quarta-feira, 18 de julho de 2018

Tangará terá um observatório astronômico



Está em fase final de implantação um observatório astronômico em Tangará. A instalação ocorreu após a aprovação de um Projeto de Lei na Câmara de Vereadores. O observatório estará locado em uma das salas da estação ferroviária, mas futuramente a idéia é mudar para um local mais apropriado. 


No dia 27 desse mês haverá um eclipse lunar e a população está convidada a acompanhar através dos equipamentos astronômicos, será a partir das 18 horas, nas proximidades da estação ferroviária. A participação é gratuita e haverá um roteiro de transporte para moradores do interior.


Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra, em geral, sendo visível a olho nú. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento.

A "Lua de Sangue" ganha esse nome quando o satélite fica com uma coloração mais avermelhada

Esse será o eclipse lunar mais longo do século, com direito a uma "Lua de Sangue". O fenômeno terá uma duração longa devido às posições relativas do Sol, Terra e do satélite natural durante o evento.

fonte: rádio Tangará
imagens reprodução/internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário