quarta-feira, 25 de julho de 2018

Acompanhamento do maior eclipse lunar do século marca abertura do Observatório Astronômico de Tangará

Administração Municipal após a aprovação de um projeto de lei idealizado pela Vereadora Maria Mirian Rambo Gaspar da Silva, está implantando um observatório astronômico. O trabalho está sendo executado através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.  Os instrumentos estão sendo instalados em uma sala na antiga estação ferroviária, e o público poderá estar utilizando o espaço através de agendamento.
Como primeira ação a ser desenvolvida pelo Observatório Municipal, está o acompanhamento do maior eclipse lunar do século XXI que será nesta sexta-feira dia 27 a partir das 17h. Os equipamentos para observação estarão disponíveis na Praça Darcy Casagrande e toda a população poderá acompanhar de forma gratuita. Também haverá transporte das comunidades do interior com o seguinte itinerário:
Saída de Irakitan: 16h30min. Passando por Passo da Felicidade. Izidros e Gramados dos Santos rumo a Tangará.
Saída de Marari: 16h30min. Passando por Leãozinho, Gramado dos Lins, Bevilacqua, Gramados dos Santos, Linho, Tangará.
Saída de Aparecida 16 horas, Passando por São Miguel, São Francisco, Santa Catarina, Duas Pontes, Tangará.
O eclipse já inicia com a Lua eclipsada nascendo no horizonte, será visível total em alguns estados brasileiros e parcial em outros. Mas uma coisa é certa, o horário de observação é a partir do nascer da Lua. Esse será o primeiro evento astronômico da noite, iniciando por volta das 17h30min.
Apesar de ser visível em todo o território brasileiro, o eclipse poderá ser mais bem visualizado para quem mora nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. Pessoas do Centro-Oeste e Oeste do país visualizarão o eclipse quase no final. Por ser um evento que terá seu pico quando a Lua estiver baixa no céu, é interessante que você tenha uma boa visada para o horizonte na direção Leste. (assessoria de comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário