terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio


 
oficina  de artesanato

A Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, localizada no interior do município de Fraiburgo-SC, no PA Faxinal do Domingues II, a uma distância de 25 KM do perímetro urbano do município.
Desde 1990 a escola tem sido um espaço de formação para crianças, adolescentes e jovens do campo, passou por duros momentos de intransigência governamental com políticas de fechar as escolas do campo, por tanto é um espaço de resistência e também de muitas conquistas.
A E.E.B. Vinte Cinco de Maio iniciou sua história com a formação de estudantes do nível fundamental 2 em período integral, isso devido o público atendido, filhos de agricultores as famílias informalmente sempre chamaram de escola agrícola.
O ensino fundamental anos iniciais ocorriam nas escolas isoladas nos centros comunitários das comunidades vizinhas, sendo que no ano de 2012 foi nucleado no espaço da Vinte Cinco de Maio. O espaço físico foi cedido pelas famílias Assentadas em 1986, onde sem muito grau de estudo já visualizavam a importância da educação no processo de transformação social, a área é equivalente a dois lotes de reforma agrária sendo próximo a 30 ha.
Esse processo de trazer os anos iniciais para a Vinte Cinco de Maio teve um objetivo central que era a criação da identidade de permanência no campo, pois possuem espaço de atividades que podem ser ao ar livre, em laboratórios ou a campo e a própria adaptação dentro do processo metodológico, conhecer os educadores os educadores que posterior iriam trabalhar com eles, haja visto que o ensino fundamental anos iniciais era esfera municipal e o ensino fundamental anos finais estadual.
E a história continua, em 2009 se formalizou o curso de ensino médio profissionalizante em agroecologia, foi uma construção aproximadamente de 10 anos de construção do projeto do curso até a aprovação do conselho estadual de educação sendo que de lá para cá aconteceu muitas mudanças de matriz e debates para chegar a uma matriz curricular dentro da realidade colocada de funcionamento do curso, onde foi aprovada as disciplinas e o funcionamento em alternância, sendo possível a aprendizagem teórica com ensaios laboratoriais presenciais,  durante o tempo que está em sua comunidade tem a possibilidade de aplicar o conhecimento e interagir com o público que se visa com a formação.
Agroecologia por que nesse contesto se entende que um processo de reforma agrária tem dever de produzir alimentos saudáveis para família e consumidores, lembrando que não temos só estudantes de área de assentamento, pois ela é pública e tem inclusive estudantes urbanos,  já teve turmas com estudantes de 19 municípios.
Os resultados vêm aparecendo, pois na última feira estadual de ciências e tecnologia a escola foi contemplada com o 3º lugar, e no concurso nacional resposta para o amanhã a única escola do Estado a se classificar para etapa final.
Das estruturas, possui laboratórios de solos, topografia, química, física, biologia, de alimentos e biblioteca, bem como 1 auditório 7 salas de aula, alojamento masculino e feminino, sala de vídeo, além de áreas agricultáveis para laboratório de experiências a serem desenvolvidas pelos estudantes acompanhados dos educadores.
O fato de permanecer na escola alojado, permite aos estudantes explorarem outras dimensões importantes na manutenção da vida, como a autogestão, desempenhando atividades socialmente necessárias como organização da sua roupa, cama e outros.
Outro fator a ser considerado são as enumeras visitas, pois no dia 13 de novembro, a 9ª gerencia de educação de Videira visitou a escola com aproximadamente 300 estudantes, onde cada escola apresentou um pouco de suas práticas pedagógicas, visitando a trilha ecológica da escola e o projeto conhecendo meu mundo, com atividades recreativas e músicas ao vivo cantadas pelos próprios estudantes.
Uma característica da escola é de sempre estar buscando o crescimento das perspectivas da escola e dos estudantes, onde nesse ano de 2018 formalizou-se em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o curso de licenciatura em ciências da natureza e matemática, voltado a educação do campo, que iniciará a primeira turma em 2019, onde ocorrerá aulas presenciais na escola e na UFSC campus Florianópolis.
O ano letivo se encerrou com a formaturas de estudantes do 9º ano e o 3º ano Técnico em agroecologia que já se soma mais de 400 profissionais desde o início do curso. Em 2019 abriremos mais uma turma de primeiro ano, onde ainda possui vagas disponíveis, o critério é ter concluído o 9º ano. Quem possui interesse pode entrar em contato Fone: (48) 3664 4548 ou pelo correio eletrônico eeb25demaio@sed.sc.gov.br. Podendo entrar em contato a partir de 04 de fevereiro pelo telefone ou a qualquer momento via e-mail. Caso queira fazer uma visita deverá agendar via e-mail, pois dia 21/12/2018 se encerrará o ano letivo tendo retorno apenas dia 04/02/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário