domingo, 28 de julho de 2013

PROFESSORES ALFABETIZADORES DA GERED DE VIDEIRA RECEBERAM CAPACITAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Foto:Rita de Cássia
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa(PNAIC) é uma ação inédita do Ministério da Educação que conta com a participação articulada dos governos federal, estadual e municipal como forma de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas, em língua portuguesa e matemática, até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Os professores alfabetizadores recebem todo o material do governo Federal,além de uma bolsa de estudos no valor de R$200,00.
Para marcar o encerramento do primeiro semestre de 2013 da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), aconteceu, nesta sexta-feira, 26, um encontro diferente com os professores alfabetizadores que participam do curso. Durante todo o dia, os cursistas apresentaram experiência bem sucedidas que tiveram em suas salas de aula, após o início do PNAIC.
O encontro aconteceu durante todo o dia, no Cetrevi, em Videira. De acordo com a Integradora de Ensino Fundamental da Gered, Rita de Cássia Soares, além da troca de experiências com a apresentação dos trabalhos, também houve estudo de sequências didáticas, com gêneros textuais diversos como poesias, canções, fábulas, lendas, histórias rimadas e todo tipo de textos e narrativas significativos para as crianças dos 6 aos 8 anos, melhorando o ler e o escrever dos estudantes. “São muitas atividades organizadas e que emocionam pelo comprometimento que as alfabetizadoras mostram.Por isso, julgamos positivo esse primeiro semestre de formação continuada do PNAIC”, afirmou Rita. 
Na Gered de Videira, o PNAIC está sob a Coordenação da Equipe de Ensino da GERED e as Orientadoras de Estudos Elis Regina Deon Fiorese e Juliana de Lima Casagrande são as formadoras dos 40 alfabetizadores-cursistas das escolas estaduais. Dessa forma, foram realizados encontros de estudos sistemáticos, a cada 15 dias, onde foram discutidas novas formas de alfabetizar letrando, ou seja, o professor oferece ferramentas para o aluno construir o seu processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Para a professora alfabetizadora,Maria Inez dos Santos,o curso proporciona aos educadores um momento de reflexão de suas práticas cotidianas,além da troca de experiências que favorece no sentido de ampliar novas estratégias para superar as dificuldades encontradas.Essa iniciativa do governo Federal valoriza o profissional,na sua formação e também financeiramente,visto que nunca nenhum governo realizou uma política pública neste sentido.É claro que não estamos fazendo o curso só pelo dinheiro,mas  ele ajuda nas nossas despesas e também é uma forma de nos valorizar,afirma Maria Inez.

fonte: Rádio Popular FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário