quarta-feira, 21 de novembro de 2018

SC: Padre Pedro lamenta fim do Mais Médicos e defende saúde preventiva



Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) disse  estar muito preocupado com o fim do programa Mais Médicos. “Vai ficar uma grande lacuna, principalmente pelo extraordinário trabalho que os médicos cubanos estavam realizando no Brasil. Só em Santa Catarina são mais de 250 profissionais que vão deixar saudades pelo trabalho sério que realizam, principalmente junto às camadas mais pobres.”

O deputado entende que a saúde preventiva tem que ganhar destaque e critica o modelo de saúde implantado. “Ou o poder público investe na prevenção ou estaremos fadados ao sepultamento deste sistema, porque mesmo investindo todos os recursos dos municípios, Estado ou União não teremos condições de resolver a problemática da saúde”, afirmou.
Para ele, a alternativa menos onerosa e que cuida das pessoas com maior eficiência e qualidade é a prevenção. “Quando tratamos de saúde preventiva, estamos falando desde o saneamento e atenção básica, até o investimento em práticas integrativas e complementares, como a fitoterapia, reiki, yoga e tantas outras práticas, que hoje felizmente o SUS reconhece, mas que precisam ser implementadas no nosso Estado e municípios.”
Segundo Padre Pedro, a saúde no Brasil incentiva a doença e não a prevenção. “Doenças que poderiam ser evitadas ou controladas com acompanhamento médico, familiar e a adoção de hábitos saudáveis, como a hipertensão e a diabetes, que provocam milhares de mortes por ano em todo o País e que geram altos custos para o SUS.”


fonte:Assessoria Coletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário