segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

FINAL DE SEMANA: Chuva causa alagamentos e quedas de árvores em cidades de Santa Catarina



Bairro Monte Alegre, em Camboriú, ficou com ruas alagadas neste domingo
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Camboriú)

A chuva que atingiu Santa Catarina na tarde deste domingo (17) provocou alagamentos, quedas de árvores e deixou pessoas desalojadas em diversas cidades catarinenses. Os casos mais graves foram registrados em municípios do Litoral Norte. Entretanto, também houve registros de problemas no Vale do Itajaí e na Capital.
Veja a situação em cada cidade:
Balneário Barra do Sul

Centro de Barra do Sul está alagado(Foto: Divulação)


Por volta das 17h30, a cidade decretou situação de emergência. A cidade tem diversos pontos de alagamentos em praticamente todos os bairros. A situação mais grave está nas regiões Central, Salina e Costeira. Há muitos desalojados, sendo a primeira estimativa da Defesa Civil o número de 500 residências alagadas e pelo menos três pessoas desalojadas. Muitas ruas do Centro estão interditadas, pois os carros não passam. O órgão trabalha com auxílio de barcos. Veículos chegaram a ficar submersos e as famílias estão sendo retiradas das áreas de risco pela Defesa por meio das embarcações. 137mm em 24 horas foi o volume de chuva na cidade, conforme dados da Epagri/Ciram. 

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, o nível do Rio das Ostras e do Rio Peroba está elevado, com pontos de extravasamento na Sexta Avenida, perto do Asilo, e no Bairro São Judas Tadeu. A prefeitura orienta que os moradores estejam em alerta, já que haverá pico de maré alta à 1h45min da madrugada desta segunda-feira, e a previsão de chuvas permanece.

Também há risco de deslizamentos, devido ao alto volume de chuva. Os pontos de atenção são no Bairro Nova Esperança, na Rua Alto do Vale, no Bairro da Barra, no Morro da Pedreira, na Rua Bento da Cunha, no Bairro São Judas Tadeus no Morro da Cotia e no Bairro das Nações nas morrarias das ruas Panamá, Paraguai e Itália.
Barra Velha

Barra Velha tem ruas alagadas(Foto: Divulgação Bombeiros)


Nestas últimas vinte e quatro horas Barra Velha registrou cerca de 167 mm de precipitação pluviométrica conforme a Defesa Civil. Os órgão de apoio como Bombeiro Militar, Voluntário, Comunitário e diversos secretarias da prefeitura já foram acionados para prestarem o primeiro atendimento. Vários bairros foram atingidos e alguns já registram mais de um metro de água dentro de residencias, como o Bairro Itajuba, nas ruas Evaristo Lopes Dutra e Cirino Cabral e na Av Paraná no centro. Diversas ruas estão alagadas, e as equipes de socorro estão em atendimento prioritário para retirada de pessoas que não tenham condição de sair sozinhas de suas residências.
Blumenau

Árvore interrompe trânsito em Blumenau(Foto: Divulgação)

Uma árvore caiu por volta das 14h30min deste domingo e obstruiu a pista da Rua Itajaí, no bairro Vorstadt, em Blumenau. O incidente ocorreu no trecho entre o Complexo Esportivo do Sesi e a empresa Beagle. Carros estão desviando da árvore pelo acostamento para conseguir continuar o trajeto. A guarda de trânsito foi acionada e às 14h50min estava a caminho do local.
Camboriú

A cidade tem registro de alagamentos em vários pontos. O prefeito Elcio Kuhnen (MDB) convocou uma reunião de emergência, para definir como será o atendimento aos moradores que precisarem de ajuda.
Florianópolis

Chuva causa alagamentos na Grande Florianópolis(Foto: Karyne Furlan / Arquivo pessoal)

A chuva torrencial que cai no Estado durante todo o domingo causa alagamentos em ruas da Grande Florianópolis. Na Capital, na manhã de domingo, uma árvore caiu e atingiu a garagem de uma residência, provocando danos materiais. Uma motocicleta também foi danificada. A Defesa Civil emitiu alerta via celular informando que a chuva forte ou moderada deve continuar ao longo do dia, com risco de raios e mais alagamentos nas próximas duas horas. Além disso, uma árvore caiu e atingiu a garagem de uma residência, provocando danos. Uma motocicleta também foi danificada. Não há informações de feridos, segundo os Bombeiros.
Garuva 

O bairro de Mina Velha foi o mais atingido pela chuva. Na SC-415, houve alagamentos sob a via, e residências também ficaram alagadas. Dados da Epagri/Ciram mostram 133mm nas últimas 24 horas.
Guaramirim

A Defesa Civil contabilizou pequenos deslizamentos, sem gravidade, e alagamento de uma rua.
Itapoá 

A Prefeitura aponta situação preocupante, com vários pontos de alagamento. Não há registro de pessoas desalojadas até às 14h deste domingo. A área mais atingida é da Barra do Saí. A Defesa Civil trabalha e monitora a situação nesta tarde. No município, o volume de chuva bateu 147mm desde a tarde de sábado (16).
Joinville

Os rios Águas vermelhas e Cubatão encheram. Teve queda de muros e deslizamentos no Anita Garibaldi, Vila Nova, Itaum, João Costa. Nos bairros da região central foram constatados alagamentos. Uma parede desabou na rua Irton de Souza Leal, no Paranaguamirim. Defesa civil mantém alerta e destaca volume de chuva superior a 130mm em quatro horas.
Penha

Ruas alagaram em Penha(Foto: Divulgação prefeitura de Penha)


Em Penha, a prefeitura disponibilizou abrigo no Creas. Ainda não há pessoas fora de casa, mas a tendência é que isso ocorra nas próximas horas, segundo informações da assessoria de imprensa.

O problema ocorre porque, em algumas ruas, as tubulações que ficaram danificadas com uma forte enxurrada em janeiro, que alagou partes da cidade, ainda não foram consertadas. O resultado é que a água não escoa e represa.
São Francisco do Sul

Alagamentos foram registrados na região dos balneários, o que em alguns pontos deixou moradores e turistas ilhados, em especial, na região da Praia do Ervino. Houve ainda ocorrências de desmoronamentos e quedas de árvores nas vias públicas nas regiões central e dos balneários, principalmente Majorca e Enseada. Conforme dados da Epagri/Ciram, nas últimas 24 horas choveu cerca de 92mm na cidade. A Defesa Civil vai emitir relatório por volta das 19 horas.

São José

Por volta das 17h, a água quase impossibilitava o trânsito de veículos na Avenida Presidente Kennedy, Bairro Campinas, em São José. 

Segundo informações da Guarda Municipal de São José, nas proximidades da Rua Josué de Bernardes e do Túnel do Roçado, o trânsito está interrompido.

fonte:DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário