quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Dia do Saci tem ação com contação de histórias, em Xaxim, Oeste de SC



Hoje quarta-feira, dia 31/10, é o Dia do Saci, e em Xaxim, no Oeste de SC tem atividade. A ONG Salva Cultura e Arte promove  uma ação com contação de histórias. A entrada é gratuita e toda comunidade está convidada para participar. A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro desde 2003.



Confira:
Dia do Saci – com contação de histórias pela ONG Salva Cultura e Arte
Data: 31/10 – quarta-feira
Horário: 9h
Local: Ecoparque Sol Nascente - Rua Cuiabá, s/n – Xaxim/SC
Entrada gratuita



Vamos conhecer mais sobre a ONG.


Projeto Folclore do Oeste é realizado pela ONG Salva, em Xaxim, Oeste de SC

Objetivo da ação é resgatar fatos históricos da região e valorizar as riquezas naturais em atividades gratuitas

               Afim de promover a proteção ambiental, levantar fatos históricos da região e valorizar as riquezas naturais, como vales e cachoeiras da cidade de Xaxim, no Oeste de SC, a ONG Salva Cultura e Arte, realiza o Projeto Folclore do Oeste e pretende lançar um livro de contos denominado “Guias de Luz”. De acordo com o fundador e voluntário da ONG, o dentista, Tiago Gheno 31 anos, a ideia de se criar um conto novo é porque as histórias de sacis e curupiras que eram contadas não eram impactantes e não ganhavam a afeição das crianças.
“Por isso criamos, dentro dos fatos históricos personagens e seres místicos que protegem a natureza e harmonizam paz”, destaca Tiago, responsável pelo texto da publicação que vai receber imagens desenvolvidas especialmente para o projeto do artista visual Rogério Puhl.
Tiago conta que o material ainda está em fase de construção e que além da publicação das histórias no formato gibi, devem ser desenvolvidas cartas e jogos para que as crianças também possam criar e ser coautoras.
Por enquanto são realizadas contações da história com os artistas Manolo Kottwitz e Murilo Kampferd Chaise que interpretam Pai Zumé e Coiote, dois seres místicos. Eles contam para as crianças sobre saci, curupira e a pequena queda da água (significado do nome Xaxim, segundo a língua tupi-guarani), e pedem ajuda para proteger a natureza. Segundo Tiago, ao longo da apresentação as crianças participam do plantio de árvores e flores nos parques e espaços públicos onde são realizadas as atividades.
“O projeto foi custeado por voluntários da Salva e com recursos do fundo de multas destinado pelo Ministério Público de Xaxim. No entanto, quem quiser apoiar este e outros projetos podem fazer depósitos na conta corrente da Salva 24612-3, agência 0996-2 do Banco do Brasil”, explica.

ONG Salva Cultura e Arte
A organização não governamental, Salva Cultura e Arte, fundada em 2012, no município de Xaxim, Oeste de SC, tem como objetivo ampliar as perspectivas de adolescentes da cidade. Segundo o fundador, Tiago Gheno, a Salva nasceu da necessidade de ajudar crianças e adolescentes que, apesar de toda energia e vontade de aprender, sofriam com as más condições do ambiente e a falta de perspectivas futuras.
“A Salva visa o desenvolvimento das potencialidades humanas, buscando ampliar as perspectivas socioculturais dos adolescentes vulneráveis socialmente de Xaxim. Nós acreditamos que por meio da arte, cultura, meio ambiente, esporte, teatro, música, literatura e tudo isso baseando na responsabilidade, respeito pelas diferenças e amor ao próximo, conseguiremos atingir grandes mudanças sociais”, destaca Gheno.
               O fundador explica ainda que um dos requisitos básicos para os interessados poderem participar do projeto é estar matriculado no ensino regular.

Conheça mais acessando o site www.salva.org.br  ou a página no Facebook www.facebook.com/Salvaculturaearte

As informações são de Tiago Gheno

Nenhum comentário:

Postar um comentário