Cão Ice com seu condutor, sargento Amorim, em outubro — Foto: Sargento Evandro Amorim/Arquivo pessoal |
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina aposentou o cão labrador Ice, o primeiro no estado a atuar como salva-vidas. O animal, com 9 anos, deve deixar os trabalhos nas praias de Itajaí para ajudar nas terapias em hospitais, na visitação dos socorristas a colégios e no treinamento de outros cachorros da corporação.
Além de salva-vidas, Ice foi cão de busca e atuou no desastre de Mariana (MG), em 2015. Ele atendeu mais de 80 ocorrências e possui certificações internacionais.
Cão Ice, do Corpo de Bombeiros, atuou como salva-vidas em Itajaí Foto: Mônica Andrade/Divulgação |
A decisão da aposentadoria veio em julho, contou o sargento Evandro Amorim, o condutor de Ice. O cão mora na casa do bombeiro, no Vale do Itajaí, e é considerado parte da família.
No final de julho, Ice apresentou uma infecção na próstata e desde então está em tratamento para a recuperação. Ice precisou tomar antibióticos por 40 dias e agora a saúde dele é acompanhada por um exame de ultrassom quinzenal.
Sargento Amorim e Ice em Mariana (MG) Foto: CCS do Comando-Geral/Divulgação |
O sargento enfatizou que o labrador não está debilitado. Geralmente os cães dos bombeiros são aposentados aos 10 anos. Ice completou 9 em setembro. Como teve a infecção, os socorristas decidiram adiantar a aposentadoria "para dar uma qualidade boa de vida para ele", disse o sargento.
Ice atua na terapia de pacientes de hospitais
Foto: Divulgação
|
Quarta geração de cães de busca
Ice é da quarta geração de cães de busca do Corpo de Bombeiros. Ele começou o treinamento com 45 dias de vida. Com 2 meses, foi para a casa do sargento Amorim.
Cão Ice atua em abordagem terapêutica para os pacientes de hospital
Foto: Projeto Cineterapia/Divulgação
|
"Ele convive com a gente na nossa casa e vai permanecer. É um membro da família dos Bombeiros e da minha também. Está sempre comigo", disse o sargento.
O cão trabalhou por duas temporadas como salva-vidas em Itajaí. O quartel da cidade fará agora uma avaliação dessa atuação para averiguar a possibilidade de treinar outros cães para esse serviço.
fonte:G1/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário