segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cresol Central inaugura primeiro Posto de Atendimento através do projeto de expansão BNDES



No dia 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista, a Cresol Vitor Meireles inaugurou seu terceiro Posto de Atendimento (PA), que está localizado no município de Itaiópolis – SC, pertencente ao Território da Cidadania Planalto Norte / SC. Este é o primeiro PA inaugurado no Sistema Cresol Central com apoio do Projeto de Desenvolvimento de Microfinanças e Inclusão Produtiva para o Combate à Extrema Pobreza Rural em Territórios da Cidadania, firmado entre Cresol Central e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este projeto tem como objetivos promover a inclusão produtiva por intermédio da expansão do cooperativismo de crédito e da realização de investimentos coletivos, visando o combate a pobreza rural, destacadamente em Territórios da Cidadania localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Pernambuco.
            Segundo o Diretor Presidente da Cresol Vitor Meireles, Leonor Backes, a instalação da Cresol em Itaiópolis visa proporcionar desenvolvimento aos associados, através do crédito orientado, da melhoria da qualidade de vida e do crescimento do município. “O PA representa um importante instrumento de crédito para a população e para o desenvolvimento econômico da região, fazendo com que a sociedade local tenha uma instituição financeira alternativa e possa estabelecer relações baseadas no bom atendimento e na honestidade”, declara.
            De acordo com o Coordenador do projeto, Cledir Magri, a inauguração deste primeiro Posto de Atendimento com recursos do Fundo Social do BNDES é um marco para o Sistema Cresol. “Estamos realizando uma expansão com recursos que nos permitem, além de estruturar novos Postos de Atendimento, realizar cursos de educação financeira e acompanhamento técnico especializado. Além disso, permitirá o fomento de iniciativas para empreendimentos coletivos e disponibilizá recursos para os cooperados através do Pronaf B e dos produtos e serviços da cooperativa”, afirma.
            O ato de inauguração reuniu cerca de 80 participantes, entre eles associados, autoridades locais, representantes e funcionários do Sistema Cresol Central e de entidades ligadas à agricultura familiar. Estiveram presentes na solenidade de inauguração o Diretor Financeiro da Cresol Central, José Silva, o Diretor Presidente da Cresol Vitor Meireles, Leonor Paulo Backes; o Secretário da Agricultura de Itaiópolis, Luciano Cordeiro; e o Gerente do Banco do Brasil, Jairson Mario Dorigatti.
            O novo Posto de Atendimento está localizado na Rua Nereu Ramos, 300, no Centro de Itaiópolis. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, Itaiópolis conta com 20.301 habitantes, sendo que 46% destes residem na zona rural. Tem como principais atividades agrícolas milho, soja, fumo, trigo, batata inglesa, feijão preto e vermelho e culturas alternativas como pera, tomate e erva-mate. Desenvolve também atividade pecuária, avicultura de corte, bovinocultura leiteira e a bovinocultura de corte.

Outros PA's do projeto
            Em 2013, a Cresol Central prevê também a inauguração de outros dois Postos de Atendimento através do projeto nos territórios da cidadania em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e estados do Nordeste. Ao longo dos 36 meses de duração do projeto serão abertos oito Postos de Atendimento e também será desenvolvido um trabalho de expansão do cooperativismo solidário.
            Nos próximos dias, será realizada a abertura do segundo Posto de Atendimento do projeto, o qual está localizado no município de Palmitinho – RS e pertence ao Território Cidadania Médio Alto Uruguai / RS.
_____________________
Assessoria de Comunicação da Cresol Central
Fonte: Cresol Base Vale do Itajaí
Imagens: Maicon Tiago Mistura

Nenhum comentário:

Postar um comentário