terça-feira, 2 de outubro de 2018

AS FASES DA LUA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE AS PLANTAS

ilustrativa/reprodução

LUA CHEIA- FASE DOS FRUTOS 


Durante a lua cheia é que ocorre a força máxima do satélite natural. A água do solo é atraída para a parte superior e a seiva fica concentrada nos ramos e folhas. Frutos colhidos durante este período são mais suculentos e doces. Porém, apesar de garantir uma colheita saborosa, as pragas e doenças da parte aérea estão mais ativas e podem comprometer a saúde da planta. Vegetais que nascem neste período são mais resistentes à seca. 




LUA MINGUANTE - FASE DAS RAÍZES E TUBÉRCULOS 

Após a lua cheia, a força gravitacional vai reduzindo com o passar dos dias. Por isso, chega um momento em que a água e a seiva começam a se concentrar na parte inferior da planta. Por conta disso, tudo aquilo que se desenvolve dentro do solo possui mais força, cresce e se desenvolve melhor. Este é um ótimo momento para germinação de sementes, desenvolvimento de raízes e tubérculos. 



LUA NOVA - PREPARO DO SOLO 

É o momento onde a lua está com uma menor força gravitacional. Sendo assim, a água existente na parte superior do vegetal não é atraído para as raízes e a seiva se concentra nos ramos e caules. Além disso, água existente no solo, fica concentrada na terra e no sistema radicular. Nesta fase, deve-se tomar cuidado com as doenças e pragas veiculadas pelo solo, por isso, não é aconselhado plantar neste período, a não ser cultivo de folhosas que não formam cabeça. A lua nova é um bom momento para a realização da manutenção de jardins, preparo da terra e manutenção dos canteiros. 



LUA CRESCENTE - FASE DOS RAMOS E FOLHAS 

Conforme o passar dos dias, a força gravitacional da lua vai aumentando. Quando a lua passa para a sua fase crescente a seiva fica concentrada no caule, nos ramos e nas folhas. Por isso, este é um bom período para fazer enxertia, para plantar e semear tudo aquilo que se desenvolve acima do solo. 




ORIENTAÇÕES DE CULTIVO NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2018 


PLANTAS A SEREM CULTIVADAS 

DIAS A SEREM CULTIVADAS 

OBSERVAÇÃO A SER CONSIDERADA 


Raízes, tubérculos e bulbos 

04,05,06,14,23 E 24 

Cebola, batata, cenoura... 


Frutos e Sementes 

02,03,11,12,21,29 E 30 

Milho, tomate, abobora... 


Flores 

07,08,16,25 E 26 

Rosas, girassóis, couve-flor.... 


Folhas e Caules 

10,18,19,20 E 27 

Verduras, Cana, pastagens... 





FAMILIA NA ESCOLA 

No dia 29 de setembro de 2018, na E.E.B. Vinte e Cinco de Maio foi feito um momento integração entre escola e familiares com objetivo de promover a aproximação entre o espaço escolar e a comunidade. 

Foram servidas comidas típicas italiana como: macarronada, nhoque e também como um prato diferencial o macarrão de mandioca e saladas. 

Das atrações teve música ao vivo com estudantes da escola e bingo, onde os recursos arrecadados serão aplicados na própria unidade de ensino pela APP (associação de Pais e Professores) para qualificar e potencializar o ensino aprendizagem. 

Fotos Jéssica. 




Conhecendo Caminhos 



O poema de Willian Shakespeare Um dia você Aprende “ se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar servira ''nos chama para o compromisso de mantermos vivos a memória dos que nos antecederam. Se conhecermos e compreendermos a história, assim como se não sabemos qual história qualquer história serve. Ao longo do tempo descobrimos que existe uma história que não estava sendo contada, era omitida, preferencialmente esquecida, não era assunto dos livros didáticos, essa História e a história dos que foram sempre oprimidos vencidos, e a história das minorias políticas, no nosso contexto geopolítico a história dos caboclos do contestado, aqueles que foram enterrados vivos, queimados e seus corpos exibidos como troféu pelo exército da Lamber. 

No dia 26 de setembro de 2018 ocorreu na Escola de Educação Básica 25 de Maio no Assentamento Vitoria da Conquista em Fraiburgo uma tarde cultura, este seminário trouxe o importante e necessário debate sobre a Memória das lutas dos camponeses caboclos do Contestado em especial da Cidade Santa do Taquaruçu e o messiânico Joao Maria. 

O seminário contou com a presença da Diretora do Filme Terra Cabocla Marcia Paraiso, filme que foi exibido a Escritora do Livro Encantado no Meio do Povo Tania Welter , também contamos com a organizadora do Grupo Renascença cabocla Ozenir Prates e partes do grupo que apresentaram a dança Chica Pelega. Esta atividade foi organizada pela estudante Alzira Prates estudantes de História e componente do grupo que mantem viva a memória da Luta dos caboclos do Contestado. 

Pensar a memória do Contestado e contrapor a história dos ''‘vencedores’'' e contar a história dos que produzem a sociedade pelo trabalho na terra e nas fábricas. Manter viva a memória da luta dos caboclos do contestado e uma convicção da luta dos trabalhadores. 


REALIZADO PLANTIO DE ERVA MATE NA EEB VINTE E CINCO DE MAIO 



A erva mate é originaria da região subtropical da América do sul e pode ser consumida de diversas formas. Como chá quente, chá gelado, chimarrão ou tererê. É uma árvore que pode crescer muito, e o ideal é que ela seja plantada em um local aberto e arejado, porém junto de outras árvores para receber a sombra de plantas maiores e conseguir atingir o seu tamanho máximo. A erva mate é muito sensível ao sol e quando ela ainda é pequena, é necessário ter cuidados com o sombreamento até que ela atinja maturidade. 

No início de setembro os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Agroecologia realizaram plantio de mudas de Erva Mate, com o objetivo de realizar na prática, o estudo feito nas aulas de Agrofloresta. Foi realizado uma roçada na área, e posterior a definição das linhas de cultivo com limpeza do excesso de material orgânico na distancia de 2 metros entre linhas para possibilitar manejo com roçadeira de trator. Entre pé será a distancia de 1,5 metros. Os berços serão feitos de 20cm x 20cm x 20cm e posterior será feita a adubação que será composta por 0,5 kg esterco bovino, 200 gramas de pó de basalto. 

A Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio possui uma área de 320000 m² sendo que 100000 m² são áreas impróprias para agricultura, sendo áreas com nascentes, banhados, áreas íngremes, pedregosas e com grande perímetro de divisas, proporcionando a partir da realidade concreta um melhor planejamento da área disponível na escola. 

O projeto foi implantado na área de entrada da escola. A médio prazo a escola poderá desfrutar de recursos econômicos e de espaço para exercitar pedagogicamente técnicas de condução, manejo da erva mate, além de possíveis reflexões ambientais. 


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