de amostras de sangue até o laboratório;
- Retirada dos laudos no laboratório;
- Impressões necessárias para arquivamento e prestação mensal de contas à CIDASC.

Outras informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município.
As informações são da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário