terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

ESTADUAL: Safra catarinense de milho chega a 2,8 milhões de toneladas


Foto: James Tavares/Secom

Maior importador de milho do Brasil, Santa Catarina amplia a safra em 11,4% e deve colher 2,8 milhões de toneladas do grão este ano. O aumento do volume é resultado da expansão da área plantada e de uma das maiores produtividades do país. Com uma cadeia de proteína animal fortalecida, o estado produz apenas metade do milho necessário para abastecer sua demanda de aproximadamente sete milhões de toneladas/ano.


A boa notícia para o  catarinense é que regiões importantes para a produção de milho aumentaram substancialmente a área plantada do grão. A região de Curitibanos, que inclui Campos Novos, terá uma safra 57% maior este ano, com uma expansão de 40% na área plantada. O mesmo acontece em Xanxerê, região que terá uma colheita 23,7% maior este ano. Santa Catarina terá 331,7 mil hectares plantados, um aumento de 8,4% em relação à última safra.

Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), o ganho de área se dá em função dos preços fortalecidos do cereal durante 2018. Por outro lado, a área plantada de soja, principal concorrente do milho nas lavouras catarinenses, irá diminuir 3,3%.

Demanda

Santa Catarina consome em média sete milhões toneladas de milho por ano. Deste total, cerca de 97% destina-se ao consumo animal, principalmente para produção de suínos e frangos de corte (83,8%). Este déficit de milho no estado é coberto pelas compras interestaduais, com origem principalmente do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Goiás, além das importações de países como Argentina e Paraguai.

Mais Milho

Os principais desafios para o abastecimento de grãos em Santa Catarina serão tema do Projeto Mais Milho, evento que reunirá lideranças do agronegócio e especialistas do setor em Campos Novos na próxima terça-feira, 26. O Fórum acontecerá durante o Campo Demonstrativo Copercampos, a partir das 13h.

Os números sobre a safra de milho em Santa Catarina estão disponíveis no Boletim Agropecuário, elaborado pela Epagri/Cepa, em fevereiro.


fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário