sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

E ele o chamou com o nome de Jesus (Mt 1,25)




Por Dom Frei Severino Clasen, ofm - Bispo Diocesano de Caçador
Dom Frei Severino Clasen


A luz da graça divina tem nos acompanhado em muitas ocasiões nesse Ano Nacional do Laicato com manifestações de fé e de carinho. A força do Evangelho é maior! Mesmo que situações de trevas e amarguras nos amedrontam, a vontade de ser sal e luz do mundo prevalece. O Ano Nacional do Laicato deixa um legado especial, é preciso ser ousado, é preciso entender a vocação cristã, é preciso avançar às águas mais profundas e proteger a vida desde o seu início até a morte natural.
Fazendo um retrospecto do ano, podemos constatar que o esforço em dar sentido à vida, motivou para boas práticas na vida eclesial, e o comprometimento com uma sociedade justa e fraterna foi uma constância na ação pastoral. Os alicerces foram construídos, mas, toda a construção arruína se não houver cuidado, zelo, proteção, fermentados com a verdade do Evangelho. O desafio que prevalece para 2019 é fortalecer unidade e fraternidade que foram feridas neste ano, mesmo com tantas atividades proativas em favor da paz e da unidade. Há espaços no mundo eclesial para retomar a reflexão na busca de recuperar a unidade original com a mãe Igreja. Há grupos com tendências de isolamento e fuga da essência do ser cristão católico. Retomar os princípios da vida sacramental, fazer a leitura orante da Palavra de Deus, reunir-se com vizinhos, ler e meditar a Sagrada Escritura, é o convite que deve ser considerado e assumido, bem como, retomar o exercício de dar uma hora para o Senhor aos domingos, dia do Senhor, participando da missa ou do culto divino. A fonte segura, e a energia positiva para que a esperança se renove, podem ser percebidos em Maria e José que, ao seguirem desesperados o caminho para cumprir suas obrigações com o Estado, fazer o recenseamento, se deparam com a manifestação de Deus que gera a vida humana, tornando-se ele próprio um ser humano. O encontro da divindade com a humanidade, num lugar escondido, distante dos privilégios humanos, guiado pela estrela, primeiro aos pastores pobres e depois ao coração dos Reis magos, faz com que toda a humanidade seja tomada da luz de natal.
Esperemos que o natal de 2018 acenda a luz para afugentar o ódio, a mentira, as falsas notícias e ilumine as forças vivas da sociedade para que tenhamos uma nação livre, próspera, unida e cristã. Que a prepotência do mercado, com seu afoite animalesco, perca o poder e a sociedade permita que os seus cidadãos possam vislumbrar uma vida com segurança, com educação, com sustentabilidade, com fé e com solidariedade.
O Menino Jesus nasceu e cresceu numa família humilde e simples, com todas as preocupações e sofrimentos de uma família pobre, assim, que nossas famílias, mesmo vivendo de inseguranças e de abandono, possam retomar a vida de fé, construindo relações fraternas e dignas nas comunidades eclesiais e, que os sacramentos, espaços sagrados e únicos que nos unem e reúnem para uma nova ordem de vida, nos animem a construir um mundo novo de paz e de felicidade. Que Nossa Senhora com o Menino Jesus no seu colo, nos acompanhe e nos aponte o caminho da coragem e o dinamismo para darmos prosseguimento à nossa vocação cristã neste mundo. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos fortaleça na fé e na ação transformadora.

Por Dom Frei Severino Clasen, ofm - Bispo Diocesano de Caçador

Nenhum comentário:

Postar um comentário