quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

ESTADUAL: Primeiro cão salva-vidas de SC é aposentado pelos bombeiros


Cão Ice com seu condutor, sargento Amorim, em outubro —
Foto: Sargento Evandro Amorim/Arquivo pessoal

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina aposentou o cão labrador Ice, o primeiro no estado a atuar como salva-vidas. O animal, com 9 anos, deve deixar os trabalhos nas praias de Itajaí para ajudar nas terapias em hospitais, na visitação dos socorristas a colégios e no treinamento de outros cachorros da corporação.


Além de salva-vidas, Ice foi cão de busca e atuou no desastre de Mariana (MG), em 2015. Ele atendeu mais de 80 ocorrências e possui certificações internacionais.

Cão Ice, do Corpo de Bombeiros, atuou como salva-vidas em Itajaí
 Foto: Mônica Andrade/Divulgação


A decisão da aposentadoria veio em julho, contou o sargento Evandro Amorim, o condutor de Ice. O cão mora na casa do bombeiro, no Vale do Itajaí, e é considerado parte da família.


No final de julho, Ice apresentou uma infecção na próstata e desde então está em tratamento para a recuperação. Ice precisou tomar antibióticos por 40 dias e agora a saúde dele é acompanhada por um exame de ultrassom quinzenal.

Sargento Amorim e Ice em Mariana (MG)
 Foto: CCS do Comando-Geral/Divulgação



O sargento enfatizou que o labrador não está debilitado. Geralmente os cães dos bombeiros são aposentados aos 10 anos. Ice completou 9 em setembro. Como teve a infecção, os socorristas decidiram adiantar a aposentadoria "para dar uma qualidade boa de vida para ele", disse o sargento.


Ice atua na terapia de pacientes de hospitais 
 Foto: Divulgação





Quarta geração de cães de busca



Ice é da quarta geração de cães de busca do Corpo de Bombeiros. Ele começou o treinamento com 45 dias de vida. Com 2 meses, foi para a casa do sargento Amorim.





Cão Ice atua em abordagem terapêutica para os pacientes de hospital 
 Foto: Projeto Cineterapia/Divulgação
"Ele convive com a gente na nossa casa e vai permanecer. É um membro da família dos Bombeiros e da minha também. Está sempre comigo", disse o sargento.






O cão trabalhou por duas temporadas como salva-vidas em Itajaí. O quartel da cidade fará agora uma avaliação dessa atuação para averiguar a possibilidade de treinar outros cães para esse serviço.


fonte:G1/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário