quinta-feira, 25 de julho de 2013

Penso apresenta Projeto de Lei para implantação do Programa de Coleta de Resíduos Eletrônicos e Tecnológicos em Iomerê



Promover a adequação de coleta seletiva de resíduos eletrônicos e tecnológicos em Iomerê, disciplinar o gerenciamento ambientalmente adequado do rejeito e resíduo eletrônico no município e conscientizar os iomerenses consumidores de produtos eletrônicos sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente, em virtude do inadequado descarte destes produtos e poluição ambiental. Essa é a intenção do Projeto de Lei 769/2013, apresentado na sessão desta terça-feira, 23 de julho, pelo vereador Aleomar Penso do PMDB e aprovado por unanimidade, em primeira votação.

De acordo com o vereador a geração de resíduos eletrônico e tecnológico é um fenômeno inevitável na sociedade atual e a constante evolução tecnológica e a obsolescência, cada vez mais rápida, de equipamentos tecnológicos culminam numa grande produção de resíduos. “O descarte desses produtos é um grande problema a ser enfrentado, por isso, é necessário que a legislação estabeleça regras e procedimentos obrigatórios para a disposição deste material, de forma que se garanta a preservação do meio ambiente da saúde da nossa população”, disse Penso.

Na justificativa do Projeto, Penso apontou que os equipamentos tecnológicos em sua grande maioria são fabricados com metais pesados que apresentam alto grau de toxidade (mercúrio, cádmio, berílio, chumbo, entre outros) e o descarte sem o devido tratamento representa grande risco de contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais. “Para resolver esse problema e nos adequarmos as leis federais estamos propondo a implementação desta lei que será desenvolvida em parceria com a Empresa Alpha Lixo Digital que é especializada na coleta e destinações de lixo tecnológico e sucata eletroeletrônica”.

Caso seja implementada a Lei prevê ações educativas nas escolas do município e em outros segmentos sociais para criar hábitos culturais para a separação, acondicionamento e entrega dos equipamentos que não tem mais utilidade. Além disso, deverá ser instituído um dia específico para que as pessoas entreguem os equipamentos e a empresa especializada recolha para dar a destinação correta. O projeto prevê ainda, como forma de obter-se adesão integral à legislação, sanções às empresas que não se adequarem nos prazos estipulados ou que infringirem as normas estabelecidas. “Com a criação desta lei contribuiremos significativamente para a solução de um problema ambiental gigantesco destacando nossa cidade na busca de novos caminhos para a realização do interesse público, abrangendo questões social, ambiental e econômica, podendo assim se tornar referência para as pequenas cidades da região”.

A votação em segundo turno, do Projeto de Lei 769/2013 acontece na próxima terça-feira, 30 de julho e se aprovado seguirá para a sanção do Poder Executivo.



Fonte: Silvia Palma-Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário