quinta-feira, 27 de setembro de 2018

PINHEIRO PRETO/Outubro Rosa: campanha contra os cânceres de mama e útero inicia dia 4

Programação será realizada durante outubro
Créditos: Prefeitura de Pinheiro Preto

Com o tema “Mulher Consciente se Cuida e Previne o Câncer”, a Prefeitura de Pinheiro Preto, através da Secretaria da Saúde e Bem-Estar Social, realiza no próximo dia 4, a partir das 19h30, a abertura da programação da campanha do Outubro Rosa. O evento acontecerá no auditório do Centro Educacional Padre Trudo Plessers com a palestra “O Poder da Mulher”, ministrada por Neidi Cassol.
A técnica de enfermagem, Fabiane Bogoni, destaca que o Outubro Rosa é um movimento criado na década de 1990 nos Estados Unidos, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais incidente entre as mulheres no mundo.
A enfermeira do Estratégia Saúde da Família (ESF 1), Taíse Berwanger, acentua que a campanha também aborda a prevenção ao câncer de colo uterino, doença que apresenta alto número de diagnósticos entre as mulheres no Estado, e também o que mais mata. Ela reforça a máxima de que a prevenção pode salvar vidas e explica que as mulheres têm a necessidade de realizar o exame preventivo (Papanicolau) a partir do início da vida sexual. “Assim, poderão detectar o mais cedo possível, eventuais lesões pré-cancerosas, além de evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer através do tratamento adequado”.
O médico da ESF 1, Fabio Zuanazzi, chama a atenção para um outro fator que está diretamente ligado à saúde da mulher: a realização anual do exame de mamografia a partir dos 40 anos, inclusive naquelas que não possuem histórico de câncer de mama na família. “O exame pode diagnosticar o câncer ainda na fase inicial, o que aumenta significativamente as chances de um tratamento preservador e potencializa as possibilidades de cura”.
As programações prosseguem no decorrer do mês. Nos dias 18 e 23 de outubro, haverá coleta de preventivo na Unidade Básica de Saúde (UBS) das 18 às 21 horas, não sendo necessário agendamento e a paciente deve estar munida da carteira de identidade e cartão SUS. No dia 20, será realizado o dia D da Saúde da Mulher, na UBS das 13 às 17 horas. Neste dia haverá a coleta de preventivo, entrega da carteirinha da saúde da mulher, orientações odontológicas e nutricionais, bate-papo sobre a violência contra a mulher, orientações sobre fitoterapia e dia da beleza.
O encerramento do Outubro Rosa e entrega do brinde será no próximo dia 31, às 17 horas, em frente a UBS com exercícios na rua. O brinde será entregue à todas as mulheres que participarem no mínimo de três eventos com a comprovação dos carimbos. O cartão da comprovação dos carimbos está sendo entregue pelas agentes de saúde. Caso alguém não receber até o dia da abertura do evento pode retirar com os enfermeiros. As informações são da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário