quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O Conselho Estadual de Cultura de SC, se pronunciou contra a mudança do nome da Região do Contestado


O Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina vem a público se manifestar sobre a decisão da Instância de Governança Regional do Vale do Contestado que deliberou pela mudança da denominação turística desta região para Vale dos Imigrantes.
No entendimento deste Conselho, a mudança de nome e o desmembramento da região desprezam os acontecimentos que singularizam a história local e ignoram as características históricas e culturais dos municípios envolvidos, colocando em risco o patrimônio cultural material e imaterial, vivos na região.
O nome 'Vale do Contestado' está ligado diretamente ao episódio conhecido como Guerra do Contestado e representa especialmente a cultura cabocla do início do século passado, que hoje possui milhares de descendentes e contempla diferentes grupos étnicos partícipes da formação histórica regional. Este nome representa muito mais que uma demarcação turística, e simboliza a diversidade e complexidade histórica de Santa Catarina e do Brasil.
Este conselho sempre buscou a valorização da história e da memória da região do Contestado, inclusive na construção dos processos que envolvem, além da cultura, importante aspecto da definição dos limites territoriais do estado de Santa Catarina e do seu desenvolvimento social e econômico.
Desta maneira, motivados pelo bom senso, pelo reconhecimento e afirmação da história regional, marcada por singular patrimônio próprio, solicitamos que seja anulada a decisão de mudar a denominação já consagrada, e que o nome 'Vale do Contestado' volte a congregar e identificar todo o território que foi cenário desse importante capítulo da formação da sociedade brasileira.

Fonte: Esportes em Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário