sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

TANGARÁ - Secretaria de Agricultura divulga balanço dos principais serviços realizados em 2018

O Secretário de Agricultura E Meio Ambiente, Aldair Biasiolo, realizou um levantamento das atividades que foram desenvolvidas pelo setor durante o ano de 2018, e apresentou uma descrição de forma resumida das principais ações realizadas na gestão do ano de 2018, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente:

- CONTROLE ANTIGRANIZO
Tangará está dentro do polígono de Controle Antigranizo que possui 139 geradores numa área de 621 hectares. A administração municipal investe recursos próprios para manter o Controle Antigranizo e possui 13 geradores de solo em funcionamento no município.

- APLICAÇÃO DE LARVICIDA BIOLÓGICO PARA O CONTROLE DOS BORRACHUDOS
Aplicação em 303 pontos nos rios e córregos do município na zona urbana e em nove comunidades do interior, aproximadamente o numero de 1331 pessoas beneficiadas com o programa.

- SERVIÇOS PRESTADOS COM TRATORES AGRÍCOLAS
A cada ano a demanda por serviços de máquinas agrícolas é maior e a Secretaria de Agricultura vem investindo na manutenção e aquisição de equipamento para atender melhor os produtores rurais.
No ano 2018 foram feitos mais de 250 atendimentos totalizando aproximadamente 1.300 horas de serviços com os tratores agrícolas.

- AQUISIÇÃO DE IMPLEMENTOS E MAQUINAS AGRICOLAS
- Duas colhedoras de forragem de área total;
- Três carreta agrícolas modelo caçamba;
- Uma grade arradora;
- Três distribuidores de adubo liquido;
- Um trator agrícola turbinado de 95cv.

- INCENTIVO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM MÁQUINAS PESADAS
O incentivo nas horas-máquina é um fator que contribui para facilitar o acesso a esses serviços, com esse programa é possível ampliar a área plantada ou investir em novas culturas diversificando o sistema produtivo.
Hoje a secretaria conta com o serviço terceirizado de escavadeira hidráulica, retroescavadeira, caçamba e caminhão distribuidor de adubo liquido.

- CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)
O cadastramento é realizado gratuitamente pela Secretaria de Agricultura, beneficiando os produtores rurais, agilizando o processo de regularização de seus imóveis.

- ATENDIMENTOS NO ESCRITÓRIO
- Emissão de declaração para licenciamento ambiental registro;
- Agendamento de serviços de Máquinas Pesadas e Tratores agrícolas;
- Laudo e recomendação para adubação e calagem;
- Encomenda de alevinos.
-Organizações de mutirões de castração social;

- ASSISTÊNCIA TÉCNICA A CAMPO
Hoje a Secretaria de Agricultura conta com uma equipe técnica formada por três Técnicos Agrícolas, uma Médica Veterinária e um Engenheiro Agrônomo que desenvolvem varias atividades como:
- Orientação técnica aos fruticultores, produtores de leite, apicultores e piscicultores.
-Atendimentos clínicos a animais de produção;
-Inspeções de produtos de origem animal pelo serviço de inspeção municipal- sim e inspeção estadual- sie;
-Atendimento veterinário básico à animais de companhia em situação de abandono;
-Saúdes dos equídeos (habilitação mormo);
-Saúdes dos bovídeos (habilitação brucelose e tuberculose)- programa nacional de controle e erradicação de brucelose e tuberculose- pncebt.

- PROTEÇÃO DE FONTES DE ÁGUA (CAXAMBU)
Com a preocupação da qualidade da água que está sendo consumida pelos moradores do interior, foi lançado um projeto que contempla a proteção de fonte, utilizando o modelo “Caxambu” e a realização de análise de água em laboratório para atestar a potabilidade da água.

- ABASTECIMENTO DE NITROGÊNIO LÍQUIDO (N²)
O abastecimento ocorre de forma gratuita através da Secretaria de Agricultura aos produtores de gado leiteiro e de corte do município, tendo o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade genética dos rebanhos dos munícipes.

- HORTO MUNICIPAL
Responsáveis para manutenção dos canteiros e jardins, são produzidas mudas de flores para o embelezamento do município e mudas árvores nativas para a recomposição de mata ciliar e de áreas degradadas.

- EXATORIA
Cadastrar e manter atualizado as inscrições no Cadastro de Produtor Primário (CPP), mantendo-o atualizado, com a relação dos produtores estabelecidos no seu território;
Entregar Nota Fiscal de Produtor (NFP) e Ficha de Coleta de Produtos Hortifrutigranjeiros Isentos, observadas as normas da legislação aplicável;
Habilitar e prestar orientação aos produtores agropecuários sobre o uso da Nota Fiscal de Produtor (NFP) e da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e);

Neste início de ano de 2019, a Secretaria já recebeu novos equipamentos que estão sendo integrados à frota para a melhoria dos trabalhos realizados, e segundo o secretário os investimentos continuam sendo executados no setor: “Nós temos uma preocupação muito grande na questão da qualidade e agilidade dos serviços prestados ao produtor rural do nosso município, por isso, juntamente com o Prefeito Nadir Baú da Silva, estamos constantemente buscando realizar investimento na aquisição de novos equipamentos para poder melhorar cada vez mais o serviço prestado ao agricultor”. Finalizou o secretário.



Assessoria de Comunicação

Um comentário: