quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Tangará realiza ação alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul



A Secretaria Municipal De Saúde, Bem Estar Social E Habitação, desenvolveu uma ação alusiva ao Outubro Rosa/Novembro Azul. O evento aconteceu na segunda-feira (22), em frente à prefeitura municipal, e contou com o apoio da Secretaria De Educação, Cultura, Juventude, Esportes E Lazer, Núcleo Da Mulher Empreendedora, Polícia Militar E Prefeitura Municipal.
Outubro rosa, tem o objetivo de prevenção ao câncer de mama e fortalecer a necessidade e a importância de um diagnóstico precoce. Já o movimento novembro azul tem por principal objetivo orientar a população masculina para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, neoplasia maligna mais comum entre os homens.
O prefeito Nadir Baú da Silva esteve participando do evento e destacou a importância da realização de ações que visam à prevenção: “Nós estamos investindo forte na saúde de nosso município, no que diz respeito ao atendimento e suporte aos que necessitam, mas estamos trabalhando forte também na realização de ações de prevenção, temos que dar mais seriedade à prevenção, dar todo o suporte e apoio ao cidadão para que ele não venha a adoecer”.
A emoção tomou conta de todos os presentes, com a participação da Assistente Social Maria Helena Ferlin que trouxe uma apresentação como mensagem de reflexão, com a participação de várias pessoas que representam a superação, que passaram ou estão passando por esta batalha contra o câncer. Logo após, todos receberam um balão com uma semente de girassol, flor que significa felicidade, que segue a caminhada do sol, indica luz, calor, sentimento de conforto, felicidade e sorte.
Finalizando o encontro, já no início da noite, foi realizada uma dança de zumba com o profissional Naldo Silva e sorteio de brindes entre os participantes.
A Secretária de Saúde, Juliana Samistraro, avaliou de forma positiva o encontro, enfatizando a coragem das pessoas que se apresentaram, e puderam repassar um pouco da vivência de luta contra a doença: “Nós queremos agradecer a todos os apoiadores do evento, e em nome da organizadora Ivonete Lisboa, agradecer as pessoas que trabalharam durante semanas para deixar tudo pronto, e, sobretudo àqueles que se expuseram, repassando aos presentes um pouco sobre o dia a dia de luta contra a doença, porque superar o câncer é determinação, é lutar, é assumir autoimagem, é vencer preconceitos, é acreditar que a ciência acompanhada da fé pode ter resultados bem melhores e o apoio emocional é o sucesso”, finalizou a secretária.  (Prefeitura Municipal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário