quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

REGIÃO: Diocese incentiva participação na Campanha da Fraternidade




Foto:Bispo Dom Mário apresenta material da campanha
A partir do dia 06 de março, data em que celebra-se a Quarta-feira de Cinzas e o início da Quaresma, a Igreja Católica no Brasil aprofunda seu diálogo sobre a importância das políticas públicas para o desenvolvimento da sociedade. O movimento, realizado anualmente, é conhecido como Campanha da Fraternidade e, neste ano terá como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, trecho bíblico extraído do livro de “Isaías 1,27”.

De acordo com o Documento Vida Pastoral da Editora Da Paulus, “políticas públicas” são uma forte motivação, capaz de articular os diferentes, amplos e difusos interesses manifestados, de forma organizada, pelos movimentos sociais. Estes se relacionam com as políticas públicas, deixando transparecer a complexidade da participação da sociedade na tomada de decisões, no encaminhamento de ações governamentais e no controle e fiscalização de sua implementação.

Já o Manual da Campanha da Fraternidade 2019 afirma que “A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral: Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. O documento afirma ainda que Políticas Públicas são as ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos possam ter vida digna. São soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade. É a ação do Estado que busca garantir a segurança, a ordem, o bem-estar, a dignidade, por meio de ações, baseadas no direito e na justiça.

Dom Mário Marquez, bispo da Diocese de Joaçaba, afirma que a Campanha da Fraternidade é uma oportunidade de evolução da sociedade. “Trata-se de um tempo propício para refletirmos sobre essa temática, pois a palavra de Deus é luz para todos os que se empenham na participação e na construção das políticas públicas. Deus se compadece do seu povo sofrido e não deixa de se envolver, de fazer aliança. Mesmo quando o povo se afasta. Deus encontra novos modelos de se achegar e renovar a sua aliança. Com esta certeza, convido-lhes para que, em comunhão diocesana, possamos viver juntos este grande momento de fé e conhecimento gerado pela Campanha da Fraternidade”, afirmou.

Roteiro para vivência em família aborda importância das Políticas Públicas

Desenvolvido pela Equipe Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, o Roteiro dos Encontros Bíblicos em Família deste período quaresmal destacam-se pela sua profundidade e incentivo ao conhecimento ampliado da importância das políticas públicas na vida em comunidade. Os materiais já estão disponíveis nas Secretarias Paroquiais e podem ser adquiridos como incentivo para a vivência da Campanha da Fraternidade na prática.



Fonte: Angelo Junior Radavelli/Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário