segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

SC: Início de semana de forte calor e risco de temporal

ilustrativa/reprodução


Segunda-feira (11/02): 
Tempo: céu parcialmente encoberto a nublado, alternando com aberturas de sol. No decorrer da tarde, ocorrem pancadas de chuva e trovoada. Risco de temporal com ventos fortes e granizo. 
Temperatura: forte calor, aproximando-se de 40°C no Litoral e norte de SC.
Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas intensas.
Sistema: Sistema de baixa pressão no Oeste da região Sul do Brasil. (Epagri/Ciram)

A semana em Santa Catarina até começa com as condições do tempo parecidas com as do fim de semana, com sol e muito calor. Mas vem mudanças pela frente ao longo da segunda-feira (11) por conta da aproximação de um sistema meteorológico associado a chuva, chamado de frente fria.
Antes dela chegar, teremos influência de um ar bastante quente, que antecede a chuva. Dessa forma, a segunda-feira é um dia de altas temperaturas, que podem alcançar entre 35°C e 37°C em muitas cidades. 
No tempo, as nuvens começam a ganhar espaço já no início da tarde, provocando pancadas de chuva. Quanto mais para o fim do dia, maior o número de cidades com instabilidades.
Chamo atenção que a combinação de forte calor com a chegada da frente fria podem provocar temporais, aquelas pancadas fortes de chuva, com raios, trovoadas e rajadas de vento. 
Terça-feira (12) essa frente fria deve manter o tempo instável em todas as regiões. A previsão indica que o dia será de muitas nuvens e chuva a qualquer hora.
Por conta do tempo instável, as temperaturas voltam a um patamar mais agradável/ameno. Tirando a segunda-feira, boa parte da semana não deve ter calor.


Por Bianca Souza - Técnica em Meteorologia/NSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário